O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32275
Resumo: Este estudo investiga as práticas de leitura na Universidade e o prazer no ato de ler. Aborda a leitura como essencial para a vida acadêmica e os vários fatores e desafios que causam impacto na experiência do leitor, desde a escola até a universidade. Para isso, mapeia as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de identificar fatores que resultam no prazer ou perda do prazer em ler, bem como entender as preferências dos respondentes no âmbito da leitura. Os métodos foram, para a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e, para pesquisa descritiva, coleta de dados por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados a partir de abordagens quantitativa e qualitativa e correlacionados com as perspectivas de autores da área. Apresenta ações que podem fomentar o prazer da leitura, com o intuito de estimular a leitura crítica dos estudantes, buscando um aprimoramento de suas pesquisas e capacidade de inovação em sua área acadêmico-profissional.
id UFF-2_6ae40c6984ed3331a77b8f364f2258e1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32275
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFFLeituraPrática de leituraFormação do leitorPrazerEstudante universitárioHábito de leituraEstudante universitárioBiblioteconomiaReadingReading practiceReader formationPleasureUniversity studentEste estudo investiga as práticas de leitura na Universidade e o prazer no ato de ler. Aborda a leitura como essencial para a vida acadêmica e os vários fatores e desafios que causam impacto na experiência do leitor, desde a escola até a universidade. Para isso, mapeia as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de identificar fatores que resultam no prazer ou perda do prazer em ler, bem como entender as preferências dos respondentes no âmbito da leitura. Os métodos foram, para a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e, para pesquisa descritiva, coleta de dados por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados a partir de abordagens quantitativa e qualitativa e correlacionados com as perspectivas de autores da área. Apresenta ações que podem fomentar o prazer da leitura, com o intuito de estimular a leitura crítica dos estudantes, buscando um aprimoramento de suas pesquisas e capacidade de inovação em sua área acadêmico-profissional.This study investigates reading practices at the university level and the pleasure associated with the act of reading. It considers reading as essential to academic life and explores the various factors and challenges that impact the reader's experience, from school to university. To achieve this, it maps the reading practices of Library and Documentation students at UFF through an exploratory and descriptive research. The goal is to identify factors that either enhance or diminish the enjoyment of reading and to understand the preferences of respondents in the realm of reading. The methods employed include bibliographic research for the exploratory phase and data collection through a questionnaire (comprising closed and open-ended questions) for the descriptive phase. The results were analyzed using quantitative and qualitative approaches, which were correlated with the perspectives of specialists in the field. The study presents strategies that can promote the pleasure of reading with the intention of stimulating critical reading among students and enhancing their research skills and capacity for innovation in their academic and professional domain.59 p.Milani, Suellen OliveiraJuvêncio, Carlos HenriqueLück, Esther HermesMota, Maria Tereza Cavalcante da Silva2024-02-09T14:32:24Z2024-02-09T14:32:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOTA, Maria Tereza Cavalcanti da Silva. O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32275CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-09T14:32:29Zoai:app.uff.br:1/32275Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-09T14:32:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
title O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
spellingShingle O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva
Leitura
Prática de leitura
Formação do leitor
Prazer
Estudante universitário
Hábito de leitura
Estudante universitário
Biblioteconomia
Reading
Reading practice
Reader formation
Pleasure
University student
title_short O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
title_full O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
title_fullStr O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
title_full_unstemmed O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
title_sort O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF
author Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva
author_facet Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Suellen Oliveira
Juvêncio, Carlos Henrique
Lück, Esther Hermes
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática de leitura
Formação do leitor
Prazer
Estudante universitário
Hábito de leitura
Estudante universitário
Biblioteconomia
Reading
Reading practice
Reader formation
Pleasure
University student
topic Leitura
Prática de leitura
Formação do leitor
Prazer
Estudante universitário
Hábito de leitura
Estudante universitário
Biblioteconomia
Reading
Reading practice
Reader formation
Pleasure
University student
description Este estudo investiga as práticas de leitura na Universidade e o prazer no ato de ler. Aborda a leitura como essencial para a vida acadêmica e os vários fatores e desafios que causam impacto na experiência do leitor, desde a escola até a universidade. Para isso, mapeia as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de identificar fatores que resultam no prazer ou perda do prazer em ler, bem como entender as preferências dos respondentes no âmbito da leitura. Os métodos foram, para a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e, para pesquisa descritiva, coleta de dados por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados a partir de abordagens quantitativa e qualitativa e correlacionados com as perspectivas de autores da área. Apresenta ações que podem fomentar o prazer da leitura, com o intuito de estimular a leitura crítica dos estudantes, buscando um aprimoramento de suas pesquisas e capacidade de inovação em sua área acadêmico-profissional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09T14:32:24Z
2024-02-09T14:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Maria Tereza Cavalcanti da Silva. O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32275
identifier_str_mv MOTA, Maria Tereza Cavalcanti da Silva. O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135477118042112