Conservadorismo enquanto episteme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natividade, Enock do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21859
Resumo: O presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo com o google trends, em novembro de 2004 o termo chegou a ser um dos 100 mais pesquisados. Em outubro de 2018, ficou entre os 64 de maior interesse. Outrossim, uma enorme quantidade de informações sobre conservadorismo alcançou os meios de comunicações tradicionais e mídias sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar as percepções destes alunos sobre conservadorismo enquanto ideias e práticas, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os estudantes e a história do termo. Para tanto, foram utilizadas perguntas orientadas e dirigidas que consistem em perguntas abertas. As análises comparativas mostram que os alunos não responderam às perguntas de forma tão diferente o que um autor do século XVIII defendia como conservadorismo. Em seguida, o texto apresenta uma proposta para que o profissional de educação possa abordar o termo enquanto episteme, mesmo que alguns livros didáticos não exponham à categoria e não haja especificamente a exigência do currículo mínimo no ensino médio sobre o conceito conservadorismo
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