Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11572 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa para a melhoria do ensino de Física no Brasil, procurando mostrar que são pequenas atitudes que podem fazer diferenças significativas ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem no que diz respeito à Física. No início do trabalho, foi possível perceber quais são as reais competências, recomendadas pelos documentos oficiais, que o aluno deve desenvolver ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo feita também uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece na prática educacional. Para tanto, foi feita uma breve descrição sobre o ensino tradicional e suas falhas, caracterizado, geralmente, pela passividade do aluno em meio a fala e escrita do professor. Foram feitas reflexões sobre quais devem ser o caráter e a finalidade de um ensino eficaz, no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas possibilidades apontadas para a melhoria do ensino de Física, justificou-se a opção pela abordagem experimental como estratégia de ensino, ressaltando-se, entretanto, que o experimento pelo experimento não é suficiente para mudanças efetivas na prática educativa. A fim de atender a demanda da escola-parceira, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (CTUR), foram selecionadas e utilizadas atividades experimentais para o ensino de tópicos da óptica geométrica, em aulas do 2º ano do Ensino Médio (Regular e Técnico). Os resultados ratificam a importância das atividades experimentais nas aulas de Física, principalmente no que se refere à motivação dos alunos para o estudo |
id |
UFF-2_7023654903bc457c240c0627e8b539ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11572 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médioEnsino de FísicaAbordagem experimentalFenômenos luminososEnsino de FísicaPhysics teachingExperimental approachLuminous phenomenaO presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa para a melhoria do ensino de Física no Brasil, procurando mostrar que são pequenas atitudes que podem fazer diferenças significativas ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem no que diz respeito à Física. No início do trabalho, foi possível perceber quais são as reais competências, recomendadas pelos documentos oficiais, que o aluno deve desenvolver ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo feita também uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece na prática educacional. Para tanto, foi feita uma breve descrição sobre o ensino tradicional e suas falhas, caracterizado, geralmente, pela passividade do aluno em meio a fala e escrita do professor. Foram feitas reflexões sobre quais devem ser o caráter e a finalidade de um ensino eficaz, no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas possibilidades apontadas para a melhoria do ensino de Física, justificou-se a opção pela abordagem experimental como estratégia de ensino, ressaltando-se, entretanto, que o experimento pelo experimento não é suficiente para mudanças efetivas na prática educativa. A fim de atender a demanda da escola-parceira, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (CTUR), foram selecionadas e utilizadas atividades experimentais para o ensino de tópicos da óptica geométrica, em aulas do 2º ano do Ensino Médio (Regular e Técnico). Os resultados ratificam a importância das atividades experimentais nas aulas de Física, principalmente no que se refere à motivação dos alunos para o estudoThis paper aims to present an alternative to the improvement of physics teaching in Brazil, we want to show small attitudes that can make significant differences in the processes of teaching and learning in relation to physics. At the beginning of this study, it was possible to notice the real competences, recommended by official documents, the student should develop along the teaching-learning process, and a deep reflection was done about what really happens in the educational practice. So, we made a brief description of the traditional teaching and its flaws, and it is usually characterized by the passivity of the student in relation to the teacher’s speaking and writing. Reflections were made about what should be the nature and purpose of effective teaching, in order to provide a meaningful learning. Among the various possibilities suggested for the improvement of physics teaching, the choice was justified by the experimental approach as a teaching strategy, emphasizing, however, that the experiment by experiment is not enough for effective changing in educational practice. In order to meet the demands of the chosen school, The Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (CTUR) experimental activities were selected to teach topics in geometrical optics, in classes of the 2nd year of high school (Regular and Technical). These results confirm the importance of experimental activities in physics classes, especially in relation to students' motivation for the studyAlmeida, Lucia da Cruz deMartins, Jorge Simões de SáCosta, Eden VieiraMota, Tatiana dos Anjos2019-10-04T18:57:57Z2019-10-04T18:57:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOTA, Tatiana dos Anjos. Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11572openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T17:08:39Zoai:app.uff.br:1/11572Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-17T17:08:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
title |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
spellingShingle |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio Mota, Tatiana dos Anjos Ensino de Física Abordagem experimental Fenômenos luminosos Ensino de Física Physics teaching Experimental approach Luminous phenomena |
title_short |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
title_full |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
title_fullStr |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
title_sort |
Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio |
author |
Mota, Tatiana dos Anjos |
author_facet |
Mota, Tatiana dos Anjos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lucia da Cruz de Martins, Jorge Simões de Sá Costa, Eden Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Tatiana dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Abordagem experimental Fenômenos luminosos Ensino de Física Physics teaching Experimental approach Luminous phenomena |
topic |
Ensino de Física Abordagem experimental Fenômenos luminosos Ensino de Física Physics teaching Experimental approach Luminous phenomena |
description |
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa para a melhoria do ensino de Física no Brasil, procurando mostrar que são pequenas atitudes que podem fazer diferenças significativas ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem no que diz respeito à Física. No início do trabalho, foi possível perceber quais são as reais competências, recomendadas pelos documentos oficiais, que o aluno deve desenvolver ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo feita também uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece na prática educacional. Para tanto, foi feita uma breve descrição sobre o ensino tradicional e suas falhas, caracterizado, geralmente, pela passividade do aluno em meio a fala e escrita do professor. Foram feitas reflexões sobre quais devem ser o caráter e a finalidade de um ensino eficaz, no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas possibilidades apontadas para a melhoria do ensino de Física, justificou-se a opção pela abordagem experimental como estratégia de ensino, ressaltando-se, entretanto, que o experimento pelo experimento não é suficiente para mudanças efetivas na prática educativa. A fim de atender a demanda da escola-parceira, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (CTUR), foram selecionadas e utilizadas atividades experimentais para o ensino de tópicos da óptica geométrica, em aulas do 2º ano do Ensino Médio (Regular e Técnico). Os resultados ratificam a importância das atividades experimentais nas aulas de Física, principalmente no que se refere à motivação dos alunos para o estudo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-10-04T18:57:57Z 2019-10-04T18:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Tatiana dos Anjos. Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11572 |
identifier_str_mv |
MOTA, Tatiana dos Anjos. Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio. Niterói, 2011. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2011. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838734613217280 |