Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5873 |
Resumo: | Devido à intensa competitividade entre as empresas, tem se tornado cada vez mais necessário que as mesmas estabeleçam relações de parceria com seus fornecedores. Contudo, em vista dos múltiplos critérios de avaliação, número elevado de fornecedores e nossa capacidade limitada de compará-los simultaneamente, faz-se necessário o uso de ferramentas multicritério para que a avaliação dos fornecedores seja mais eficiente. Através de um estudo de caso será apresentada a implantação da ferramenta de auxílio multicritério à decisão denominada de Processo Analítico Hierárquico, o AHP, em uma empresa de e-commerce de artigos de moda íntima, com o intuito de auxiliar a empresa na avaliação de seus fornecedores. O AHP, desenvolvido por Thomas L. Saaty, é uma ferramenta de apoio à decisão utilizada para auxiliar na determinação da importância relativa de um conjunto de dados. Por meio da construção de uma árvore hierárquica dividida em objetivo, critérios, subcritérios e alternativas, foram realizadas comparações paritárias que resultaram em uma hierarquização dos fornecedores da organização. A hierarquia obtida foi de grande valia para as futuras compras da empresa, visto que servirá de apoio para priorização dos fornecedores de acordo com os critérios estabelecidos pela mesma |
id |
UFF-2_79d5687cb562a61c7305eb651cd8dd25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5873 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntimaMulticritérioAuxílio multicritério à decisãoE-commerceAHPComparações paritáriasFerramenta de Auxílio MulticritérioE-commerceComércio digitalMulti-criteriaMulti-criteria decision supportE-commerceAHPPairwise comparisonsDevido à intensa competitividade entre as empresas, tem se tornado cada vez mais necessário que as mesmas estabeleçam relações de parceria com seus fornecedores. Contudo, em vista dos múltiplos critérios de avaliação, número elevado de fornecedores e nossa capacidade limitada de compará-los simultaneamente, faz-se necessário o uso de ferramentas multicritério para que a avaliação dos fornecedores seja mais eficiente. Através de um estudo de caso será apresentada a implantação da ferramenta de auxílio multicritério à decisão denominada de Processo Analítico Hierárquico, o AHP, em uma empresa de e-commerce de artigos de moda íntima, com o intuito de auxiliar a empresa na avaliação de seus fornecedores. O AHP, desenvolvido por Thomas L. Saaty, é uma ferramenta de apoio à decisão utilizada para auxiliar na determinação da importância relativa de um conjunto de dados. Por meio da construção de uma árvore hierárquica dividida em objetivo, critérios, subcritérios e alternativas, foram realizadas comparações paritárias que resultaram em uma hierarquização dos fornecedores da organização. A hierarquia obtida foi de grande valia para as futuras compras da empresa, visto que servirá de apoio para priorização dos fornecedores de acordo com os critérios estabelecidos pela mesmaGiven the intense market competition, it has become necessary for enterprises to stablish partnership relations with their suppliers. However, in view of multiple evaluation criteria, large number of suppliers, and our limited ability to compare them simultaneously, it is required the use of multi-criteria tools for the supplier evaluation to be more efficient. A case of study will be presented to portrait the implementation of multi-criteria decision support tool named Analytic Hierarchy Process, the AHP, in an e-commerce of intimate fashion items, in order to assist the company in evaluating its suppliers. The AHP, developed by Thomas L. Saaty, is a decision support tool used to help determine the relative importance of a set of data. By means of building a split hierarchical tree in goal, criteria, sub-criteria and alternatives, pairwise comparisons were accomplished and resulted in the hierarchy of the company’s suppliers. The obtained hierarchy was of great value for the company’s future purchases, and will serve as support for suppliers’ prioritization according to the criteria established by itMeza, Edwin Benito MitaccCoelho, Sergio Thuler2018-02-27T18:05:56Z2018-02-27T18:05:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5873CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:07:31Zoai:app.uff.br:1/5873Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T19:07:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
title |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
spellingShingle |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima Coelho, Sergio Thuler Multicritério Auxílio multicritério à decisão E-commerce AHP Comparações paritárias Ferramenta de Auxílio Multicritério E-commerce Comércio digital Multi-criteria Multi-criteria decision support E-commerce AHP Pairwise comparisons |
title_short |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
title_full |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
title_fullStr |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
title_full_unstemmed |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
title_sort |
Auxílio multicritério à decisão para hierarquização de fornecedores de uma empresa de comércio eletrônico de artigos de moda íntima |
author |
Coelho, Sergio Thuler |
author_facet |
Coelho, Sergio Thuler |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meza, Edwin Benito Mitacc |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sergio Thuler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multicritério Auxílio multicritério à decisão E-commerce AHP Comparações paritárias Ferramenta de Auxílio Multicritério E-commerce Comércio digital Multi-criteria Multi-criteria decision support E-commerce AHP Pairwise comparisons |
topic |
Multicritério Auxílio multicritério à decisão E-commerce AHP Comparações paritárias Ferramenta de Auxílio Multicritério E-commerce Comércio digital Multi-criteria Multi-criteria decision support E-commerce AHP Pairwise comparisons |
description |
Devido à intensa competitividade entre as empresas, tem se tornado cada vez mais necessário que as mesmas estabeleçam relações de parceria com seus fornecedores. Contudo, em vista dos múltiplos critérios de avaliação, número elevado de fornecedores e nossa capacidade limitada de compará-los simultaneamente, faz-se necessário o uso de ferramentas multicritério para que a avaliação dos fornecedores seja mais eficiente. Através de um estudo de caso será apresentada a implantação da ferramenta de auxílio multicritério à decisão denominada de Processo Analítico Hierárquico, o AHP, em uma empresa de e-commerce de artigos de moda íntima, com o intuito de auxiliar a empresa na avaliação de seus fornecedores. O AHP, desenvolvido por Thomas L. Saaty, é uma ferramenta de apoio à decisão utilizada para auxiliar na determinação da importância relativa de um conjunto de dados. Por meio da construção de uma árvore hierárquica dividida em objetivo, critérios, subcritérios e alternativas, foram realizadas comparações paritárias que resultaram em uma hierarquização dos fornecedores da organização. A hierarquia obtida foi de grande valia para as futuras compras da empresa, visto que servirá de apoio para priorização dos fornecedores de acordo com os critérios estabelecidos pela mesma |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27T18:05:56Z 2018-02-27T18:05:56Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5873 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838798379220992 |