Inserção da educação interprofissional nos cursos de graduação da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rebeca Benevides Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31327
Resumo: A Educação Interprofissional (EIP) é definida como o aprendizado compartilhado entre estudantes de duas ou mais profissões. O estudo objetivou analisar a inserção da EIP e da interprofissionalidade, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da área da saúde. Os referidos documentos direcionam o planejamento curricular e devem se alinhar com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que propõe uma reorientação da formação e da prática de trabalho dos profissionais de saúde, sendo necessária a inserção da interprofissionalidade na formação em saúde para alcançar o que é preconizado pelo arcabouço legal componente das políticas públicas de saúde do SUS. No Brasil, as diretrizes curriculares de graduação de diferentes áreas de saúde estão sendo revisadas incluindo como competência a atuação interprofissional. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental dos referidos documentos pautada sobre a análise temática. Observou-se que os documentos inserem a EIP e os conceitos de interprofissionalidade de forma restrita e que a incorporação das temáticas objeto deste estudo são designadas à extensão universitária. Destacou-se ainda como achado a influência do Marco para ação de EIP e Práticas Colaborativas publicado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2010 para a inclusão dos conceitos de interprofissionalidade nos documentos. Nesse contexto, ressaltou-se a necessidade de avanços na inserção da interprofissionalidade nos documentos orientadores dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da área da saúde com a finalidade de conseguir as mudanças na formação profissional requeridas pelas políticas públicas. Sugere-se ainda que sejam realizados estudos que contemplem entrevistas com os participantes do processo de planejamento e elaboração dos documentos a fim de analisar os desafios e facilidades para implementação da EIP, seus conceitos e suas dimensões adotadas pela gestão e docentes dos cursos
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Os referidos documentos direcionam o planejamento curricular e devem se alinhar com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que propõe uma reorientação da formação e da prática de trabalho dos profissionais de saúde, sendo necessária a inserção da interprofissionalidade na formação em saúde para alcançar o que é preconizado pelo arcabouço legal componente das políticas públicas de saúde do SUS. No Brasil, as diretrizes curriculares de graduação de diferentes áreas de saúde estão sendo revisadas incluindo como competência a atuação interprofissional. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental dos referidos documentos pautada sobre a análise temática. Observou-se que os documentos inserem a EIP e os conceitos de interprofissionalidade de forma restrita e que a incorporação das temáticas objeto deste estudo são designadas à extensão universitária. Destacou-se ainda como achado a influência do Marco para ação de EIP e Práticas Colaborativas publicado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2010 para a inclusão dos conceitos de interprofissionalidade nos documentos. Nesse contexto, ressaltou-se a necessidade de avanços na inserção da interprofissionalidade nos documentos orientadores dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da área da saúde com a finalidade de conseguir as mudanças na formação profissional requeridas pelas políticas públicas. Sugere-se ainda que sejam realizados estudos que contemplem entrevistas com os participantes do processo de planejamento e elaboração dos documentos a fim de analisar os desafios e facilidades para implementação da EIP, seus conceitos e suas dimensões adotadas pela gestão e docentes dos cursosInterprofessional Education (IPE) is defined as shared learning between students from two or more professions. The study aimed to analyze the insertion of IPE and interprofessionality in the National Curriculum Guidelines (NCG) and in the Pedagogical Projects of Undergraduate Courses (PPCs) in the health area. These documents guide curriculum planning and must be in line with the principles of the Unified Health System (SUS), which proposes a reorientation of the training and work practice of health professionals, requiring the inclusion of interprofessionality in health training to achieve what is advocated by the legal framework that composes the public health policies of the SUS. In Brazil, the curricular guidelines for graduation in different areas of health are being revised, including interprofessional action as a competence. Thus, a qualitative research was carried out through the documentary analysis of the referred documents based on the thematic analysis. It was observed that the documents insert the EIP and the concepts of interprofessionality in a restricted way and that the incorporation of the themes object of this study are assigned to the university extension. The influence of the Framework for IPE action and Collaborative Practices published by the World Health Organization (WHO) in 2010 for the inclusion of interprofessionality concepts in the documents also stood out as a finding. In this context, it was highlighted the need for advances in the insertion of interprofessionality in the guiding documents of the pedagogical projects of undergraduate courses in the health area, with the aim of achieving the changes in professional training required by public policies. It is also suggested that studies be carried out that include interviews with participants in the planning process and preparation of documents in order to analyze the challenges and facilities for implementing the IPE, its concepts and dimensions adopted by management and professors of the courses.51 f.Freitas, Silvia Eliza Almeida Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9062811018583569http://lattes.cnpq.br/9375644730067212Lima, Rebeca Benevides Dias2023-12-05T19:15:21Z2023-12-05T19:15:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Rebeca Benevides Dias. Inserção da educação interprofissional nos cursos de graduação da área da saúde. 2023. 51 f. 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