Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Raphael Elysio da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9841
Resumo: O presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo país
id UFF-2_80736b085b6e4248b7930fe8f14ea292
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9841
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologiaTrajetóriasProjetosCampo de possibilidadesSociologia escolarPráticas docentesPrática de ensinoEscola públicaProfessorSociologia educacionalO presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo paísTeixeira, Rosana da CâmaraSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daGonçalves, Renata de SáTavares, Raphael Elysio da Silva2019-06-06T19:03:18Z2019-06-06T19:03:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9841Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T17:23:07Zoai:app.uff.br:1/9841Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T17:23:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
title Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
spellingShingle Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
Tavares, Raphael Elysio da Silva
Trajetórias
Projetos
Campo de possibilidades
Sociologia escolar
Práticas docentes
Prática de ensino
Escola pública
Professor
Sociologia educacional
title_short Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
title_full Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
title_fullStr Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
title_full_unstemmed Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
title_sort Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia
author Tavares, Raphael Elysio da Silva
author_facet Tavares, Raphael Elysio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rosana da Câmara
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Gonçalves, Renata de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Raphael Elysio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetórias
Projetos
Campo de possibilidades
Sociologia escolar
Práticas docentes
Prática de ensino
Escola pública
Professor
Sociologia educacional
topic Trajetórias
Projetos
Campo de possibilidades
Sociologia escolar
Práticas docentes
Prática de ensino
Escola pública
Professor
Sociologia educacional
description O presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo país
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-06T19:03:18Z
2019-06-06T19:03:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9841
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9841
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838670927953920