Percepção do enfermeiro trainee acerca do processo ensino aprendizagem em um hospital de ensino da rede pública: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Vilza Aparecida Handan de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34700
Resumo: O processo ensino aprendizagem do enfermeiro recém-formado trainee a partir da sua inserção em um programa de treinamento em serviço no âmbito hospitalar de ensino é parti da estratégia de capacitação profissional na vida profissional é uma oportunidade de articular ensino serviço na obtenção da experiencia profissional; tendo como proposta promover a qualificação do enfermeiro recém-formado para atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionando, nestes espaços, desenvolver o conhecimento crítico-reflexivo ao vivenciar práticas significativas no processo de aprendizado profissional. Tem-se como Objetivo geral: Compreender como o enfermeiro trainee percebe o processo de ensino aprendizagem em uma unidade hospital de ensino da rede pública do município do Rio de Janeiro/RJ. E como Objetivos específicos: Descrever como os enfermeiros trainee percebem o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e analisar a luz de Merleau-Ponty como os enfermeiros trainee percebem e vivenciam o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e desenvolver um sistema web como uma ferramenta tecnológica de ensino aprendizagem e de interatividade contribuindo para a capacitação profissional do trainee. Metodologia: Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa um Hospital Municipal de Ensino e Saúde. Elencou- se como participantes do estudo os enfermeiros do programa de treinamento que tenham concluído cinquenta por cento (288) da carga horária exigida e devidamente registados no centro de estudos. O critério de exclusão aplicado aos participantes que não concluíram a carga horária exigida do programa de treinamento. Realizou-se a entrevista fenomenológica mediada pela seguinte questão norteadora: Como os enfermeiros trainee percebem o processo ensino aprendizagem no hospital de ensino? O tratamento dos dados ocorreu através da proposta metodológica de Amadeo Giorgi. Resultados: Os resultados mostram a importância do serviço de formação em saúde como fator relevante para a inserção na vida profissional do estudante de enfermagem recém-formado, com o fim de compreender e dar visibilidade ao processo de ensino aprendizagem, assim como incentivar outras instituições de saúde do SUS, constituindo novos espaços de saúde e serviço. Como instrumento de validação, foi desenvolvido um programa de formação on-line denominado Trainee Web (T WEB), proporcionando ao trainee a possibilidade de interatividade profissional entre pares com discussão de experiências como: clínicas práticas, protocolos padronizados para gerenciamento de serviços de enfermagem e atendimento de guias. Conclusão: Aprimorar as práticas assistenciais vivenciadas pelo trainee, assim o portfólio digital permitirá melhor aproveitamento como ferramenta de comunicação a distância, articulando o pensamento crítico reflexivo dos enfermeiros trainee aptos a atuar no SUS no atendimento à população.
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spelling Percepção do enfermeiro trainee acerca do processo ensino aprendizagem em um hospital de ensino da rede pública: um estudo fenomenológicoTrainee nurse's perception of the teaching-learning process in a public teaching hospital: a phenomenological studyPercepción de una enfermera en formación sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje en un hospital público universitario: un estudio fenomenológicoPerception par une infirmière stagiaire du processus d'enseignement-apprentissage dans un hôpital universitaire public: une étude phénoménologiqueAprendizagemEnsinoPercepçãoHospitais de EnsinoAprendizagemEnsinoPercepçãoHospitais de EnsinoLearningTeachingPerceptionTeaching HospitalsAprendiendoEnseñandoPercepciónHospitales DocentesApprentissageEnseignementPerceptionHôpitaux UniversitairesO processo ensino aprendizagem do enfermeiro recém-formado trainee a partir da sua inserção em um programa de treinamento em serviço no âmbito hospitalar de ensino é parti da estratégia de capacitação profissional na vida profissional é uma oportunidade de articular ensino serviço na obtenção da experiencia profissional; tendo como proposta promover a qualificação do enfermeiro recém-formado para atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionando, nestes espaços, desenvolver o conhecimento crítico-reflexivo ao vivenciar práticas significativas no processo de aprendizado profissional. Tem-se como Objetivo geral: Compreender como o enfermeiro trainee percebe o processo de ensino aprendizagem em uma unidade hospital de ensino da rede pública do município do Rio de Janeiro/RJ. E como Objetivos específicos: Descrever como os enfermeiros trainee percebem o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e analisar a luz de Merleau-Ponty como os enfermeiros trainee percebem e vivenciam o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e desenvolver um sistema web como uma ferramenta tecnológica de ensino aprendizagem e de interatividade contribuindo para a capacitação profissional do trainee. Metodologia: Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa um Hospital Municipal de Ensino e Saúde. Elencou- se como participantes do estudo os enfermeiros do programa de treinamento que tenham concluído cinquenta por cento (288) da carga horária exigida e devidamente registados no centro de estudos. O critério de exclusão aplicado aos participantes que não concluíram a carga horária exigida do programa de treinamento. Realizou-se a entrevista