Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Feliphe de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13266
Resumo: Este trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI) que busca promover a alfabetização científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luz
id UFF-2_9efcedc71087f033a82ebf1fcf0c17ff
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13266
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científicaCorpuscular and ondulatory nature of light: a sequence of investigative teaching to promote scientific literacyNatureza da luzSequência de ensino investigativaAlfabetização científicaEducaçãoEnsino médioObjetivo educacionalNature of lightSequence of investigative teachingScientific literacyEste trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI) que busca promover a alfabetização científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luzThis work proposes a sequence of investigative teaching that seeks to promote scientific literacy in high school students from a historical problem to discuss the nature of light. In general, the teaching of optics in high school is concentrated in geometric optics, which despite satisfactorily explaining phenomena such as the reflection and refraction of light, is limited when the discussion is about its wave nature. This does not allow discussing phenomena such as diffraction and interference, consequently, the discussion about the nature of light is relegated to the background. In this sense, our proposal of research teaching from experimental activities seeks to study the boundary between the newtonian corpuscular theory and the wave theory of light119f.Balthazar, Wagner FranklinHuguenin, José Augusto OliveiraGalindo, Mônica Abranteshttp://lattes.cnpq.br/8528696754969891http://lattes.cnpq.br/4855581834199288http://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/1225696752746491Ferreira, Feliphe de Souza2020-04-07T19:30:30Z2020-04-07T19:30:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, Feliphe de Souza. Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13266Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:48:11Zoai:app.uff.br:1/13266Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T20:48:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
Corpuscular and ondulatory nature of light: a sequence of investigative teaching to promote scientific literacy
title Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
spellingShingle Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
Ferreira, Feliphe de Souza
Natureza da luz
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Educação
Ensino médio
Objetivo educacional
Nature of light
Sequence of investigative teaching
Scientific literacy
title_short Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
title_full Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
title_fullStr Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
title_full_unstemmed Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
title_sort Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
author Ferreira, Feliphe de Souza
author_facet Ferreira, Feliphe de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balthazar, Wagner Franklin
Huguenin, José Augusto Oliveira
Galindo, Mônica Abrantes
http://lattes.cnpq.br/8528696754969891
http://lattes.cnpq.br/4855581834199288
http://lattes.cnpq.br/5806476476274947
http://lattes.cnpq.br/1225696752746491
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Feliphe de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da luz
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Educação
Ensino médio
Objetivo educacional
Nature of light
Sequence of investigative teaching
Scientific literacy
topic Natureza da luz
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Educação
Ensino médio
Objetivo educacional
Nature of light
Sequence of investigative teaching
Scientific literacy
description Este trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI) que busca promover a alfabetização científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luz
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-07T19:30:30Z
2020-04-07T19:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Feliphe de Souza. Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13266
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv FERREIRA, Feliphe de Souza. Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135336274362368