Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10256 |
Resumo: | O presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo país |
id |
UFF-2_7a62709215ec00099d0dc1fcbee310ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10256 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologiaTrajetóriasProjetosCampo de possibilidadesSociologia escolarPráticas docentesDocênciaSociologia educacionalPrática profissionalO presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo paísTeixeira, Rosana da CâmaraSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daGonçalves, Renata de SáTavares, Raphael Elysio da Silva2019-07-04T22:48:36Z2019-07-04T22:48:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10256Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T18:10:16Zoai:app.uff.br:1/10256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T18:10:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
title |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
spellingShingle |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia Tavares, Raphael Elysio da Silva Trajetórias Projetos Campo de possibilidades Sociologia escolar Práticas docentes Docência Sociologia educacional Prática profissional |
title_short |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
title_full |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
title_fullStr |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
title_full_unstemmed |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
title_sort |
Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia |
author |
Tavares, Raphael Elysio da Silva |
author_facet |
Tavares, Raphael Elysio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Rosana da Câmara Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Gonçalves, Renata de Sá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Raphael Elysio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetórias Projetos Campo de possibilidades Sociologia escolar Práticas docentes Docência Sociologia educacional Prática profissional |
topic |
Trajetórias Projetos Campo de possibilidades Sociologia escolar Práticas docentes Docência Sociologia educacional Prática profissional |
description |
O presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo país |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-04T22:48:36Z 2019-07-04T22:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10256 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10256 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053725023469568 |