Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano. |
id |
UFF-2_747387082c6960549a194aba9a34eade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25125 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luzRaio XEnsino aprendizagemÂmbito científicoEnsino por investigaçãoFísica modernaEnsino médioEnsino por investigaçãoExperimentalProdução intelectualX-rayTeaching-learningscientific scopeTeaching by investigationO objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano.The objective of this work is to provide an educational practice that contextualizes and uses technologies applied in the study of electromagnetic waves, specifically the X-rays, a concept contemplated in Modern and Contemporary Physics. It also seeks to promote a critical and detailed knowledge about the emergence of X-rays, their applications and importance today. Using an investigative approach, in order to develop critical and social intuition, in addition to rethinking the teaching-learning process, several didactic-methodological possibilities are sought that could add and contribute to the quality of Basic Education in resonance with the Curricular Guidelines. The present proposal approaches the use of X-ray diffraction experiments as an investigative technique. Students will attend a university and experience the daily life of a scientist. From this experimental practice, it was noticed a great increase in the interest and participation of students in the curricular component of Physics, as well as in the concepts covered in Modern Physics. The work also briefly comments on the possibility of high school students to attend this academic environment, through the implementation of scholarships, such as scientific pre-initiation. Another no less important idea is to try to make students understand that Science is not something ready and finished, because, since the discovery of X-Rays to the present day, much has evolved and the same is present with several actions in our daily lives.37 fFreitas, Daniele Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/6929990894018084Saguia, Andreia Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/3395423149193260Souza, Reinaldo Faria de Melo ehttp://lattes.cnpq.br/4360467987382555Candela, Dalber Ruben Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/3188784816287487Barreto, Vitor Souza Cruz2022-06-03T22:11:09Z2022-06-03T22:11:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T22:11:12Zoai:app.uff.br:1/25125Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:04.937389Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
title |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
spellingShingle |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz Barreto, Vitor Souza Cruz Raio X Ensino aprendizagem Âmbito científico Ensino por investigação Física moderna Ensino médio Ensino por investigação Experimental Produção intelectual X-ray Teaching-learning scientific scope Teaching by investigation |
title_short |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
title_full |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
title_fullStr |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
title_full_unstemmed |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
title_sort |
Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz |
author |
Barreto, Vitor Souza Cruz |
author_facet |
Barreto, Vitor Souza Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Daniele Cristina Silva de http://lattes.cnpq.br/6929990894018084 Saguia, Andreia Mendonça http://lattes.cnpq.br/3395423149193260 Souza, Reinaldo Faria de Melo e http://lattes.cnpq.br/4360467987382555 Candela, Dalber Ruben Sanchez http://lattes.cnpq.br/3188784816287487 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Vitor Souza Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raio X Ensino aprendizagem Âmbito científico Ensino por investigação Física moderna Ensino médio Ensino por investigação Experimental Produção intelectual X-ray Teaching-learning scientific scope Teaching by investigation |
topic |
Raio X Ensino aprendizagem Âmbito científico Ensino por investigação Física moderna Ensino médio Ensino por investigação Experimental Produção intelectual X-ray Teaching-learning scientific scope Teaching by investigation |
description |
O objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-03T22:11:09Z 2022-06-03T22:11:09Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Vitor Souza Cruz. Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823641141182464 |