Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatriz Monteiro da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045
Resumo: A discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver.
id UFF-2_7b3d335a03984f92e8f362b14e039754
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34045
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeoYoutubersUnboxingPublicidade infantilConsumoInternetMarketing infantilCriançaInternetYouTube (Recurso eletrônico)ConsumoYoutubersUnboxingAdvertisement on childrenConsumismInternetA discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver.The discussion about advertisement on children has been more and more presente, due to the frequent migration of youth audience to digital media. This movement the fullfilment of norms around advertisement on children even more complex, because if when the content was divided between a few broadcasters there was not a strong monitoring, now with the content spreaded into various YouTube channels and social media around the Internet, this task is even more dificult. The present article aims to analise, identify and point the abusive practices on advertisement targeting children. Considering that they are considered abusive practices by the self-regulatory organization CONAR and the Brazilian Federal Constitution. The analysis focus on unboxing contents, type of vídeo that is a fever between young people, in wich they guarante high audience numbers to youtubers. Also it will deepen in the analysis of the production of this kind of content. The intention of the research is to look over the problem around contents that don’t educate, don’t agregate and don’t help the children’s development, and only add negative ideas on the kid’s relation with consumism and all that it can result in it’s development.41 p.Bragaglia, Ana PaulaCabral Filho , Adilson VazAbreu, Fernanda Ferreira deCosta, Beatriz Monteiro da2024-08-12T11:43:57Z2024-08-12T11:43:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34045CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T11:44:01Zoai:app.uff.br:1/34045Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:17.765448Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
title Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
spellingShingle Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
Costa, Beatriz Monteiro da
Youtubers
Unboxing
Publicidade infantil
Consumo
Internet
Marketing infantil
Criança
Internet
YouTube (Recurso eletrônico)
Consumo
Youtubers
Unboxing
Advertisement on children
Consumism
Internet
title_short Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
title_full Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
title_fullStr Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
title_full_unstemmed Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
title_sort Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
author Costa, Beatriz Monteiro da
author_facet Costa, Beatriz Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragaglia, Ana Paula
Cabral Filho , Adilson Vaz
Abreu, Fernanda Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beatriz Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Youtubers
Unboxing
Publicidade infantil
Consumo
Internet
Marketing infantil
Criança
Internet
YouTube (Recurso eletrônico)
Consumo
Youtubers
Unboxing
Advertisement on children
Consumism
Internet
topic Youtubers
Unboxing
Publicidade infantil
Consumo
Internet
Marketing infantil
Criança
Internet
YouTube (Recurso eletrônico)
Consumo
Youtubers
Unboxing
Advertisement on children
Consumism
Internet
description A discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-12T11:43:57Z
2024-08-12T11:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823588821434368