Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26567 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, é preciso compreender que ideias relativas à ciência são ensinadas nas escolas, uma vez que elas influenciam a maneira como esses cidadãos, no futuro, se comportarão frente a problemas sociocientíficos. Como essas ideias surgem a partir de orientações curriculares oficiais elaboradas por órgãos governamentais, é de suma importância compreender as concepções epistemológicas presentes em orientações curriculares oficiais e currículos de sistemas de ensino, sendo este o objetivo desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, classificando-se os trechos relacionados ao tema conforme o pensamento de quatro filósofos: René Descartes, Francis Bacon, Auguste Comte e Thomas Kuhn, com o intuito de compreender se os princípios da educação científica para a cidadania são atendidos nesses documentos. Os resultados mostraram que esses princípios são contemplados apenas de forma parcial. |
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Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiaisEnsino de químicaEpistemologiaCiência modernaThomas KuhnCurrículosAnálise textual discursivaEnsino de químicaKuhn, Thomas S., 1922-1996EpistemologiaFilosofia da ciênciaCurrículo escolarChemistry Teaching. Epistemology. Modern Science. Thomas Kuhn. Curricula. Textual Discursive Analysis.Chemistry teachingEpistemologyModern scienceThomas KuhnCurriculaTextual discursive analysisA pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, é preciso compreender que ideias relativas à ciência são ensinadas nas escolas, uma vez que elas influenciam a maneira como esses cidadãos, no futuro, se comportarão frente a problemas sociocientíficos. Como essas ideias surgem a partir de orientações curriculares oficiais elaboradas por órgãos governamentais, é de suma importância compreender as concepções epistemológicas presentes em orientações curriculares oficiais e currículos de sistemas de ensino, sendo este o objetivo desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, classificando-se os trechos relacionados ao tema conforme o pensamento de quatro filósofos: René Descartes, Francis Bacon, Auguste Comte e Thomas Kuhn, com o intuito de compreender se os princípios da educação científica para a cidadania são atendidos nesses documentos. Os resultados mostraram que esses princípios são contemplados apenas de forma parcial.The COVID-19 pandemic pointed how individual decision making can have a deep impact in society, especially if prescribed measures spread by scientific entities are not followed. Therefore, it is necessary to understand which ideas related to science are taught at school, once the influence the way those future citizens will behave facing socioscientific problems. As these ideas emerge from orientations elaborated by government agencies, it is of great importance to know the epistemological concepts are present in official curricula orientations and educational systems’ curricula, that being the objective of this work. To accomplish this goal, Textual Discursive Analysis was used, and the phrases related to the theme were classified according to the thoughts of four philosophers: René Descartes, Francis Bacon, Auguste Comte and Thomas Kuhn, in order to understand whether these documents accomplish the principles of science education for citizenship. The results obtained show that these principles are only partially approached.83 f.Guedes, Guilherme PereiraMachado, Bianca da CunhaSilva, Rafael Ferreira daNascimento, Ana Carolina Cellis do2022-10-21T13:31:26Z2022-10-21T13:31:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Carolina Cellis do. Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais. Niterói, 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26567CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-21T13:31:30Zoai:app.uff.br:1/26567Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-21T13:31:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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