(In)certezas discursivas em tempos de crise pandêmica: entre pressupostos teóricos e aplicação didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Isadora Lepore
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25605
Resumo: Este trabalho, de caráter qualitativo, tem como fundamentação teórico-metodológica primordial a Análise Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, com base na qual esta pesquisa se propõe a refletir, de maneira ampla, sobre a construção discursiva da pandemia do novo coronavírus – sendo este o objeto de estudo eleito – em publicações midiáticas brasileiras. Face a isso, esta pesquisa leva em consideração, de modo mais específico, a suposta contradição entre certezas e incertezas que tem delineado a midiatização da pandemia neste período de crise generalizada, situado entre 2020 e 2021. Para que seja descortinada esta construção discursiva de contradição acerca da epidemia planetária, sobretudo no Brasil, o presente trabalho examina, mais detidamente, notícias jornalísticas – componentes do corpus principal do estudo – publicadas pelas revistas digitais Veja Saúde e CartaCapital. Para tanto, pauta-se sobre quatro expedientes linguístico-discursivos, sendo dois supostos instauradores de efeitos de sentido de certeza e outros dois, de incerteza, a saber: quantificadores definidos, fontes introdutoras do dito relatado, articuladores temporais de imprecisão e marcadores de impessoalidade. Além disso, a pesquisa objetiva analisar a noção de crise e seus respectivos aspectos situacionais, discursivos e semiolinguísticos em relação à construção discursiva da pandemia, flagrada nas mídias sob exame neste trabalho, dentro do panorama das (in)certezas mencionadas. Ademais, por se tratar de uma pesquisa de viés também aplicado, relativamente à integração entre análise de corpus do domínio midiático digital e promoção de capacidade leitora face à essa esfera do saber, tornou-se necessário a esse trabalho reconhecer e aprofundar a relação entre a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e alguns outros pressupostos teóricos sobre leitura, atinentes à compreensão de noções acerca de multiletramento, letramento midiático e letramento jornalístico. Nesse sentido, filiando-se a um trabalho que não se limitasse apenas à exploração teórica do corpus selecionado, são desenvolvidas, por fim, nesta dissertação, sugestões de possíveis atividades de leitura para a educação básica, levando em consideração o estudo feito.
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Para que seja descortinada esta construção discursiva de contradição acerca da epidemia planetária, sobretudo no Brasil, o presente trabalho examina, mais detidamente, notícias jornalísticas – componentes do corpus principal do estudo – publicadas pelas revistas digitais Veja Saúde e CartaCapital. Para tanto, pauta-se sobre quatro expedientes linguístico-discursivos, sendo dois supostos instauradores de efeitos de sentido de certeza e outros dois, de incerteza, a saber: quantificadores definidos, fontes introdutoras do dito relatado, articuladores temporais de imprecisão e marcadores de impessoalidade. Além disso, a pesquisa objetiva analisar a noção de crise e seus respectivos aspectos situacionais, discursivos e semiolinguísticos em relação à construção discursiva da pandemia, flagrada nas mídias sob exame neste trabalho, dentro do panorama das (in)certezas mencionadas. Ademais, por se tratar de uma pesquisa de viés também aplicado, relativamente à integração entre análise de corpus do domínio midiático digital e promoção de capacidade leitora face à essa esfera do saber, tornou-se necessário a esse trabalho reconhecer e aprofundar a relação entre a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e alguns outros pressupostos teóricos sobre leitura, atinentes à compreensão de noções acerca de multiletramento, letramento midiático e letramento jornalístico. Nesse sentido, filiando-se a um trabalho que não se limitasse apenas à exploração teórica do corpus selecionado, são desenvolvidas, por fim, nesta dissertação, sugestões de possíveis atividades de leitura para a educação básica, levando em consideração o estudo feito.This qualitative work is based on the Semiolinguistic Discourse Analysis by Patrick Charaudeau, based on which this research proposes to reflect, in a broad way, on the discursive construction of the pandemic of the new coronavirus - being this the chosen object of study – in Brazilian media publications. In view of this, this research considers, more specifically, the supposed contradiction between certainties and uncertainties, that has outlined the mediatization of the pandemic in this period of generalized crisis, situated between 2020 and 2021. In order to unveil this discursive construction of contradiction about the planetary epidemic, especially in Brazil, this work examines, in more details, journalistic news – components of the main corpus of the study – published by the digital magazines Veja Saúde and CartaCapital. To do so, it is based on four linguistic-discursive devices, two of which are supposed to establish the effects of a sense of certainty and the other two of uncertainty, namely: defined quantifiers, sources that introduce what is said, temporal articulators and impersonality markers. In addition, the research aims to analyze the notion of crisis and its respective situational, discursive and semiolinguistic aspects in relation to the discursive construction of the pandemic, caught in the media under examination in this work, within the panorama of the mentioned (un)certainties. Furthermore, because it is a research with an applied bias, regarding the integration between corpus analysis of the digital media domain and the promotion of reading capacity in the face of this sphere of knowledge, it became necessary for this work to recognize and deepen the relationship between the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis and some other theoretical assumptions about reading, related to the understanding of notions about multiliteracy, digital literacy and journalistic literacy. In this sense, as part of a work that was not limited to the theoretical exploration of the selected corpus, finally, in this dissertation, suggestions of possible reading activities for basic education are developed considering the study carried out.171 p.Ribeiro, Patrícia Ferreira NevesSantos, Adriano OliveiraSilva, Nadja Pattresi de Souza eCosta, Wagner Alexandre Santos daCoelho, Fabio André CardosoPinheiro, Isadora Lepore2022-07-07T12:43:06Z2022-07-07T12:43:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Isadora Lepore. (In)certezas discursivas em tempos de crise pandêmica: entre pressupostos teóricos e aplicação didática. 2022. 171 f. 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