fenomenológica mediada pela seguinte questão norteadora: Como os enfermeiros trainee percebem o processo ensino aprendizagem no hospital de ensino? O tratamento dos dados ocorreu através da proposta metodológica de Amadeo Giorgi. Resultados: Os resultados mostram a importância do serviço de formação em saúde como fator relevante para a inserção na vida profissional do estudante de enfermagem recém-formado, com o fim de compreender e dar visibilidade ao processo de ensino aprendizagem, assim como incentivar outras instituições de saúde do SUS, constituindo novos espaços de saúde e serviço. Como instrumento de validação, foi desenvolvido um programa de formação on-line denominado Trainee Web (T WEB), proporcionando ao trainee a possibilidade de interatividade profissional entre pares com discussão de experiências como: clínicas práticas, protocolos padronizados para gerenciamento de serviços de enfermagem e atendimento de guias. Conclusão: Aprimorar as práticas assistenciais vivenciadas pelo trainee, assim o portfólio digital permitirá melhor aproveitamento como ferramenta de comunicação a distância, articulando o pensamento crítico reflexivo dos enfermeiros trainee aptos a atuar no SUS no atendimento à população.The teaching-learning process of newly graduated trainee nurses from their inclusion in an in- service training program in the teaching hospital context is part of the professional training strategy in professional life and is an opportunity to articulate service-teaching in obtaining professional experience; with the proposal to promote the qualification of newly graduated nurses to work within the scope of the Unified Health System (SUS) and providing, in these spaces, to develop critical-reflective knowledge by experiencing significant practices in the professional learning process. The general objective is: To understand how trainee nurses perceive the teaching-learning process in a public teaching hospital unit in the city of Rio de Janeiro/RJ. And as Specific objectives: Describe how trainee nurses perceive the teaching- learning process in a professional training program and analyze in the light of Merleau-Ponty how trainee nurses perceive and experience the teaching-learning process in a professional training program and develop a system web as a technological teaching-learning and interactivity tool contributing to the trainee's professional training. Methodology: This is a phenomenological, descriptive study with a qualitative approach, with a Municipal Teaching and Health Hospital as the research field. Study participants were nurses in the training program who had completed fifty percent (288) of the required workload and duly registered at the study center. The exclusion criteria was applied to participants who did not complete the required training program hours. A phenomenological interview was carried out mediated by the following guiding question: How do trainee nurses perceive the teaching-learning process in the teaching hospital? Data processing will occur using Amadeo Giorgi's methodological proposal. Results: The results show the importance of the health training service as a relevant factor for the insertion of newly graduated nursing students into the professional life, with the aim of understanding and giving visibility to the teaching-learning process, as well as encouraging other institutions health system of the SUS, creating new health and service spaces. As a validation instrument, an online training program called Trainee Web (T WEB) was developed, providing the trainee with the possibility of professional interactivity between peers with discussion of experiences such as: practical clinics, standardized protocols for managing nursing services and guide service. Conclusion: Improving the care practices experienced by the trainee, thus the digital portfolio will allow better use as a distance communication tool, articulating the reflective critical thinking of trainee nurses able to work in the SUS in serving the population.El proceso de enseñanza-aprendizaje del enfermero en formación recién egresado a partir de su inclusión en un programa de formación en servicio en el contexto hospitalario docente forma parte de la estrategia de formación profesional en la vida profesional y es una oportunidad para articular la enseñanza-servicio en la obtención de experiencia profesional; con la propuesta de promover la calificación de enfermeros recién graduados para actuar en el ámbito del Sistema Único de Salud (SUS) y previendo, en estos espacios, desarrollar conocimientos crítico- reflexivos, vivenciando prácticas significativas en el proceso de aprendizaje profesional. El objetivo general es: Comprender cómo perciben los estudiantes de enfermería el proceso de enseñanza-aprendizaje en una unidad hospitalaria pública docente de la ciudad de Río de Janeiro/RJ. Y como objetivos específicos: Describir cómo los estudiantes de enfermería perciben el proceso de enseñanza-aprendizaje en un programa de formación profesional y analizar a la luz de Merleau-Ponty cómo los estudiantes de enfermería perciben y viven el proceso de enseñanza-aprendizaje en un programa de formación profesional y desarrollar un sistema web. como herramienta tecnológica de enseñanza-aprendizaje e interactividad que contribuye a la formación profesional del aprendiz. Metodología: Se trata de un estudio fenomenológico, descriptivo, con enfoque cualitativo, teniendo como campo de investigación un Hospital Municipal Docente y de Salud, Los participantes del estudio fueron enfermeros en programa de formación que habían completado el cincuenta por ciento (288) de la carga de trabajo requerida y estaban debidamente