Multibreagem: projeções de pessoa, espaço e tempo em discursos publicitários mediados por tecnologias de realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Sandro Tôrres de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3832
Resumo: Esta tese versa sobre a observação do discurso que tem se construído em ato em ações publicitárias que se utilizam dos recursos tecnológicos da realidade aumentada, apresentando, nesse processo, o conceito de ―multibreagem‖. Para tanto, são mobilizadas teorias sintonizados com a análise da enunciação, suas instâncias e categorias, levando em conta principalmente os aspectos estésicos e interativos, com especial inspiração na Sociossemiótica e na Semiótica Plástica. Considerando-se esse tipo de atividade comunicativa como aspecto absolutamente novo para os estudos do discurso publicitário, o problema central da pesquisa se concentra justamente na apropriação das teorias e mé- todos da Semiótica para desvelar fenômenos próprios dos discursos na chamada cibercultura, em particular a utilização da realidade aumentada, que reforça os sistemas de interação e apelo da publicidade. Foram examinados quatro eventos de grandes marcas (National Geographic Channel, Linx, Disney e Heineken), para análise dos mecanismos sintáticos e semânticos de projeção de pessoa, espaço e tempo
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