O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Ivan Araujo, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487
Resumo: Orientador: Adriana Vitorino Rossi
id UNICAMP-30_2ca1b8044d3185c195d03ffc11ef75ec
oai_identifier_str oai::1094751
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  The public school teacher inserted in a training program   : contribuitions to motivation, identity construction and teaching practice in the context of PIBID - UNICAMP  Professores - FormaçãoIdentidadeSaberes do docenteTeachers - Training ofIdentityTeacher knowledgeOrientador: Adriana Vitorino RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ¿ PIBID, da CAPES, coloca o professor supervisor em um importante papel de formador de futuros professores. Neste programa, o professor da universidade precisa interagir mais com a escola pública, o que não é frequente em outros programas de formação. Considerando-se o pequeno número de dissertações e teses que focam o professor supervisor do PIBID, a necessidade de investigar sua prática profissional inserido neste programa e os desafios que se impõem no espaço escolar, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar se, na interação da UNICAMP com a escola houve contribuições para que os professores se motivassem, como isso ocorreu e se essa interação favoreceu (ou não) sua prática profissional e a construção de sua identidade.A metodologia utilizada foi estudo de caso com foco no professor supervisor de subprojetos do PIBID na UNICAMP. Os dados foram coletados principalmente em entrevistas com os professores supervisores e coordenadores de área de cinco subprojetos (Edital 2013- 03/14 a 02/2018), bem como com os coordenadores de gestão do PIBID UNICAMP. A análise dos dados ocorreu por meio da análise textual discursiva, com ajuda do recurso nuvem de palavras, utilizando-se referenciais teóricos à luz da Teoria da Autodeterminação, identidade profissional e saberes docentes. Sugerimos que os professores supervisores entrevistados estejam em sua entrada e permanência no PIBID, nos estilos regulatórios extrínseco identificado e extrínseco integrado. Dos 11 supervisores entrevistados, só dois apontaram a importância da bolsa. A falta de status e vínculo e o isolamento dos professores os levaram a participar e colaborar em um programa que os aproximou da universidade em um nível de intensidade maior do que o interesse pela bolsa. Das atividades realizadas, destacamos a experimentação na disciplina de Química lecionada por dois supervisores. Neste caso, a partir de oficinas, feiras de ciências, aulas experimentais e investigativas, os estudantes aprenderam os saberes disciplinares da Química, principalmente relacionados à química orgânica e ao equilíbrio químico. Os professores supervisores relataram a atualização de seus conhecimentos a partir da interação com os saberes de formação profissional provenientes da Universidade, o que sugere o atendimento da necessidade psicológica de competência. Identificamos alguns saberes importantes para a construção da identidade docente como os experienciais: o aprender a gostar dos colegas, o ato de ouvir, o respeito, o diálogo, a ajuda mútua, a amizade e o vínculo criado no PIBID que também podem ter contribuído para a satisfação da necessidade psicológica de pertencimento à escola e ao programa. A reflexão na e sobre a prática favoreceu a autonomia profissional dos supervisores, a ponto destes professores refletirem sobre como estão formando os licenciandos bolsistas. Verificamos, por meio dessas reflexões, produção de espaços constantes de vivência e oficinas, indicativos de que as necessidades psicológicas de autonomia, pertencimento e competência podem ter sido atendidas. Além disso, foram estabelecidos ambientes de formação nas escolas dos professores supervisores entrevistados e houve favorecimento de suas práticas, construção de saberes e identidade no sentido de ajudá-los a superarem os desafios da carreira, rompendo a distância universidade-escolaAbstract: The Institutional Program Teaching Initiation Scholarship (PIBID) places the supervising teacher in an important role as teacher trainer for future teachers. In this program, the university professor needs to interact more with the public school, which is not frequent in other training programs. Considering the low number of dissertations and theses that focus on the teacher supervisor of PIBID, the need to investigate their professional practice inserted in this program and the challenges that are imposed on the school space, the general objective of this research was to investigate whether in the interaction of the UNICAMP with the school, there were contributions to motivate teachers, how this occurred and whether this interaction favored (or not) their professional practice and the construction of their identity. The methodology used was a case study with a focus on the subproject supervisor of PIBID at UNICAMP. The data were collected mainly in interviews with supervisors teachers and area coordinators of five subprojects (Edital 2013- 03/14 to 02/2018) as well as with the coordinators of PIBID UNICAMP. The analysis of the data occurred through the discursive textual analysis, with the help of the word cloud resource, using theoretical references in the light of the Self-Determination Theory, professional identity and teacher knowledge. We suggest that the supervising teachers interviewed should be entering and staying in PIBID, in the extrinsic regulatory styles identified or extrinsic integrated. Of the 11 supervisors interviewed, only two pointed out the importance of the scholarship. The lack of status and bonding and the isolation of teachers led us to participate and collaborate in a program that brought them closer to the university at a level of intensity greater than the interest in the scholarship. Of the activities carried out, we highlight the experimentation in Chemistry taught by two supervisors. In this case, from workshops, science fairs, experimental and investigative classes, students learned the disciplinary knowledge of Chemistry, mainly related to organic chemistry and chemical equilibrium. Supervising teachers reported the updating of their knowledge from the interaction with the knowledge of vocational training coming from the University, which answered the psychological need for competence. We identified some important knowledge for the construction of the teaching identity as the experiential ones: learning to like colleagues, listening, respect, dialogue, mutual help, friendship and the bond created in PIBID contributed to the satisfaction of the need of school and the program. The reflection in and on the practice favored the professional autonomy of the supervisors, to the point that these teachers reflect on how they are forming the scholars' graduates. We verified through these reflections, the production of constant living spaces and workshops, indicating that the psychological need for autonomy, belonging and competence may have been answered. Besides, environments of formation were stablished and there were favoring of their practices, knowledge and identity construction in the sense of helping them to overcome the challenges of the career and breaking the university-school distanceDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Rossi, Adriana Vitorino, 1965-Pinto Neto, Pedro da CunhaOliveira, Samuel Rocha deFerreira, Luiz HenriqueCôrrea, Thiago Henrique BarnabéUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariano, Ivan Araujo, 1988-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487MARIANO, Ivan Araujo. O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  . 2019. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094751Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-11T15:55:30Zoai::1094751Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-11T15:55:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
The public school teacher inserted in a training program   : contribuitions to motivation, identity construction and teaching practice in the context of PIBID - UNICAMP  
title O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
spellingShingle O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
Mariano, Ivan Araujo, 1988-
Professores - Formação
Identidade
Saberes do docente
Teachers - Training of
Identity
Teacher knowledge
title_short O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
title_full O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
title_fullStr O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
title_full_unstemmed O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
title_sort O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  
author Mariano, Ivan Araujo, 1988-
author_facet Mariano, Ivan Araujo, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Adriana Vitorino, 1965-
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Oliveira, Samuel Rocha de
Ferreira, Luiz Henrique
Côrrea, Thiago Henrique Barnabé
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Ivan Araujo, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Identidade
Saberes do docente
Teachers - Training of
Identity
Teacher knowledge
topic Professores - Formação
Identidade
Saberes do docente
Teachers - Training of
Identity
Teacher knowledge
description Orientador: Adriana Vitorino Rossi
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487
MARIANO, Ivan Araujo. O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  . 2019. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487
identifier_str_mv MARIANO, Ivan Araujo. O professor da escola pública inserido em um programa de formação   : contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID - UNICAMP  . 2019. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637487. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094751
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1825951804389588992