Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655 |
Resumo: | Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TI |
id |
UFF-2_6e1869f1f4d97c3d6d10a1ae7df8dc2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8655 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TIEstratégia competitivaEstratégia de inovaçãoInovaçãoTIAdministraçãocompetitive strategyInnovation strategyInnovationITVivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TIWe live in an increasingly globalized world where the pursuit of improvement and innovation occur constantly, especially in technology companies. This global process directly influences the strategic configuration of organizations. In this sense, this paper seeks first to discuss how Brazilian IT companies have strategically positioned themselves in relation to innovation, verifying which competitive strategies have been used by Brazilian companies in the Information Technology sector. In the course of this work we see the key concept exhibition for a better understanding of the theme, as well as later recommendations, aiming to score means that favor innovation in IT companies68 f.NiteróiAbreu, José CarlosLima, Miguel FerreiraZotes, Luiz PeresAmorim, Carolina de Brito2019-02-19T18:48:40Z2019-02-19T18:48:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-05T20:19:27Zoai:app.uff.br:1/8655Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-05T20:19:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
title |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
spellingShingle |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI Amorim, Carolina de Brito Estratégia competitiva Estratégia de inovação Inovação TI Administração competitive strategy Innovation strategy Innovation IT |
title_short |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
title_full |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
title_fullStr |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
title_full_unstemmed |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
title_sort |
Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI |
author |
Amorim, Carolina de Brito |
author_facet |
Amorim, Carolina de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, José Carlos Lima, Miguel Ferreira Zotes, Luiz Peres |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Carolina de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia competitiva Estratégia de inovação Inovação TI Administração competitive strategy Innovation strategy Innovation IT |
topic |
Estratégia competitiva Estratégia de inovação Inovação TI Administração competitive strategy Innovation strategy Innovation IT |
description |
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TI |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-19T18:48:40Z 2019-02-19T18:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
AMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838706253430784 |