A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisa Lacerda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24384
Resumo: O presente trabalho aborda a inserção das mídias digitais nas campanhas eleitorais ao longo dos anos, seguindo a tendência popular da utilização desses espaços, e suas consequências em dinâmicas políticas tradicionais, como a disputa por narrativa e tentativa de pautar o debate público. Para isso, investiga os conceitos de pós-verdade e fake news, debatendo sua historicidade e o impacto que alcançam com as mudanças sociais na forma de se comunicar. Debate, também, a emergência de bolhas informacionais no mundo digital, bem como os algoritmos que regem as interações e o crescente uso de bots para viralização de conteúdos. Essa discussão é elaborada a partir do debate sobre as agências de verificação de notícias, que surgem como uma tentativa de responder às distorções no debate público e disputam espaço com suas contra narrativas em um cenário de relativização. Para isso, serão analisadas as participações das agências de verificação na CPMI das Fake News, observando qual relação se estabelece com esses profissionais da checagem de notícias e como estão lidando com os conceitos de verdade e mentira.
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