Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045 |
Resumo: | A discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver. |
id |
UFF-2_7b3d335a03984f92e8f362b14e039754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34045 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeoYoutubersUnboxingPublicidade infantilConsumoInternetMarketing infantilCriançaInternetYouTube (Recurso eletrônico)ConsumoYoutubersUnboxingAdvertisement on childrenConsumismInternetA discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver.The discussion about advertisement on children has been more and more presente, due to the frequent migration of youth audience to digital media. This movement the fullfilment of norms around advertisement on children even more complex, because if when the content was divided between a few broadcasters there was not a strong monitoring, now with the content spreaded into various YouTube channels and social media around the Internet, this task is even more dificult. The present article aims to analise, identify and point the abusive practices on advertisement targeting children. Considering that they are considered abusive practices by the self-regulatory organization CONAR and the Brazilian Federal Constitution. The analysis focus on unboxing contents, type of vídeo that is a fever between young people, in wich they guarante high audience numbers to youtubers. Also it will deepen in the analysis of the production of this kind of content. The intention of the research is to look over the problem around contents that don’t educate, don’t agregate and don’t help the children’s development, and only add negative ideas on the kid’s relation with consumism and all that it can result in it’s development.41 p.Bragaglia, Ana PaulaCabral Filho , Adilson VazAbreu, Fernanda Ferreira deCosta, Beatriz Monteiro da2024-08-12T11:43:57Z2024-08-12T11:43:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34045CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T11:44:01Zoai:app.uff.br:1/34045Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:17.765448Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
title |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
spellingShingle |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo Costa, Beatriz Monteiro da Youtubers Unboxing Publicidade infantil Consumo Internet Marketing infantil Criança Internet YouTube (Recurso eletrônico) Consumo Youtubers Unboxing Advertisement on children Consumism Internet |
title_short |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
title_full |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
title_fullStr |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
title_full_unstemmed |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
title_sort |
Existe publicidade infantil velada no youtube: uma análise sobre os conteúdos disponibilizados para as crianças na plataforma de vídeo |
author |
Costa, Beatriz Monteiro da |
author_facet |
Costa, Beatriz Monteiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bragaglia, Ana Paula Cabral Filho , Adilson Vaz Abreu, Fernanda Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Beatriz Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Youtubers Unboxing Publicidade infantil Consumo Internet Marketing infantil Criança Internet YouTube (Recurso eletrônico) Consumo Youtubers Unboxing Advertisement on children Consumism Internet |
topic |
Youtubers Unboxing Publicidade infantil Consumo Internet Marketing infantil Criança Internet YouTube (Recurso eletrônico) Consumo Youtubers Unboxing Advertisement on children Consumism Internet |
description |
A discussão sobre publicidade infantil tem se mostrado cada vez mais presente, dada a frequente migração da audiência infanto-juvenil para os ambientes digitais. Esse movimento torna ainda mais complexo o cumprimento das normatizações acerca da publicidade infantil, pois se quando o conteúdo era dividido entre algumas emissoras de TV já não se tinha um forte monitoramento, agora com o conteúdo espalhado por diversos canais e redes pela internet a tarefa fica ainda mais difícil. O trabalho tem como objetivo analisar, identificar, e apontar as práticas abusivas de publicidades voltadas para o público infantil. Considerando que são tidas, pelo órgão auto regulamentador, o CONAR, e pela Constituição Federal que nos rege, como práticas abusivas. A análise tem foco em conteúdos de unboxing, formato que é febre entre os mais jovens, no qual a audiência infantil garante números altíssimos de visualizações aos youtubers. E irá se aprofundar na análise de produção de conteúdo desse teor. A intenção com a pesquisa é lançar o olhar sobre o problema de conteúdos que não educam, não agregam e não ajudam no desenvolvimento infantil, e só acrescentam negativamente na relação da criança com o consumo e tudo que isso pode vir a acarretar no seu desenvolver. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-12T11:43:57Z 2024-08-12T11:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588821434368 |