A conservação de energia: os recursos didáticos, aprendizagem significativa e o pensamento complexo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27645 |
Resumo: | Os recursos didáticos são ferramentas utilizadas como elo entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis aos professores de Física sobre o ensino de conservação de energia. Além disso, avaliar os recursos encontrados quanto ao auxílio, ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem e as carências em subáreas específicas. A apresentação da universalidade da conservação da energia é fundamental para associar os conceitos da Física de forma significativa. Como fundamentação teórica da investigação foram utilizadas a Aprendizagem Significativa e o desenvolvimento do Pensamento Complexo. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em tecnológicos, experimentais e lúdicos dispostos separadamente, por área, energia mecânica, energia térmica e energia elétrica. Os resultados provenientes da pesquisa online com 42 docentes de Física abordaram contribuições provenientes da ficha de recursos didáticos e uma análise sobre as contribuições do projeto. A maioria dos participantes da pesquisa apresentou entre 24 e 29 anos de idade, se autodeclararam do sexo masculino, possuíam ensino superior completo, lecionam ou lecionaram em Instituições Públicas em um período compreendido entre 01 e 02 anos. Verificou-se que o tipo de recursos de didáticos utilizados com maior frequência por esses participantes em sala de aula foram experimentais. Constatou-se também que esses professores têm pretensão em utilizar recursos didáticos experimentais, tecnológicos e lúdicos com maior frequência em suas aulas, porém se sentem parcialmente aptos para selecioná-los e utilizá-los. Os resultados da pesquisa de opinião corroboram com a concepção que a associação de recursos didáticos potencialmente significativos promove o desenvolvimento dos alunos. |
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A conservação de energia: os recursos didáticos, aprendizagem significativa e o pensamento complexoConservação de EnergiaRecursos DidáticosAprendizagem SignificativaPensamento ComplexoEnsinoEnergy ConservationDidactic resourcesMeaningful LearningComplex thinkingOs recursos didáticos são ferramentas utilizadas como elo entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis aos professores de Física sobre o ensino de conservação de energia. Além disso, avaliar os recursos encontrados quanto ao auxílio, ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem e as carências em subáreas específicas. A apresentação da universalidade da conservação da energia é fundamental para associar os conceitos da Física de forma significativa. Como fundamentação teórica da investigação foram utilizadas a Aprendizagem Significativa e o desenvolvimento do Pensamento Complexo. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em tecnológicos, experimentais e lúdicos dispostos separadamente, por área, energia mecânica, energia térmica e energia elétrica. Os resultados provenientes da pesquisa online com 42 docentes de Física abordaram contribuições provenientes da ficha de recursos didáticos e uma análise sobre as contribuições do projeto. A maioria dos participantes da pesquisa apresentou entre 24 e 29 anos de idade, se autodeclararam do sexo masculino, possuíam ensino superior completo, lecionam ou lecionaram em Instituições Públicas em um período compreendido entre 01 e 02 anos. Verificou-se que o tipo de recursos de didáticos utilizados com maior frequência por esses participantes em sala de aula foram experimentais. Constatou-se também que esses professores têm pretensão em utilizar recursos didáticos experimentais, tecnológicos e lúdicos com maior frequência em suas aulas, porém se sentem parcialmente aptos para selecioná-los e utilizá-los. Os resultados da pesquisa de opinião corroboram com a concepção que a associação de recursos didáticos potencialmente significativos promove o desenvolvimento dos alunos.Didactic resources are tools used as a link between teachers, students and teaching and learning. The aim of this research is to investigate the didactic resources available to physics teachers about teaching energy conservation. In addition, evaluate the resources found in terms of aid, the development of teaching and learning and the shortcomings in specific sub-areas. The presentation of the universality of energy conservation is essential to associate Physics concepts in a meaningful way. As a theoretical basis for the investigation, Significant Learning and the development of Complex Thinking were used. To analyze the available teaching resources, the systematic analysis methodology was used, which consists of conducting a search based on established criteria. Didactic resource sheets from this analysis are presented, which are divided into technological, experimental and recreational items arranged separately, by area, mechanical energy, thermal energy and electrical energy. The results from the online survey of 42 physics teachers addressed contributions from the didactic resource sheet and an analysis of the project's contributions. Most of the research participants were between 24 and 29 years of age, self-declared to be male, had completed higher education, teach or taught in Public Institutions in a period between 01 and 02 years. It was found that the type of teaching resources most frequently used by these classroom participants was experimental. It was also found that these teachers intend to use experimental, technological and playful teaching resources more frequently in their classes, but they feel partially able to select and use them. The results of the opinion survey corroborate with the conception that the association of didactic resources could occur the students' development.116 f.Marques, Adílio JorgePaiva, Daniel Costa deDias, Marcelo de OliveiraBiasse, Anselmo DomingosVieira, Larissa Maria Gemino Alves2023-01-20T13:38:48Z2023-01-20T13:38:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27645CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T13:38:51Zoai:app.uff.br:1/27645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:44.096800Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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