Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77535
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Meucci
id UFPR_920f9fe6da33e6f9bce9e1b32753ee6b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77535
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-Carbonieri, Leonardo CampoyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalMeucci, Simone, 1970-2022-08-04T17:19:34Z2022-08-04T17:19:34Z2022https://hdl.handle.net/1884/77535Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone MeucciCoorientador: Prof. Dr Leonardo Campoy CarbonieriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 31/03/2022Inclui referências: p. 88-93Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de canais do youtube e sites entre professores que atuam com o ensino de Sociologia na educação básica. A pesquisa foi realizada buscando identificar se estes recursos compõem o itinerário pedagógico destes profissionais, ou seja, se no processo de planejamento e exposição de temáticas aos estudantes esses profissionais fazem uso destas páginas. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com quarenta e uma (41) perguntas, respondido por sessenta e quatro (64) docentes, provenientes de seis (06) diferentes estados do Brasil e atuantes no ensino da Sociologia em escolas de quarenta e duas (42) cidades do país. O tratamento dos dados indicou que os docentes alcançados pela pesquisa recorrem a sites e canais do Youtube com frequência em busca de materiais complementares ao planejamento das aulas e que possam instigar os estudantes. Para além disso, os resultados deste trabalho identificaram que entre os sites e canais mencionadas, existe a predominância do Café com Sociologia e o Sociologia Animada. Por esse motivo, foram estas duas páginas as que analisamos. Reconhecendo-se as limitações da pesquisa em não identificar todas as potencialidades no uso destes recursos na prática docente, mas por outro lado, percebemos o quanto o cenário descrito apresenta o uso da internet como uma via que se aproxima cada vez mais do universo escolar.Abstract: The present assignment intends to examine the use of YouTube channels and websites among teachers who teach Sociology in basic education. The research was carried out in order to identify whether these resources make up the pedagogical itinerary of these professionals, that is, if these professionals make use of these pages in the process of planning and exposing topics to students. The main method used was the application of an online questionnaire with 41 questions, answered by 64 teachers, from 6 different states of Brazil who teach Sociology in schools of 42 cities. The processing of the data indicated that the teachers contacted by the research frequently make use of websites and YouTube channels, in search of complementary materials to the planning of the classes that can encourage the students. Furthermore, the results of this assignment identified that among the sites and channels mentioned, there is a predominance of Café com Sociologia and Sociologia Animada For this reason, these two web pages were the ones we analyzed most closely. We recognize the limitations of the research in not identifying all the potential in the use of these resources in teaching practice. We realize how much the described scenario presents the use of the Internet as a means that increasingly gets closer to the school universe.1 recurso online : PDF.application/pdfInternetPrática docenteSociologiaCanais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIO CESAR GOMES SANTOS.pdfapplication/pdf5874091https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77535/1/R%20-%20D%20-%20JULIO%20CESAR%20GOMES%20SANTOS.pdfde93e5e3c55f005255280a2e1b090ddfMD51open access1884/775352022-08-04 14:19:34.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77535Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-04T17:19:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
title Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
spellingShingle Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-
Internet
Prática docente
Sociologia
title_short Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
title_full Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
title_fullStr Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
title_full_unstemmed Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
title_sort Canais e sites de ensino da sociologia como ferramentas para a prática docente na educação básica
author Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-
author_facet Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carbonieri, Leonardo Campoy
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julio Cesar Gomes, 1984-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meucci, Simone, 1970-
contributor_str_mv Meucci, Simone, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Prática docente
Sociologia
topic Internet
Prática docente
Sociologia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Meucci
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T17:19:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T17:19:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77535
url https://hdl.handle.net/1884/77535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77535/1/R%20-%20D%20-%20JULIO%20CESAR%20GOMES%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de93e5e3c55f005255280a2e1b090ddf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860576352141312