UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barros, Aline Araújo Dias, Garcia, Viviane Martins, Oliveira, Ana Carolina Garcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744
Resumo: Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation.
id UFMG-11_6949d295ec6208effb5b564d87c46676
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34744
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474410.1590/1983-21172011130206Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744/27433Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Junior, Wilmo Ernesto Barros, Aline Araújo DiasGarcia, Viviane Martins Oliveira, Ana Carolina Garcia de 2021-06-20T01:54:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34744Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T01:54:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
title UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
spellingShingle UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.
title_short UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
title_full UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
title_fullStr UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
title_full_unstemmed UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
title_sort UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
author Francisco Junior, Wilmo Ernesto
author_facet Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Barros, Aline Araújo Dias
Garcia, Viviane Martins
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
author_role author
author2 Barros, Aline Araújo Dias
Garcia, Viviane Martins
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Barros, Aline Araújo Dias
Garcia, Viviane Martins
Oliveira, Ana Carolina Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.
topic Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.
description Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744
10.1590/1983-21172011130206
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744/27433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165068083200