A gestão democrática na construção do projeto político pedagógico das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Vinícius Roberto Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6336
Resumo: O projeto político pedagógico (PPP) e a gestão democrática na escola pública são abordados com mais intensidade após a Lei nº 9.394/96, trazendo novos desafios à educação, embora ainda não tenha se tornado uma prática. O estudo analisa a coerência perceptiva dos professores da rede de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro na construção de um PPP como decorrente de uma gestão democrática, aproveitando desses agentes os mecanismos participativos para melhoria do processo ensino/aprendizagem como formador do cidadão. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, dividida em três etapas: uma revisão literária abordando os diversos aspectos do PPP e da gestão democrática; a aplicação de um questionário semi-estruturado direcionado aos professores do município do Rio de Janeiro, através do sitio do SINPRO RIO; e a apresentação dos resultados obtidos. Os resultados revelam que, embora o tema seja muito discutido, o PPP, na maior parte, não é elaborado de forma coletiva, tendo participação limitada de apenas alguns agentes no processo de gestão democrática, caracterizando um erro formal. Conclui-se que, embora constatado empenho individual de alguns profissionais, esse não reflete a plenitude desejada a ambientes democráticos, o que, por consequência, entrava o melhor desenvolvimento da cidadania e qualificação social do indivíduo.
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