A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Aguiar de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499
Resumo: Esta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária.
id UFF-2_6ed76848f914e75ff905368a05369b31
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24499
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileiraBlogs literáriosMercado editorial brasileiroLeituraBlogLeituraLiteraturaLiterary blogsBrazilian editorial marketReadingEsta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária.This monograph studies the relationship of literary blogs with the Brazilian editorial market, examining the level of influence of blogs on the decisions of the publisher, as well as their direct interference in the dissemination of books. The work begins with the history of the emergence of blogs, followed by the conceptuation of literary blogs and discussions about the relationship blogger-reader, of encouraging reading and motivates an individual to become a blogger. Also addressed are the changes caused by social media in the various layers of the book business, the link between blogs and publishers and the relationship of libraries with blogs and the formation of readers. For the elaboration of this research we consulted authors from several areas whose work is turned to social media and/or the Brazilian editorial market. Qualitative research, through e-mail interviews, were also conducted with professionals from the editorial market, in order to ascertain the level of influence of blogs within the publishing houses. In final considerations we see that literary blogs are greatallies of editorial marketing for being and great motivators ofliterary reading.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueJuvêncio, Carlos HenriqueOliveira, Larissa Aguiar de2022-02-04T13:24:45Z2022-02-04T13:24:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-04T13:24:48Zoai:app.uff.br:1/24499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:20.380620Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
title A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
spellingShingle A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
Oliveira, Larissa Aguiar de
Blogs literários
Mercado editorial brasileiro
Leitura
Blog
Leitura
Literatura
Literary blogs
Brazilian editorial market
Reading
title_short A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
title_full A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
title_fullStr A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
title_full_unstemmed A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
title_sort A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
author Oliveira, Larissa Aguiar de
author_facet Oliveira, Larissa Aguiar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Joaci Pereira
Alves, Bruno Henrique
Juvêncio, Carlos Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larissa Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs literários
Mercado editorial brasileiro
Leitura
Blog
Leitura
Literatura
Literary blogs
Brazilian editorial market
Reading
topic Blogs literários
Mercado editorial brasileiro
Leitura
Blog
Leitura
Literatura
Literary blogs
Brazilian editorial market
Reading
description Esta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-04T13:24:45Z
2022-02-04T13:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Oliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823579640102912