Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Samir Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490
Resumo: Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade
id UFF-2_79452a4ba640928a236bd84330cc2292
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11490
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadoraConstrutivismo (Educação)EletrônicaAprendizagem por atividadesMaterial didáticoEnsino de físicaEnsino de físicaEletrônicaConstrutivismo (Educação)Aprendizagem por atividadesMaterial didáticoConstructivismo (Educación)ElectrónicaAprendizaje por actividadesMaterial didácticoEnseñanza de físicaAo longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedadeDurante los últimos cuarenta años, los investigadores en enseñanza de Física han demostrado la importancia y la necesidad de realizar y actualizar los enfoques experimentales para atraer el interés de los estudiantes de educación básica para el estudio de esta disciplina. La actualización concierne a la utilización de materiales derivados de los avances tecnológicos, como ocurrió en la informática y electrónica. Este trabajo tiene como objetivo discutir la forma como ha sido y puede ser abordada la enseñanza de Física con énfasis en las actividades prácticas/experimentales. Se señalan las medidas gubernamentales destinadas a mejorar la enseñanza/aprendizaje, tales como el desarrollo del Plan de Curriculum Mínimo - 2012 del Estado de Rio de Janeiro (RJ), por ejemplo, y desarrolla una opinión crítica sobre los conceptos erróneos acerca de la Física asociada exclusivamente a las matemáticas y el desarrollo de las actividades experimentales limitadas a un laboratorio estructurado; una pronta reflexión sobre el proceso de formación de los docentes también se llevó a cabo. Además, un nuevo método se presenta, que utiliza recursos (componentes y dispositivos) para ayudar en el montaje de kits electrónicos de bajo costo y que permiten la contextualización de los contenidos de Física. Esta metodología fue aplicada en una escuela pública en Rio de Janeiro, donde se concluyó que la práctica de un diálogo político constructivo es esencial para la formación de sujetos críticos y activos en la sociedadCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deVenezuela, Pedro Paulo de MelloCosta, Samir Santos2019-09-26T19:31:05Z2019-09-26T19:31:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:16:41Zoai:app.uff.br:1/11490Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:40.706414Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
title Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
spellingShingle Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
Costa, Samir Santos
Construtivismo (Educação)
Eletrônica
Aprendizagem por atividades
Material didático
Ensino de física
Ensino de física
Eletrônica
Construtivismo (Educação)
Aprendizagem por atividades
Material didático
Constructivismo (Educación)
Electrónica
Aprendizaje por actividades
Material didáctico
Enseñanza de física
title_short Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
title_full Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
title_fullStr Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
title_full_unstemmed Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
title_sort Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
author Costa, Samir Santos
author_facet Costa, Samir Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Almeida, Lucia da Cruz de
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Samir Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo (Educação)
Eletrônica
Aprendizagem por atividades
Material didático
Ensino de física
Ensino de física
Eletrônica
Construtivismo (Educação)
Aprendizagem por atividades
Material didático
Constructivismo (Educación)
Electrónica
Aprendizaje por actividades
Material didáctico
Enseñanza de física
topic Construtivismo (Educação)
Eletrônica
Aprendizagem por atividades
Material didático
Ensino de física
Ensino de física
Eletrônica
Construtivismo (Educação)
Aprendizagem por atividades
Material didático
Constructivismo (Educación)
Electrónica
Aprendizaje por actividades
Material didáctico
Enseñanza de física
description Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-09-26T19:31:05Z
2019-09-26T19:31:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490
identifier_str_mv COSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823554673508352