Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Taynã Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905
Resumo: Este artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas
id UFF-2_6d13cd7ab2afa79117f40a92a8ede803
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21905
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popularAutoetnografiaIdentidade docenteFormação de professoresAntropologia e educaçãoEducaçãoFormação docenteMagistérioEste artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotasUniversidade Federal FluminenseNiteróiTeixeira, Rosana da CâmaraGonçalves, Renata de SáPereira, Natália SilvaRibeiro, Taynã Martins2021-05-06T14:42:54Z2021-05-06T14:42:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T16:26:19Zoai:app.uff.br:1/21905Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T16:26:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
title Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
spellingShingle Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
Ribeiro, Taynã Martins
Autoetnografia
Identidade docente
Formação de professores
Antropologia e educação
Educação
Formação docente
Magistério
title_short Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
title_full Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
title_fullStr Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
title_full_unstemmed Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
title_sort Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
author Ribeiro, Taynã Martins
author_facet Ribeiro, Taynã Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rosana da Câmara
Gonçalves, Renata de Sá
Pereira, Natália Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Taynã Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Autoetnografia
Identidade docente
Formação de professores
Antropologia e educação
Educação
Formação docente
Magistério
topic Autoetnografia
Identidade docente
Formação de professores
Antropologia e educação
Educação
Formação docente
Magistério
description Este artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-06T14:42:54Z
2021-05-06T14:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905
Aluno de Graduação
identifier_str_mv RIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135287512432640