Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22252 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.12912589738 |
Resumo: | Este texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área de ensino de física e documentos norteadores da educação básica a respeito da necessidade de promoção da alfabetização científica. Para tanto, deve-se possibilitar aos alunos, no ambiente escolar, o contato com aspectos do fazer científico e suas implicações na sociedade. Por esse motivo, optamos pela temática da energia solar, pois se remete à aspectos da matriz elétrica e compõe uma demanda da vida contemporânea. Além disso, a tecnologia fotovoltaica se fundamenta em conceitos da física moderna e contemporânea. A sequência de ensino, que apresenta em suas etapas a utilização de painéis solares de baixo custo, simulações computacionais e aparelhos de medidas elétricas, foi aplicada em uma escola da rede privada de ensino do município de Vassouras, no sul do estado do Rio de Janeiro. Por conseguinte, alguns resultados e conclusões obtidos a partir da aplicação são apresentados e analisados |
id |
UFF-2_696291bf602408c3364791620a05ffaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22252 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaicoAn investigative teaching sequence to approach the photovoltaic effectEfeito fotovoltaicoSequência de ensino investigativaAlfabetização científicaEnsino de físicaEnergia solarFísica modernaPhotovoltaic effectInvestigative teaching sequenceScientific literacyEste texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área de ensino de física e documentos norteadores da educação básica a respeito da necessidade de promoção da alfabetização científica. Para tanto, deve-se possibilitar aos alunos, no ambiente escolar, o contato com aspectos do fazer científico e suas implicações na sociedade. Por esse motivo, optamos pela temática da energia solar, pois se remete à aspectos da matriz elétrica e compõe uma demanda da vida contemporânea. Além disso, a tecnologia fotovoltaica se fundamenta em conceitos da física moderna e contemporânea. A sequência de ensino, que apresenta em suas etapas a utilização de painéis solares de baixo custo, simulações computacionais e aparelhos de medidas elétricas, foi aplicada em uma escola da rede privada de ensino do município de Vassouras, no sul do estado do Rio de Janeiro. Por conseguinte, alguns resultados e conclusões obtidos a partir da aplicação são apresentados e analisadosThis text presents the elaboration, application and analysis of an investigative teaching sequence on the photovoltaic effect. The construction of the investigative proposal took into account research perspectives in the area of physics teaching and basic education guiding documents regarding the need to promote scientific literacy. Therefore, students should be able, in the school environment, to contact aspects of scientific practice and its implications for society. For this reason, we opted for the theme of solar energy, as it refers to aspects of the electrical matrix and makes up a demand for contemporary life. Moreover, photovoltaic technology is based on concepts from modern and contemporary physics. The teaching sequence, which presents in its stages the use of low-cost solar panels, computer simulations and electrical measurement devices, was applied in a private school in the city of Vassouras, in the south of the state of Rio de Janeiro. Hence, some results and conclusions obtained from the application are presented and analyzed130 f.Santo, Marco Aurélio do EspíritoMelo, Thiago MartinsNeves, Jefferson Adrianohttp://lattes.cnpq.br/1199140782150415http://lattes.cnpq.br/6791881735774872http://lattes.cnpq.br/1626670148427213http://lattes.cnpq.br/6323444324286748Silva, Jonatas Rodrigues2021-05-31T18:55:52Z2021-05-31T18:55:52Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Jonatas Rodrigues. Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22252Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.12912589738http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:57:04Zoai:app.uff.br:1/22252Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:19.297671Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico An investigative teaching sequence to approach the photovoltaic effect |
title |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
spellingShingle |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico Silva, Jonatas Rodrigues Efeito fotovoltaico Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Ensino de física Energia solar Física moderna Photovoltaic effect Investigative teaching sequence Scientific literacy |
title_short |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
title_full |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
title_fullStr |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
title_full_unstemmed |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
title_sort |
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico |
author |
Silva, Jonatas Rodrigues |
author_facet |
Silva, Jonatas Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santo, Marco Aurélio do Espírito Melo, Thiago Martins Neves, Jefferson Adriano http://lattes.cnpq.br/1199140782150415 http://lattes.cnpq.br/6791881735774872 http://lattes.cnpq.br/1626670148427213 http://lattes.cnpq.br/6323444324286748 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonatas Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito fotovoltaico Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Ensino de física Energia solar Física moderna Photovoltaic effect Investigative teaching sequence Scientific literacy |
topic |
Efeito fotovoltaico Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Ensino de física Energia solar Física moderna Photovoltaic effect Investigative teaching sequence Scientific literacy |
description |
Este texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área de ensino de física e documentos norteadores da educação básica a respeito da necessidade de promoção da alfabetização científica. Para tanto, deve-se possibilitar aos alunos, no ambiente escolar, o contato com aspectos do fazer científico e suas implicações na sociedade. Por esse motivo, optamos pela temática da energia solar, pois se remete à aspectos da matriz elétrica e compõe uma demanda da vida contemporânea. Além disso, a tecnologia fotovoltaica se fundamenta em conceitos da física moderna e contemporânea. A sequência de ensino, que apresenta em suas etapas a utilização de painéis solares de baixo custo, simulações computacionais e aparelhos de medidas elétricas, foi aplicada em uma escola da rede privada de ensino do município de Vassouras, no sul do estado do Rio de Janeiro. Por conseguinte, alguns resultados e conclusões obtidos a partir da aplicação são apresentados e analisados |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-31T18:55:52Z 2021-05-31T18:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Jonatas Rodrigues. Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22252 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.12912589738 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jonatas Rodrigues. Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22252 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.12912589738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823727560622080 |