Conservadorismo enquanto episteme
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21859 |
Resumo: | O presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo com o google trends, em novembro de 2004 o termo chegou a ser um dos 100 mais pesquisados. Em outubro de 2018, ficou entre os 64 de maior interesse. Outrossim, uma enorme quantidade de informações sobre conservadorismo alcançou os meios de comunicações tradicionais e mídias sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar as percepções destes alunos sobre conservadorismo enquanto ideias e práticas, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os estudantes e a história do termo. Para tanto, foram utilizadas perguntas orientadas e dirigidas que consistem em perguntas abertas. As análises comparativas mostram que os alunos não responderam às perguntas de forma tão diferente o que um autor do século XVIII defendia como conservadorismo. Em seguida, o texto apresenta uma proposta para que o profissional de educação possa abordar o termo enquanto episteme, mesmo que alguns livros didáticos não exponham à categoria e não haja especificamente a exigência do currículo mínimo no ensino médio sobre o conceito conservadorismo |
id |
UFF-2_7ad23ea11c96d9d7d98b44f529d7f9ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21859 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Conservadorismo enquanto epistemeConservadorismoEducaçãoEpistemeSala de aulaConservadorismoEducaçãoEpistemeConservatismEducationEpistemeClassroomO presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo com o google trends, em novembro de 2004 o termo chegou a ser um dos 100 mais pesquisados. Em outubro de 2018, ficou entre os 64 de maior interesse. Outrossim, uma enorme quantidade de informações sobre conservadorismo alcançou os meios de comunicações tradicionais e mídias sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar as percepções destes alunos sobre conservadorismo enquanto ideias e práticas, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os estudantes e a história do termo. Para tanto, foram utilizadas perguntas orientadas e dirigidas que consistem em perguntas abertas. As análises comparativas mostram que os alunos não responderam às perguntas de forma tão diferente o que um autor do século XVIII defendia como conservadorismo. Em seguida, o texto apresenta uma proposta para que o profissional de educação possa abordar o termo enquanto episteme, mesmo que alguns livros didáticos não exponham à categoria e não haja especificamente a exigência do currículo mínimo no ensino médio sobre o conceito conservadorismoThe present work seeks to bring elements to the debate about conservatism. We will take as object of study what students understand about the term and the non epistemological and academic approach. According to google trends, in November 2004 the term was one of the 100 most searched. In October 2018, it was among the 64 of most interest. In addition, a wealth of information about conservatism has reached traditional media and social media. The objective of this research is to analyze the students 'perceptions about conservatism as ideas and practices, trying to compare the students' perceptions and the history of the term. To this end, we used guided and directed questions consisting of open questions. Comparative analysis shows that students did not answer the questions so differently than what an eighte-enth-century author advocated as conservatism. Next, the text presents a proposal for the edu-cation professional to approach the term as episteme, even if some textbooks do not expose it to the category and there is no specific requirement of the minimum curriculum in high school on the concept conservatismUniversidade Federal FluminenseNiteróiKiraly, Cesar Louis CunhaMello, Marisol Barenco deLa Barre, Jorge deNatividade, Enock do Nascimento2021-05-04T16:41:09Z2021-05-04T16:41:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNATIVIDADE, Enock do Nascimento. Conservadorismo enquanto episteme. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21859Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T17:00:20Zoai:app.uff.br:1/21859Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T17:00:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conservadorismo enquanto episteme |
title |
Conservadorismo enquanto episteme |
spellingShingle |
Conservadorismo enquanto episteme Natividade, Enock do Nascimento Conservadorismo Educação Episteme Sala de aula Conservadorismo Educação Episteme Conservatism Education Episteme Classroom |
title_short |
Conservadorismo enquanto episteme |
title_full |
Conservadorismo enquanto episteme |
title_fullStr |
Conservadorismo enquanto episteme |
title_full_unstemmed |
Conservadorismo enquanto episteme |
title_sort |
Conservadorismo enquanto episteme |
author |
Natividade, Enock do Nascimento |
author_facet |
Natividade, Enock do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kiraly, Cesar Louis Cunha Mello, Marisol Barenco de La Barre, Jorge de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natividade, Enock do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservadorismo Educação Episteme Sala de aula Conservadorismo Educação Episteme Conservatism Education Episteme Classroom |
topic |
Conservadorismo Educação Episteme Sala de aula Conservadorismo Educação Episteme Conservatism Education Episteme Classroom |
description |
O presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo com o google trends, em novembro de 2004 o termo chegou a ser um dos 100 mais pesquisados. Em outubro de 2018, ficou entre os 64 de maior interesse. Outrossim, uma enorme quantidade de informações sobre conservadorismo alcançou os meios de comunicações tradicionais e mídias sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar as percepções destes alunos sobre conservadorismo enquanto ideias e práticas, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os estudantes e a história do termo. Para tanto, foram utilizadas perguntas orientadas e dirigidas que consistem em perguntas abertas. As análises comparativas mostram que os alunos não responderam às perguntas de forma tão diferente o que um autor do século XVIII defendia como conservadorismo. Em seguida, o texto apresenta uma proposta para que o profissional de educação possa abordar o termo enquanto episteme, mesmo que alguns livros didáticos não exponham à categoria e não haja especificamente a exigência do currículo mínimo no ensino médio sobre o conceito conservadorismo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T16:41:09Z 2021-05-04T16:41:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NATIVIDADE, Enock do Nascimento. Conservadorismo enquanto episteme. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21859 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
NATIVIDADE, Enock do Nascimento. Conservadorismo enquanto episteme. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838690064465920 |