Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Carolina Cellis do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26567
Resumo: A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, é preciso compreender que ideias relativas à ciência são ensinadas nas escolas, uma vez que elas influenciam a maneira como esses cidadãos, no futuro, se comportarão frente a problemas sociocientíficos. Como essas ideias surgem a partir de orientações curriculares oficiais elaboradas por órgãos governamentais, é de suma importância compreender as concepções epistemológicas presentes em orientações curriculares oficiais e currículos de sistemas de ensino, sendo este o objetivo desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, classificando-se os trechos relacionados ao tema conforme o pensamento de quatro filósofos: René Descartes, Francis Bacon, Auguste Comte e Thomas Kuhn, com o intuito de compreender se os princípios da educação científica para a cidadania são atendidos nesses documentos. Os resultados mostraram que esses princípios são contemplados apenas de forma parcial.
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