Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6183
Resumo: Levando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que provoquem e estimulem o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, elaborou-se uma sequencia didática para melhorar a compreensão da química dos compostos orgânicos mais simples: os hidrocarbonetos. Sendo assim, a autora deste trabalho escolheu o petróleo como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de química na perspectiva CTSA, utilizando o vídeo “A história contemporânea da química através do petróleo - parte I” para apresentar o tema. Em seguida, foi aplicado um questionário com questões, adaptadas de vestibulares, e um trabalho com temas problematizadores relacionados ao petróleo, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tanto para os alunos, pois foram estimulados a desenvolver um maior senso crítico frente às questões abordadas aprofundando seus conhecimentos, quanto para a licencianda que pôde aumentar seu conhecimento teórico e prático, desenvolvendo e planejando atividades de ensino que contemplam a construção do conhecimento crítico dos alunos a respeito da importância do tema no mundo atual
id UFF-2_b6dc9c7471e98970254ceeb782ff4bd2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6183
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSASequência didáticaQuímica orgânicaHidrocarbonetosPerspectiva CTSAPetróleoEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemDidáticaPetróleoCiência e tecnologiaDidactic sequenceOrganic chemistryHydrocarbonsSTSE perspectivePetroleumLevando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que provoquem e estimulem o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, elaborou-se uma sequencia didática para melhorar a compreensão da química dos compostos orgânicos mais simples: os hidrocarbonetos. Sendo assim, a autora deste trabalho escolheu o petróleo como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de química na perspectiva CTSA, utilizando o vídeo “A história contemporânea da química através do petróleo - parte I” para apresentar o tema. Em seguida, foi aplicado um questionário com questões, adaptadas de vestibulares, e um trabalho com temas problematizadores relacionados ao petróleo, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tanto para os alunos, pois foram estimulados a desenvolver um maior senso crítico frente às questões abordadas aprofundando seus conhecimentos, quanto para a licencianda que pôde aumentar seu conhecimento teórico e prático, desenvolvendo e planejando atividades de ensino que contemplam a construção do conhecimento crítico dos alunos a respeito da importância do tema no mundo atualTaking into consideration the search for the formation of critical citizens, reflective and participatory, able to use their knowledge to discern what is best for society, and the search for new methodologies that cause and encourage the teaching and chemistry learning in high school, was elaborated a didactic sequence to improve the understanding of the chemistry of the simplest organic compounds: hydrocarbons. Thus, the author of this paper chose the petroleum theme generator, seeking to perform contextualized and interdisciplinary way the teaching of chemistry in the STSE perspective, using the video "Contemporary history of chemistry through the petroleum - part I" to introduce the subject. Then a questionnaire was applied with questions adapted from vestibular, and work with problem-solving issues related to petroleum, aiming at a critical and reflective learning. The results were very satisfactory both for students, because they have been encouraged to develop a greater critical sense about to the issues addressed, deepening their knowledge, as for the author who had the opportunity to increase their theoretical and practical knowledge, developing and planning activities teaching that include the construction of critical knowledge of students about the importance of the topic in the world todayBorges, Márcia NarcizoFarias, Florence Moellmann Cordeiro deChinelli, Maura VenturaMendonça, Caroline Stephanee Mattos2018-04-10T20:39:44Z2018-04-10T20:39:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDONÇA, Caroline Stephanee Mattos. Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA. Niterói, 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6183http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:26:00Zoai:app.uff.br:1/6183Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:53.758331Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
title Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
spellingShingle Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
Sequência didática
Química orgânica
Hidrocarbonetos
Perspectiva CTSA
Petróleo
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Didática
Petróleo
Ciência e tecnologia
Didactic sequence
Organic chemistry
Hydrocarbons
STSE perspective
Petroleum
title_short Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
title_full Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
title_fullStr Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
title_full_unstemmed Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
title_sort Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
author Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
author_facet Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Márcia Narcizo
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Caroline Stephanee Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Química orgânica
Hidrocarbonetos
Perspectiva CTSA
Petróleo
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Didática
Petróleo
Ciência e tecnologia
Didactic sequence
Organic chemistry
Hydrocarbons
STSE perspective
Petroleum
topic Sequência didática
Química orgânica
Hidrocarbonetos
Perspectiva CTSA
Petróleo
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Didática
Petróleo
Ciência e tecnologia
Didactic sequence
Organic chemistry
Hydrocarbons
STSE perspective
Petroleum
description Levando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que provoquem e estimulem o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, elaborou-se uma sequencia didática para melhorar a compreensão da química dos compostos orgânicos mais simples: os hidrocarbonetos. Sendo assim, a autora deste trabalho escolheu o petróleo como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de química na perspectiva CTSA, utilizando o vídeo “A história contemporânea da química através do petróleo - parte I” para apresentar o tema. Em seguida, foi aplicado um questionário com questões, adaptadas de vestibulares, e um trabalho com temas problematizadores relacionados ao petróleo, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tanto para os alunos, pois foram estimulados a desenvolver um maior senso crítico frente às questões abordadas aprofundando seus conhecimentos, quanto para a licencianda que pôde aumentar seu conhecimento teórico e prático, desenvolvendo e planejando atividades de ensino que contemplam a construção do conhecimento crítico dos alunos a respeito da importância do tema no mundo atual
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-10T20:39:44Z
2018-04-10T20:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Caroline Stephanee Mattos. Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA. Niterói, 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6183
identifier_str_mv MENDONÇA, Caroline Stephanee Mattos. Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA. Niterói, 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823706978123776