A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499 |
Resumo: | Esta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária. |
id |
UFF-2_6ed76848f914e75ff905368a05369b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24499 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileiraBlogs literáriosMercado editorial brasileiroLeituraBlogLeituraLiteraturaLiterary blogsBrazilian editorial marketReadingEsta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária.This monograph studies the relationship of literary blogs with the Brazilian editorial market, examining the level of influence of blogs on the decisions of the publisher, as well as their direct interference in the dissemination of books. The work begins with the history of the emergence of blogs, followed by the conceptuation of literary blogs and discussions about the relationship blogger-reader, of encouraging reading and motivates an individual to become a blogger. Also addressed are the changes caused by social media in the various layers of the book business, the link between blogs and publishers and the relationship of libraries with blogs and the formation of readers. For the elaboration of this research we consulted authors from several areas whose work is turned to social media and/or the Brazilian editorial market. Qualitative research, through e-mail interviews, were also conducted with professionals from the editorial market, in order to ascertain the level of influence of blogs within the publishing houses. In final considerations we see that literary blogs are greatallies of editorial marketing for being and great motivators ofliterary reading.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueJuvêncio, Carlos HenriqueOliveira, Larissa Aguiar de2022-02-04T13:24:45Z2022-02-04T13:24:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-04T13:24:48Zoai:app.uff.br:1/24499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:20.380620Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
title |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
spellingShingle |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira Oliveira, Larissa Aguiar de Blogs literários Mercado editorial brasileiro Leitura Blog Leitura Literatura Literary blogs Brazilian editorial market Reading |
title_short |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
title_full |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
title_fullStr |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
title_full_unstemmed |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
title_sort |
A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira |
author |
Oliveira, Larissa Aguiar de |
author_facet |
Oliveira, Larissa Aguiar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Joaci Pereira Alves, Bruno Henrique Juvêncio, Carlos Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Larissa Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogs literários Mercado editorial brasileiro Leitura Blog Leitura Literatura Literary blogs Brazilian editorial market Reading |
topic |
Blogs literários Mercado editorial brasileiro Leitura Blog Leitura Literatura Literary blogs Brazilian editorial market Reading |
description |
Esta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-02-04T13:24:45Z 2022-02-04T13:24:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Oliveira, Larissa Aguiar de. A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823579640102912 |