registrados en el centro de estudio. Los criterios de exclusión se aplicaron a los participantes que no completaron las horas requeridas del programa de capacitación. Se realizó una entrevista fenomenológica mediada por la siguiente pregunta orientadora: ¿Cómo perciben los enfermeros en formación el proceso de enseñanza-aprendizaje en el hospital universitario? El procesamiento de los datos se realizará según la propuesta metodológica de Amadeo Giorgi. Resultados: Los resultados muestran la importancia del servicio de formación en salud como factor relevante para la inserción de los estudiantes recién egresados de enfermería a la vida profesional, con el objetivo de comprender y dar visibilidad al proceso de enseñanza-aprendizaje, así como incentivar a otras instituciones. sistema de salud del SUS, creando nuevos espacios de salud y servicios. Como instrumento de validación, se desarrolló un programa de capacitación en línea denominado Trainee Web (T WEB), brindando al aprendiz la posibilidad de interactividad profesional entre pares con discusión de experiencias tales como: clínicas prácticas, protocolos estandarizados para la gestión de servicios de enfermería y servicio de guía. Conclusión: Mejorar las prácticas de cuidado vividas por el aprendiz, así el portafolio digital permitirá un mejor uso como herramienta de comunicación a distancia, articulando el pensamiento crítico reflexivo de los enfermeros en formación capaces de actuar en el SUS en la atención a la población.O processus d'enseignement-apprentissage de l'infirmier stagiaire récemment diplômé, à partir de son intégration dans un programme de formation en service au sein d'un contexte hospitalier d'enseignement, fait partie de la stratégie de développement professionnel dans la vie professionnelle. C'est une opportunité d'articuler l'enseignement et le service pour acquérir de l'expérience professionnelle, avec pour objectif de promouvoir la qualification de l'infirmier récemment diplômé pour intervenir dans le cadre du système de santé public (SUS) et de permettre, dans ces espaces, le développement de la connaissance critique-réflexive lors de l'expérience de pratiques significatives dans le processus d'apprentissage professionnel. L'objectif général est de comprendre comment l'infirmier stagiaire perçoit le processus d'enseignement-apprentissage dans une unité hospitalière d'enseignement du réseau public de la municipalité de Rio de Janeiro/RJ. Les objectifs spécifiques sont de décrire comment les infirmiers stagiaires perçoivent le processus d'enseignement-apprentissage dans un programme de formation professionnelle, d'analyser à la lumière de Merleau-Ponty comment les infirmiers stagiaires perçoivent et vivent le processus d'enseignement-apprentissage dans un programme de formation professionnelle, et de développer un système web en tant qu'outil technologique d'enseignement-apprentissage et d'interactivité contribuant à la formation professionnelle du stagiaire. La méthodologie adoptée est une étude phénoménologique, descriptive avec une approche qualitative, menée dans un Hôpital Municipal d'Enseignement et de Santé. Les participants à l'étude sont les infirmiers du programme de formation ayant terminé cinquante pour cent (288) de la charge horaire requise et dûment enregistrés au centre d'études. Les participants n'ayant pas achevé la charge horaire requise du programme de formation ont été exclus. L'entrevue phénoménologique a été menée avec la question directrice suivante : Comment les infirmiers stagiaires perçoivent-ils le processus d'enseignement-apprentissage à l'hôpital d'enseignement ? Le traitement des données a suivi la méthodologie proposée par Amadeo Giorgi. Les résultats mettent en évidence l'importance du service de formation en santé comme un facteur significatif pour l'intégration du récent diplômé en soins infirmiers dans la vie professionnelle, dans le but de comprendre et de donner de la visibilité au processus d'enseignement-apprentissage, tout en encourageant d'autres institutions de santé du SUS à créer de nouveaux espaces de santé et de service. En guise de validation, un programme de formation en ligne appelé Trainee Web (T WEB) a été développé, offrant au stagiaire la possibilité d'une interactivité professionnelle entre pairs avec la discussion d'expériences telles que les pratiques cliniques, les protocoles standardisés pour la gestion des services infirmiers et le suivi des directives. En conclusion, l'amélioration des pratiques de soins vécues par le stagiaire, ainsi que le portfolio numérique, permettront une meilleure utilisation comme outil de communication à distance, favorisant la pensée critique réflexive des infirmiers stagiaires aptes à travailler dans le SUS pour répondre aux besoins de la population.116 f.Silva, Rose Mary Costa Rosa Andradehttp://lattes.cnpq.br/1669330469408012Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Bulnes, Amélia Marina MorillaPereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Ramirez, Esther JustinaRefrande, Sueli Mariahttp://lattes.cnpq.br/8744366673149440http://lattes.cnpq.br/9157251355288555Deus, Vilza Aparecida Handan de2024-09-16T13:29:13Z2024-09-16T13:29:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do enfermeiro trainee acerca do processo ensino aprendizagem em um hospital de ensino da rede pública: um estudo fenomenológico. 2023. 116 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34700CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-16T13:29:17Zoai:app.uff.br:1/34700Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-16T13:29:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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