Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490 |
Resumo: | Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade |
id |
UFF-2_79452a4ba640928a236bd84330cc2292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11490 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadoraConstrutivismo (Educação)EletrônicaAprendizagem por atividadesMaterial didáticoEnsino de físicaEnsino de físicaEletrônicaConstrutivismo (Educação)Aprendizagem por atividadesMaterial didáticoConstructivismo (Educación)ElectrónicaAprendizaje por actividadesMaterial didácticoEnseñanza de físicaAo longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedadeDurante los últimos cuarenta años, los investigadores en enseñanza de Física han demostrado la importancia y la necesidad de realizar y actualizar los enfoques experimentales para atraer el interés de los estudiantes de educación básica para el estudio de esta disciplina. La actualización concierne a la utilización de materiales derivados de los avances tecnológicos, como ocurrió en la informática y electrónica. Este trabajo tiene como objetivo discutir la forma como ha sido y puede ser abordada la enseñanza de Física con énfasis en las actividades prácticas/experimentales. Se señalan las medidas gubernamentales destinadas a mejorar la enseñanza/aprendizaje, tales como el desarrollo del Plan de Curriculum Mínimo - 2012 del Estado de Rio de Janeiro (RJ), por ejemplo, y desarrolla una opinión crítica sobre los conceptos erróneos acerca de la Física asociada exclusivamente a las matemáticas y el desarrollo de las actividades experimentales limitadas a un laboratorio estructurado; una pronta reflexión sobre el proceso de formación de los docentes también se llevó a cabo. Además, un nuevo método se presenta, que utiliza recursos (componentes y dispositivos) para ayudar en el montaje de kits electrónicos de bajo costo y que permiten la contextualización de los contenidos de Física. Esta metodología fue aplicada en una escuela pública en Rio de Janeiro, donde se concluyó que la práctica de un diálogo político constructivo es esencial para la formación de sujetos críticos y activos en la sociedadCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deVenezuela, Pedro Paulo de MelloCosta, Samir Santos2019-09-26T19:31:05Z2019-09-26T19:31:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:16:41Zoai:app.uff.br:1/11490Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:40.706414Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
title |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
spellingShingle |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora Costa, Samir Santos Construtivismo (Educação) Eletrônica Aprendizagem por atividades Material didático Ensino de física Ensino de física Eletrônica Construtivismo (Educação) Aprendizagem por atividades Material didático Constructivismo (Educación) Electrónica Aprendizaje por actividades Material didáctico Enseñanza de física |
title_short |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
title_full |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
title_fullStr |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
title_full_unstemmed |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
title_sort |
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora |
author |
Costa, Samir Santos |
author_facet |
Costa, Samir Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Almeida, Lucia da Cruz de Venezuela, Pedro Paulo de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Samir Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo (Educação) Eletrônica Aprendizagem por atividades Material didático Ensino de física Ensino de física Eletrônica Construtivismo (Educação) Aprendizagem por atividades Material didático Constructivismo (Educación) Electrónica Aprendizaje por actividades Material didáctico Enseñanza de física |
topic |
Construtivismo (Educação) Eletrônica Aprendizagem por atividades Material didático Ensino de física Ensino de física Eletrônica Construtivismo (Educação) Aprendizagem por atividades Material didático Constructivismo (Educación) Electrónica Aprendizaje por actividades Material didáctico Enseñanza de física |
description |
Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-09-26T19:31:05Z 2019-09-26T19:31:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490 |
identifier_str_mv |
COSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554673508352 |