Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Vitor Souza Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125
Resumo: O objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano.
id UFF-2_747387082c6960549a194aba9a34eade
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25125
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luzRaio XEnsino aprendizagemÂmbito científicoEnsino por investigaçãoFísica modernaEnsino médioEnsino por investigaçãoExperimentalProdução intelectualX-rayTeaching-learningscientific scopeTeaching by investigationO objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano.The objective of this work is to provide an educational practice that contextualizes and uses technologies applied in the study of electromagnetic waves, specifically the X-rays, a concept contemplated in Modern and Contemporary Physics. It also seeks to promote a critical and detailed knowledge about the emergence of X-rays, their applications and importance today. Using an investigative approach, in order to develop critical and social intuition, in addition to rethinking the teaching-learning process, several didactic-methodological possibilities are sought that could add and contribute to the quality of Basic Education in resonance with the Curricular Guidelines. The present proposal approaches the use of X-ray diffraction experiments as an investigative technique. Students will attend a university and experience the daily life of a scientist. From this experimental practice, it was noticed a great increase in the interest and participation of students in the curricular component of Physics, as well as in the concepts covered in Modern Physics. The work also briefly comments on the possibility of high school students to attend this academic environment, through the implementation of scholarships, such as scientific pre-initiation. Another no less important idea is to try to make students understand that Science is not something ready and finished, because, since the discovery of X-Rays to the present day, much has evolved and the same is present with several actions in our daily lives.37 fFreitas, Daniele Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/6929990894018084Saguia, Andreia Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/3395423149193260Souza, Reinaldo Faria de Melo ehttp://lattes.cnpq.br/4360467987382555Candela, Dalber Ruben Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/3188784816287487Barreto, Vitor Souza Cruz2022-06-03T22:11:09Z2022-06-03T22:11:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T22:11:12Zoai:app.uff.br:1/25125Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:04.937389Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
title Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
spellingShingle Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
Barreto, Vitor Souza Cruz
Raio X
Ensino aprendizagem
Âmbito científico
Ensino por investigação
Física moderna
Ensino médio
Ensino por investigação
Experimental
Produção intelectual
X-ray
Teaching-learning
scientific scope
Teaching by investigation
title_short Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
title_full Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
title_fullStr Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
title_full_unstemmed Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
title_sort Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
author Barreto, Vitor Souza Cruz
author_facet Barreto, Vitor Souza Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Daniele Cristina Silva de
http://lattes.cnpq.br/6929990894018084
Saguia, Andreia Mendonça
http://lattes.cnpq.br/3395423149193260
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
http://lattes.cnpq.br/4360467987382555
Candela, Dalber Ruben Sanchez
http://lattes.cnpq.br/3188784816287487
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Vitor Souza Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Raio X
Ensino aprendizagem
Âmbito científico
Ensino por investigação
Física moderna
Ensino médio
Ensino por investigação
Experimental
Produção intelectual
X-ray
Teaching-learning
scientific scope
Teaching by investigation
topic Raio X
Ensino aprendizagem
Âmbito científico
Ensino por investigação
Física moderna
Ensino médio
Ensino por investigação
Experimental
Produção intelectual
X-ray
Teaching-learning
scientific scope
Teaching by investigation
description O objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03T22:11:09Z
2022-06-03T22:11:09Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125
identifier_str_mv BARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823641141182464