Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1850
Resumo: Nesse trabalho é realizada uma discussão epistemológica sobre o campo de formação de professores como pesquisa nos cotidianos escolares. Apresento especificamente um currículo por mim vivenciado quando aluna no início da graduação do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em 2010, que se difere da forma curricular habitualmente utilizada nos cursos de formação de professores. Essa reformulação curricular desdobrou-se de uma proposta curricular iniciada em 1992 e que emergiu sob outro olhar acerca da produção de conhecimento distinguindo-se por sua estrutura e modo como concebe as práticas e percursos formativos dos professores. A partir das experiências como aluna e bolsista de iniciação científica no decurso de minha graduação, de entrevistas com professoras e análise documental, exercito uma compreensão acerca de como o currículo influenciou minha formação e em suas práticas e narrativas, bem como a produção de suas subjetividades e seus saberes, que apontam para uma leitura do que é e pode ser um professor
id UFF-2_7998b8fd7b5b46c020732b9b48c41ea5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1850
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentesFormação de professoresEstudos do cotidianoEpistemologiaFormação de professorCotidianoEpistemologiaTeacher educationQuotidianEpistemologyNesse trabalho é realizada uma discussão epistemológica sobre o campo de formação de professores como pesquisa nos cotidianos escolares. Apresento especificamente um currículo por mim vivenciado quando aluna no início da graduação do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em 2010, que se difere da forma curricular habitualmente utilizada nos cursos de formação de professores. Essa reformulação curricular desdobrou-se de uma proposta curricular iniciada em 1992 e que emergiu sob outro olhar acerca da produção de conhecimento distinguindo-se por sua estrutura e modo como concebe as práticas e percursos formativos dos professores. A partir das experiências como aluna e bolsista de iniciação científica no decurso de minha graduação, de entrevistas com professoras e análise documental, exercito uma compreensão acerca de como o currículo influenciou minha formação e em suas práticas e narrativas, bem como a produção de suas subjetividades e seus saberes, que apontam para uma leitura do que é e pode ser um professorIn this work is carried out an epistemological discussion about the teacher training and as a research of the rotines of the schools. I show especifically a resume that I experienced when I was student at the beginning of the course of graduation of Pedagogy of the Institute of Education of Angra of Kings the UFF in 2010, which differs from the curriculum so commonly used in teacher training courses. This curriculum reformulation unfolded of a curriculum proposal that started in 1992 and emerged under another look on the production of knowledge. She is different by their structure and by the form that she conceives the practices and the formative process of teachers. From experiences as student and scholarship of scientific initiation in the course, of interviews with teachers and document analysis, I exercise an understanding about how the curriculum influenced my training and in their practices and narrative as well as the production of their subjectivities and their knowledge, pointing to a reading of what is and can be a teacherAngra dos ReisMarton, Silmara LídiaCraveiro, Clarissa BastosRibeiro, William de GoesSilva, Andrelle Monteiro de Andrade da2016-07-04T16:36:49Z2016-07-04T16:36:49Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1850Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T19:20:03Zoai:app.uff.br:1/1850Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:03.336307Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
title Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
spellingShingle Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
Formação de professores
Estudos do cotidiano
Epistemologia
Formação de professor
Cotidiano
Epistemologia
Teacher education
Quotidian
Epistemology
title_short Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
title_full Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
title_fullStr Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
title_full_unstemmed Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
title_sort Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
author Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
author_facet Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marton, Silmara Lídia
Craveiro, Clarissa Bastos
Ribeiro, William de Goes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estudos do cotidiano
Epistemologia
Formação de professor
Cotidiano
Epistemologia
Teacher education
Quotidian
Epistemology
topic Formação de professores
Estudos do cotidiano
Epistemologia
Formação de professor
Cotidiano
Epistemologia
Teacher education
Quotidian
Epistemology
description Nesse trabalho é realizada uma discussão epistemológica sobre o campo de formação de professores como pesquisa nos cotidianos escolares. Apresento especificamente um currículo por mim vivenciado quando aluna no início da graduação do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em 2010, que se difere da forma curricular habitualmente utilizada nos cursos de formação de professores. Essa reformulação curricular desdobrou-se de uma proposta curricular iniciada em 1992 e que emergiu sob outro olhar acerca da produção de conhecimento distinguindo-se por sua estrutura e modo como concebe as práticas e percursos formativos dos professores. A partir das experiências como aluna e bolsista de iniciação científica no decurso de minha graduação, de entrevistas com professoras e análise documental, exercito uma compreensão acerca de como o currículo influenciou minha formação e em suas práticas e narrativas, bem como a produção de suas subjetividades e seus saberes, que apontam para uma leitura do que é e pode ser um professor
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04T16:36:49Z
2016-07-04T16:36:49Z
2016-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1850
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1850
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823636372258816