O curso normal em nível médio como espaço de formação do professor: processos de construção da identidade docente e experiências formativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15152 |
Resumo: | A formação de professores ocupa um lugar de discussão na história da educação em vários países do mundo e no Brasil não é diferente. Revisitar a história da formação de professores nos permite contextualizar a Escola Normal e, dessa forma, apresentar sua trajetória política e formativa, bem como relacionar os marcos legais e documentais que possibilitam a sua existência até os dias atuais. As Escolas Normais surgem na França, no final do século XVII e, somente no final do século XVIII, elas são institucionalizadas. Em consonância com este movimento, no Brasil, a primeira Escola Normal é instituída em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 1835. É nesta escola que surgem os primeiros movimentos em defesa de políticas públicas para a formação de professores. Até hoje ela está em atividade com o nome de Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) e oferece, em nível médio, o Curso Normal, voltado para a formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo tem, entre seus objetivos, compreender as experiências formativas descritas nos memoriais escolares elaborados pelos alunos do terceiro ano do Curso Normal, buscando analisar os processos de construção da identidade docente. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como aporte metodológico as narrativas (auto)biográficas. Portanto, busca suscitar uma discussão sobre o processo de formação e construção da identidade docente do futuro professor desenvolvido no Curso Normal. A análise empreendida nesta investigação, ancorada na literatura sobre formação de professores, revela que ao narrarem suas trajetórias os/as normalistas expressam suas emoções, suas percepções sobre a identidade docente e sobre como se reconhecem como professores. Destaca-se a contribuição do Curso Normal para o processo de formação profissional e identitário |
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O curso normal em nível médio como espaço de formação do professor: processos de construção da identidade docente e experiências formativasCurso normalFormação de professoresIdentidade docenteFormação de professorIdentidadeTeacher training courseTeacher trainingTeaching identityA formação de professores ocupa um lugar de discussão na história da educação em vários países do mundo e no Brasil não é diferente. Revisitar a história da formação de professores nos permite contextualizar a Escola Normal e, dessa forma, apresentar sua trajetória política e formativa, bem como relacionar os marcos legais e documentais que possibilitam a sua existência até os dias atuais. As Escolas Normais surgem na França, no final do século XVII e, somente no final do século XVIII, elas são institucionalizadas. Em consonância com este movimento, no Brasil, a primeira Escola Normal é instituída em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 1835. É nesta escola que surgem os primeiros movimentos em defesa de políticas públicas para a formação de professores. Até hoje ela está em atividade com o nome de Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) e oferece, em nível médio, o Curso Normal, voltado para a formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo tem, entre seus objetivos, compreender as experiências formativas descritas nos memoriais escolares elaborados pelos alunos do terceiro ano do Curso Normal, buscando analisar os processos de construção da identidade docente. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como aporte metodológico as narrativas (auto)biográficas. Portanto, busca suscitar uma discussão sobre o processo de formação e construção da identidade docente do futuro professor desenvolvido no Curso Normal. A análise empreendida nesta investigação, ancorada na literatura sobre formação de professores, revela que ao narrarem suas trajetórias os/as normalistas expressam suas emoções, suas percepções sobre a identidade docente e sobre como se reconhecem como professores. Destaca-se a contribuição do Curso Normal para o processo de formação profissional e identitárioThe Teacher Training Course holds an especial place of discussion in the history of education all over the world and Brazil is not an exception. Revisiting the history of teacher education allows us to contextualize the Teacher Training School and, therefore, to present its political and formative trajectory, as well as to relate the legal and documentary milestones that make possible its existence up to the present day. Teacher Training Schools appeared in France at the end of the 17th century, and only at the end of the 18th century the Teacher Training Schools were institutionalized. In line with this movement, in Brazil, the first Teacher Training School was set up in Niterói, in the State of Rio de Janeiro, in 1835. In this school the first movements in defense of public policies for training teachers in primary education appear. Up to the present, it has been in operation under the name of “Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho” (IEPIC) and offers, at an intermediate level, the Teacher Training Course, aimed at pre-school education and early basic education. This study has among other objectives to understand the formative experiences described in the school memorials produced by the students of the final year of the Teacher Training Course, in the middle level, seeking to analyse the processes the teaching identity construction. This qualitative research has auto-biographical narratives as methodological input. Therefore, it seeks to elicit a discussion on the process of formation and construction of the teacher identity of the future teacher developed in the Teacher Training Course, in the middle level. The analysis undertaken in this research, based on the literature on teacher training, reveals that by telling their trajectories, normalists express their emotions, their perceptions about teacher identity, as teachers are acknowledge. It is highlighted the Teacher Training Course contribution to the process of professional and identity formation138 f.Araújo, Flávia Monteiro de BarrosNajjar, Jorge Nassim VieiraMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreRojas, Angelina AccettaFonseca, Marisa Cardoso de Luca2020-10-07T13:00:26Z2020-10-07T13:00:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Marisa Cardoso de Luca. 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