Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Thaís Trompowsky Taulois
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28246
Resumo: Sabe - se que ainda existe uma certa defasagem no ensino da matemática . O s estudos apontam que os alunos têm muita dificuldade para desenvolver um pensamento matemático no aprendizado dentro de sala de aula. Na BNCC , nos PCNs e em outros documentos do governo, podemos observar que a História da Matemática é considerada uma ferramenta de ensino com diversos benefícios. A aplicação da História da Matem ática no Ensino da Matemática vem sendo estudada há décadas e nota - se que m uitos professores apresentam objeções e se posicionam contrários a implementação dessa disciplina como ferramenta de aprendizagem. Entretanto, os pontos positivos desta prática são inúmeros e precisam ser ressaltados. Dessa forma, este trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a relação entre História da Matemática e Educação Matemática com a aplicação da História da Matemática em um conteúdo específico da escola básica, executando na prática as ideias desenvolvidas por meio de uma atividade.
id UFF-2_70cb9c3b0ff6583e933def2303580678
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28246
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de PitágorasHistória da MatemáticaEducação MatemáticaTeorema de PitágorasMatemática gregaEducação básicaHistória da MatemáticaEnsino de MatemáticaHistory of MathematicsMathematics EducationPythagorean theoremGreek mathematicsSabe - se que ainda existe uma certa defasagem no ensino da matemática . O s estudos apontam que os alunos têm muita dificuldade para desenvolver um pensamento matemático no aprendizado dentro de sala de aula. Na BNCC , nos PCNs e em outros documentos do governo, podemos observar que a História da Matemática é considerada uma ferramenta de ensino com diversos benefícios. A aplicação da História da Matem ática no Ensino da Matemática vem sendo estudada há décadas e nota - se que m uitos professores apresentam objeções e se posicionam contrários a implementação dessa disciplina como ferramenta de aprendizagem. Entretanto, os pontos positivos desta prática são inúmeros e precisam ser ressaltados. Dessa forma, este trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a relação entre História da Matemática e Educação Matemática com a aplicação da História da Matemática em um conteúdo específico da escola básica, executando na prática as ideias desenvolvidas por meio de uma atividade.It is known that there is still a certain gap in the teaching of mathematics. S tudies show that students have great difficulty in developing mathematical thinking in classroom learning. In the BNCC, in the PCNs and in other government documents, we can observe that the History of Mathematics is considered a teaching tool with several benefits. The application of the History of Mathematics in the Teaching of Mathematics has been studied for decades and it is noted that many teachers have objections and are opposed to the implementation of this discipline as a learning tool. However, th e positive points of this practice are numerous and need to be highlighted. In this way, this work intends to approach the relationship between the History of Mathematics and Mathematics Education with the application of the History of Mathematics in a spe cific content of the basic school, executing in practice the ideas developed through an activity.58 f.Carvalho, Leonardo Navarro deCarvalho, Leonardo Navarro deDassie, Bruno AlvesRoque, Tatiana MarinsGuimarães, Thaís Trompowsky Taulois2023-03-16T20:03:37Z2023-03-16T20:03:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Thaís Trompowsky Taulois. Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema De Pitágoras. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28246CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-16T20:03:40Zoai:app.uff.br:1/28246Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-16T20:03:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
title Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
spellingShingle Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
Guimarães, Thaís Trompowsky Taulois
História da Matemática
Educação Matemática
Teorema de Pitágoras
Matemática grega
Educação básica
História da Matemática
Ensino de Matemática
History of Mathematics
Mathematics Education
Pythagorean theorem
Greek mathematics
title_short Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
title_full Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
title_fullStr Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
title_full_unstemmed Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
title_sort Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
author Guimarães, Thaís Trompowsky Taulois
author_facet Guimarães, Thaís Trompowsky Taulois
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Leonardo Navarro de
Carvalho, Leonardo Navarro de
Dassie, Bruno Alves
Roque, Tatiana Marins
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Thaís Trompowsky Taulois
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Educação Matemática
Teorema de Pitágoras
Matemática grega
Educação básica
História da Matemática
Ensino de Matemática
History of Mathematics
Mathematics Education
Pythagorean theorem
Greek mathematics
topic História da Matemática
Educação Matemática
Teorema de Pitágoras
Matemática grega
Educação básica
História da Matemática
Ensino de Matemática
History of Mathematics
Mathematics Education
Pythagorean theorem
Greek mathematics
description Sabe - se que ainda existe uma certa defasagem no ensino da matemática . O s estudos apontam que os alunos têm muita dificuldade para desenvolver um pensamento matemático no aprendizado dentro de sala de aula. Na BNCC , nos PCNs e em outros documentos do governo, podemos observar que a História da Matemática é considerada uma ferramenta de ensino com diversos benefícios. A aplicação da História da Matem ática no Ensino da Matemática vem sendo estudada há décadas e nota - se que m uitos professores apresentam objeções e se posicionam contrários a implementação dessa disciplina como ferramenta de aprendizagem. Entretanto, os pontos positivos desta prática são inúmeros e precisam ser ressaltados. Dessa forma, este trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a relação entre História da Matemática e Educação Matemática com a aplicação da História da Matemática em um conteúdo específico da escola básica, executando na prática as ideias desenvolvidas por meio de uma atividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-16T20:03:37Z
2023-03-16T20:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Thaís Trompowsky Taulois. Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema De Pitágoras. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28246
identifier_str_mv GUIMARÃES, Thaís Trompowsky Taulois. Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema De Pitágoras. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838812510879744