O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368 |
Resumo: | O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química |
id |
UFF-2_79b134608d296e74baf98b6b18ff6c8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11368 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexõesLivro didáticoEquilíbrio químicoEnsino de químicaEnsino de químicaEquilíbrio químicoLivro didáticoPrograma nacional do livro didáticoO tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de químicaThe chemical equilibrium topic is related to numerous chemical contents, such as thermochemistry and chemical kinetics. This is a fundamental concept for better understanding important issues such as oxidation, acid-base and precipitation reactions. Given the relevance of the topic in question, it is of the utmost importance that the textbook used be clear, with coherent analogies and appropriate figures. This paper aims to analyze how the concept of chemical equilibrium is being treated in high school textbooks, especially those selected by the National Book and Teaching Material Program in 2018. For this, the National Curricular Parameters will be used and the opinion of the professionals who use such books in the classroom. Such an analysis is essential, since the textbook constitutes one of the main tools used in the teaching work of chemistryMarques, Marcelo MonteiroMiranda, Gisele dos SantosMelendez, Luana BacellarPascoal, Stefany Lídia Alves de Souza2019-09-20T15:45:07Z2019-09-20T15:45:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:30:58Zoai:app.uff.br:1/11368Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:11.954578Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
title |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
spellingShingle |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza Livro didático Equilíbrio químico Ensino de química Ensino de química Equilíbrio químico Livro didático Programa nacional do livro didático |
title_short |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
title_full |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
title_fullStr |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
title_full_unstemmed |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
title_sort |
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões |
author |
Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza |
author_facet |
Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Marcelo Monteiro Miranda, Gisele dos Santos Melendez, Luana Bacellar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Equilíbrio químico Ensino de química Ensino de química Equilíbrio químico Livro didático Programa nacional do livro didático |
topic |
Livro didático Equilíbrio químico Ensino de química Ensino de química Equilíbrio químico Livro didático Programa nacional do livro didático |
description |
O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-09-20T15:45:07Z 2019-09-20T15:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368 |
identifier_str_mv |
PASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823717752242176 |