Relações epistêmicas e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula / Epistemic Relations and Joint Knowledge Construction in the Classroom Talk-in-interaction

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Autor(a) principal: Frank, Ingrid
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Stein, Fabiola, Salimen, Paola Guimaraens, Garcez, Pedro de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18328
Resumo: RESUMO: Este trabalho tem como objetivo revisitar aspectos centrais na literatura de fala-em-interação de sala de aula, atualizando-os à recente discussão que investiga relações epistêmicas no plano interacional. Parte-se das análises de Garcez (2006, 2012) sobre fala-em-interação de sala de aula para verificar em que medida a investigação mais atual de questões epistêmicas traz à tona novas contribuições para esses estudos. A discussão inclui também reflexões que partem da análise de como perguntas emergem na interação de pesquisadores num laboratório de tecnologia (FRANK, 2015). Conclui-se que o olhar para a orientação dos participantes para os territórios de conhecimento no plano interacional não só coloca em foco questões relevantes para a discussão das assimetrias de conhecimento em sala de aula, como também instiga a busca pela descrição de organizações epistêmicas, em sala de aula, distintas do tradicional.PALAVRAS-CHAVE: fala-em-interação de sala de aula; episteme; interação; construção de conhecimento.ABSTRACT: This work aims to revisit key aspects in the literature that investigates classroom talk-in-interaction, updating them to the recent discussion that investigates epistemic relations in the interactional field. We depart from Garcez’s (2006, 2012) analysis of classroom talk-in-interaction to verify to what extent the current investigation of epistemic issues brings up new perspectives for these studies. The discussion also draws on reflections from the analysis of how questions emerge in the interaction of researchers at a technology laboratory (FRANK, 2015). We conclude that paying attention to participants’ orientation to territories of knowledge in the interactional field brings into focus relevant issues to the discussion of knowledge asymmetries in the classroom and raises interest in searching for descriptions of non-traditional epistemic organizations in the classroom.KEYWORDS: classroom talk-in-interaction; episteme; interaction; knowledge construction.
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Conclui-se que o olhar para a orientação dos participantes para os territórios de conhecimento no plano interacional não só coloca em foco questões relevantes para a discussão das assimetrias de conhecimento em sala de aula, como também instiga a busca pela descrição de organizações epistêmicas, em sala de aula, distintas do tradicional.PALAVRAS-CHAVE: fala-em-interação de sala de aula; episteme; interação; construção de conhecimento.ABSTRACT: This work aims to revisit key aspects in the literature that investigates classroom talk-in-interaction, updating them to the recent discussion that investigates epistemic relations in the interactional field. We depart from Garcez’s (2006, 2012) analysis of classroom talk-in-interaction to verify to what extent the current investigation of epistemic issues brings up new perspectives for these studies. The discussion also draws on reflections from the analysis of how questions emerge in the interaction of researchers at a technology laboratory (FRANK, 2015). 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Não paginado.Copyright (c) 2022 Ingrid Frank, Fabiola Stein, Paola Guimaraens Salimen, Pedro de Moraes Garcezhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-07T17:07:41Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18328Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-11-07T17:07:41Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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description RESUMO: Este trabalho tem como objetivo revisitar aspectos centrais na literatura de fala-em-interação de sala de aula, atualizando-os à recente discussão que investiga relações epistêmicas no plano interacional. Parte-se das análises de Garcez (2006, 2012) sobre fala-em-interação de sala de aula para verificar em que medida a investigação mais atual de questões epistêmicas traz à tona novas contribuições para esses estudos. A discussão inclui também reflexões que partem da análise de como perguntas emergem na interação de pesquisadores num laboratório de tecnologia (FRANK, 2015). Conclui-se que o olhar para a orientação dos participantes para os territórios de conhecimento no plano interacional não só coloca em foco questões relevantes para a discussão das assimetrias de conhecimento em sala de aula, como também instiga a busca pela descrição de organizações epistêmicas, em sala de aula, distintas do tradicional.PALAVRAS-CHAVE: fala-em-interação de sala de aula; episteme; interação; construção de conhecimento.ABSTRACT: This work aims to revisit key aspects in the literature that investigates classroom talk-in-interaction, updating them to the recent discussion that investigates epistemic relations in the interactional field. We depart from Garcez’s (2006, 2012) analysis of classroom talk-in-interaction to verify to what extent the current investigation of epistemic issues brings up new perspectives for these studies. The discussion also draws on reflections from the analysis of how questions emerge in the interaction of researchers at a technology laboratory (FRANK, 2015). We conclude that paying attention to participants’ orientation to territories of knowledge in the interactional field brings into focus relevant issues to the discussion of knowledge asymmetries in the classroom and raises interest in searching for descriptions of non-traditional epistemic organizations in the classroom.KEYWORDS: classroom talk-in-interaction; episteme; interaction; knowledge construction.
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