A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24384 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a inserção das mídias digitais nas campanhas eleitorais ao longo dos anos, seguindo a tendência popular da utilização desses espaços, e suas consequências em dinâmicas políticas tradicionais, como a disputa por narrativa e tentativa de pautar o debate público. Para isso, investiga os conceitos de pós-verdade e fake news, debatendo sua historicidade e o impacto que alcançam com as mudanças sociais na forma de se comunicar. Debate, também, a emergência de bolhas informacionais no mundo digital, bem como os algoritmos que regem as interações e o crescente uso de bots para viralização de conteúdos. Essa discussão é elaborada a partir do debate sobre as agências de verificação de notícias, que surgem como uma tentativa de responder às distorções no debate público e disputam espaço com suas contra narrativas em um cenário de relativização. Para isso, serão analisadas as participações das agências de verificação na CPMI das Fake News, observando qual relação se estabelece com esses profissionais da checagem de notícias e como estão lidando com os conceitos de verdade e mentira. |
id |
UFF-2_69b2759fac71e388bf162c21169c3974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24384 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notíciasFake NewsPós-verdadeInternetMídias sociaisEleições 2018Agências de verificação de notíciasBolhas informacionaisAlgoritmoCPMI das Fake NewsFake newsMídia socialInternetEleiçãoFake newsPost truthInternetSocial media2018 electionsFact checkersInformational bubblesAlgorithmFake news CPMIO presente trabalho aborda a inserção das mídias digitais nas campanhas eleitorais ao longo dos anos, seguindo a tendência popular da utilização desses espaços, e suas consequências em dinâmicas políticas tradicionais, como a disputa por narrativa e tentativa de pautar o debate público. Para isso, investiga os conceitos de pós-verdade e fake news, debatendo sua historicidade e o impacto que alcançam com as mudanças sociais na forma de se comunicar. Debate, também, a emergência de bolhas informacionais no mundo digital, bem como os algoritmos que regem as interações e o crescente uso de bots para viralização de conteúdos. Essa discussão é elaborada a partir do debate sobre as agências de verificação de notícias, que surgem como uma tentativa de responder às distorções no debate público e disputam espaço com suas contra narrativas em um cenário de relativização. Para isso, serão analisadas as participações das agências de verificação na CPMI das Fake News, observando qual relação se estabelece com esses profissionais da checagem de notícias e como estão lidando com os conceitos de verdade e mentira.This paper deals with the insertion of digital media in electoral campaigns over the years, following the popular tendency of using these spaces, and its consequences in traditional political dynamics, such as the dispute for narrative and attempt to guide the public debate. To this end, it investigates the concepts of post-truth and fake news, debating their historicity and the impact they achieve with social changes in the way they communicate. It also discusses the emergence of informational bubbles in the digital world, as well as the algorithms that govern interactions and the increasing use of bots to viralize content. This discussion is elaborated from the debate about news verification agencies, which emerge as an attempt to respond to distortions in the public debate and dispute space with their counter-narratives in a relativization scenario. To this end, the participation of the verification agencies in the Fake News CPMI will be analyzed, noting what relationship is established with these news checkers and how they are dealing with the concepts of truth and lies.Universidade Federal FluminenseNiteróiRamos, Jair de SouzaEnne, Ana Lucia SilvaDaflon, Verônica TostePiaia, Victor RabelloSilva, Elisa Lacerda2022-01-28T13:33:29Z2022-01-28T13:33:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24384Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T13:33:33Zoai:app.uff.br:1/24384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:24.905344Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
title |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
spellingShingle |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias Silva, Elisa Lacerda Fake News Pós-verdade Internet Mídias sociais Eleições 2018 Agências de verificação de notícias Bolhas informacionais Algoritmo CPMI das Fake News Fake news Mídia social Internet Eleição Fake news Post truth Internet Social media 2018 elections Fact checkers Informational bubbles Algorithm Fake news CPMI |
title_short |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
title_full |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
title_fullStr |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
title_full_unstemmed |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
title_sort |
A morte da mentira e o nascimento das verdades sem pé nem cabeça: uma análise sobre as fake news e agências de verificação de notícias |
author |
Silva, Elisa Lacerda |
author_facet |
Silva, Elisa Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Jair de Souza Enne, Ana Lucia Silva Daflon, Verônica Toste Piaia, Victor Rabello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elisa Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fake News Pós-verdade Internet Mídias sociais Eleições 2018 Agências de verificação de notícias Bolhas informacionais Algoritmo CPMI das Fake News Fake news Mídia social Internet Eleição Fake news Post truth Internet Social media 2018 elections Fact checkers Informational bubbles Algorithm Fake news CPMI |
topic |
Fake News Pós-verdade Internet Mídias sociais Eleições 2018 Agências de verificação de notícias Bolhas informacionais Algoritmo CPMI das Fake News Fake news Mídia social Internet Eleição Fake news Post truth Internet Social media 2018 elections Fact checkers Informational bubbles Algorithm Fake news CPMI |
description |
O presente trabalho aborda a inserção das mídias digitais nas campanhas eleitorais ao longo dos anos, seguindo a tendência popular da utilização desses espaços, e suas consequências em dinâmicas políticas tradicionais, como a disputa por narrativa e tentativa de pautar o debate público. Para isso, investiga os conceitos de pós-verdade e fake news, debatendo sua historicidade e o impacto que alcançam com as mudanças sociais na forma de se comunicar. Debate, também, a emergência de bolhas informacionais no mundo digital, bem como os algoritmos que regem as interações e o crescente uso de bots para viralização de conteúdos. Essa discussão é elaborada a partir do debate sobre as agências de verificação de notícias, que surgem como uma tentativa de responder às distorções no debate público e disputam espaço com suas contra narrativas em um cenário de relativização. Para isso, serão analisadas as participações das agências de verificação na CPMI das Fake News, observando qual relação se estabelece com esses profissionais da checagem de notícias e como estão lidando com os conceitos de verdade e mentira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-01-28T13:33:29Z 2022-01-28T13:33:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24384 Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24384 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823708752314368 |