A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Geissiane Aparecida Taveira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Jessica Taveira da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16874
Resumo: Buscando considerar importante o grau de satisfação do cliente, onde este, deve se posicionar como um sujeito proativo, e para o qual todos os serviços devam ser destinados, aprimorados e adequados. As mudanças da administração pública trouxeram esta concepção de cidadão/ cliente no qual atualmente, esta administração pondera entre o modelo gerencial e o modelo social de gestão, mas em ambos os casos a percepção de satisfação e de qualidade por parte do seu cliente, o cidadão, é de muita importância. Deste modo, o presente trabalho foi desenvolvido pelo método de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo abordar a valia da aferição do nível de satisfação dos cidadãos por meio das pesquisas de satisfação, sobre os serviços prestados pela administração pública. Neste sentido, as pesquisas de satisfação surgem como uma ferramenta de gestão democrática e fonte de dados e informações úteis à prestação dos serviços públicos.
id UFF-2_7a482273d8e16235cbbd4d51cf39400f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16874
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão públicaPrestação de serviço públicoSatisfação dos cidadãosDemocratização de gestãoGestão públicaSatisfação do consumidorBuscando considerar importante o grau de satisfação do cliente, onde este, deve se posicionar como um sujeito proativo, e para o qual todos os serviços devam ser destinados, aprimorados e adequados. As mudanças da administração pública trouxeram esta concepção de cidadão/ cliente no qual atualmente, esta administração pondera entre o modelo gerencial e o modelo social de gestão, mas em ambos os casos a percepção de satisfação e de qualidade por parte do seu cliente, o cidadão, é de muita importância. Deste modo, o presente trabalho foi desenvolvido pelo método de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo abordar a valia da aferição do nível de satisfação dos cidadãos por meio das pesquisas de satisfação, sobre os serviços prestados pela administração pública. Neste sentido, as pesquisas de satisfação surgem como uma ferramenta de gestão democrática e fonte de dados e informações úteis à prestação dos serviços públicos.Estevez, Alejandra Luisa MagalhãesFranco, Bruno BrettasSantos, Júnia Ribeiro dosAbreu, Julio Cesar Andrade deLima, Geissiane Aparecida Taveira deRocha, Jessica Taveira da2021-02-11T20:51:46Z2021-02-11T20:51:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Geissiane Aparecida Taveira de; ROCHA, Jessica Taveira da. A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16874http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T21:16:03Zoai:app.uff.br:1/16874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:34.510228Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
title A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
spellingShingle A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
Lima, Geissiane Aparecida Taveira de
Prestação de serviço público
Satisfação dos cidadãos
Democratização de gestão
Gestão pública
Satisfação do consumidor
title_short A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
title_full A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
title_fullStr A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
title_full_unstemmed A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
title_sort A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública
author Lima, Geissiane Aparecida Taveira de
author_facet Lima, Geissiane Aparecida Taveira de
Rocha, Jessica Taveira da
author_role author
author2 Rocha, Jessica Taveira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevez, Alejandra Luisa Magalhães
Franco, Bruno Brettas
Santos, Júnia Ribeiro dos
Abreu, Julio Cesar Andrade de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Geissiane Aparecida Taveira de
Rocha, Jessica Taveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de serviço público
Satisfação dos cidadãos
Democratização de gestão
Gestão pública
Satisfação do consumidor
topic Prestação de serviço público
Satisfação dos cidadãos
Democratização de gestão
Gestão pública
Satisfação do consumidor
description Buscando considerar importante o grau de satisfação do cliente, onde este, deve se posicionar como um sujeito proativo, e para o qual todos os serviços devam ser destinados, aprimorados e adequados. As mudanças da administração pública trouxeram esta concepção de cidadão/ cliente no qual atualmente, esta administração pondera entre o modelo gerencial e o modelo social de gestão, mas em ambos os casos a percepção de satisfação e de qualidade por parte do seu cliente, o cidadão, é de muita importância. Deste modo, o presente trabalho foi desenvolvido pelo método de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo abordar a valia da aferição do nível de satisfação dos cidadãos por meio das pesquisas de satisfação, sobre os serviços prestados pela administração pública. Neste sentido, as pesquisas de satisfação surgem como uma ferramenta de gestão democrática e fonte de dados e informações úteis à prestação dos serviços públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-02-11T20:51:46Z
2021-02-11T20:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Geissiane Aparecida Taveira de; ROCHA, Jessica Taveira da. A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16874
identifier_str_mv LIMA, Geissiane Aparecida Taveira de; ROCHA, Jessica Taveira da. A utilização de pesquisa de satisfação dos cidadãos como ferramenta de aprimoramento da gestão pública. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823696073981952