Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905 |
Resumo: | Este artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas |
id |
UFF-2_6d13cd7ab2afa79117f40a92a8ede803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21905 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popularAutoetnografiaIdentidade docenteFormação de professoresAntropologia e educaçãoEducaçãoFormação docenteMagistérioEste artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotasUniversidade Federal FluminenseNiteróiTeixeira, Rosana da CâmaraGonçalves, Renata de SáPereira, Natália SilvaRibeiro, Taynã Martins2021-05-06T14:42:54Z2021-05-06T14:42:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T16:26:19Zoai:app.uff.br:1/21905Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:49.984111Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
title |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
spellingShingle |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular Ribeiro, Taynã Martins Autoetnografia Identidade docente Formação de professores Antropologia e educação Educação Formação docente Magistério |
title_short |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
title_full |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
title_fullStr |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
title_full_unstemmed |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
title_sort |
Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular |
author |
Ribeiro, Taynã Martins |
author_facet |
Ribeiro, Taynã Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Rosana da Câmara Gonçalves, Renata de Sá Pereira, Natália Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Taynã Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoetnografia Identidade docente Formação de professores Antropologia e educação Educação Formação docente Magistério |
topic |
Autoetnografia Identidade docente Formação de professores Antropologia e educação Educação Formação docente Magistério |
description |
Este artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-06T14:42:54Z 2021-05-06T14:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823592125497344 |