Matemática no céu: explorando proporções nas pipas tetraédricas de Alexander Graham Bell
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14142 |
Resumo: | No início do século XX, uma das questões que confrontavam os cientistas da época era sobre a possibilidade de se construir aparatos voadores grandes e estáveis o suficiente para levar ´ um homem aos céus e trazê-lo de volta em segurança. Alexander Graham Bell propôs um ˆ aparato voador (uma pipa) que, de fato, conseguiu transportar um homem. A ideia de Bell: usar tetraedros regulares como células das estruturas de suas pipas. Neste trabalho apresentamos um roteiro detalhado para a construção das pipas tetraédricas de Alexander Graham Bell com ´ material de baixo custo e, também, um formulário com sugestões de questões matemáticas ´ que podem ser desenvolvidas a partir da oficina. A atividade e complementada por modelos virtuais tridimensionais no computador. O assunto, alem de interessante do ponto de vista histórico, ´ e muito apropriado para se explorar, na Escola Básica, questões de diversas séries ´ escolares, tais como contagem, semelhança, proporcionalidade, áreas e volumes relacionadas ´ com a justaposição de tetraedros como também explorar o princípio da similitude de Galileu Galilei |
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No início do século XX, uma das questões que confrontavam os cientistas da época era sobre a possibilidade de se construir aparatos voadores grandes e estáveis o suficiente para levar ´ um homem aos céus e trazê-lo de volta em segurança. Alexander Graham Bell propôs um ˆ aparato voador (uma pipa) que, de fato, conseguiu transportar um homem. A ideia de Bell: usar tetraedros regulares como células das estruturas de suas pipas. Neste trabalho apresentamos um roteiro detalhado para a construção das pipas tetraédricas de Alexander Graham Bell com ´ material de baixo custo e, também, um formulário com sugestões de questões matemáticas ´ que podem ser desenvolvidas a partir da oficina. A atividade e complementada por modelos virtuais tridimensionais no computador. O assunto, alem de interessante do ponto de vista histórico, ´ e muito apropriado para se explorar, na Escola Básica, questões de diversas séries ´ escolares, tais como contagem, semelhança, proporcionalidade, áreas e volumes relacionadas ´ com a justaposição de tetraedros como também explorar o princípio da similitude de Galileu Galilei |
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