UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744 |
Resumo: | Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation. |
id |
UFMG-11_6949d295ec6208effb5b564d87c46676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34744 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474410.1590/1983-21172011130206Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744/27433Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Junior, Wilmo Ernesto Barros, Aline Araújo DiasGarcia, Viviane Martins Oliveira, Ana Carolina Garcia de 2021-06-20T01:54:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34744Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T01:54:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
title |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
spellingShingle |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 Francisco Junior, Wilmo Ernesto Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos. |
title_short |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
title_full |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
title_fullStr |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
title_sort |
UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007: A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 |
author |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
author_facet |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto Barros, Aline Araújo Dias Garcia, Viviane Martins Oliveira, Ana Carolina Garcia de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Aline Araújo Dias Garcia, Viviane Martins Oliveira, Ana Carolina Garcia de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto Barros, Aline Araújo Dias Garcia, Viviane Martins Oliveira, Ana Carolina Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos. |
topic |
Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos. |
description |
Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa. This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744 10.1590/1983-21172011130206 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34744/27433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165068083200 |