Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thainara Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ashley, Patrícia Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4493
Resumo: Como parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. A justificativa da escolha considerou dados já registrados em formulários aplicados sobre perfil de ingressante às turmas de 2011, 2012 e 2013 e não terem sido analisados até então, além do tema ser de interesse estratégico e oportuno para fins de gestão do projeto pedagógico do curso analisado e de interesse vocacional de formação da estudante responsável por este estudo em Políticas de Educação Ambiental. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do ingressante e recomendar, a partir dos resultados, temas para serem objeto de sistema de gestão acadêmica do curso quanto ao perfil do ingressante. As dúvidas e expectativas que surjam a partir dos respondentes, o contexto social, as habilidades e possíveis carências de formação servem para orientar o colegiado do curso, o núcleo docente estruturante e a UFF sobre as condições dos ingressantes e os possíveis ajustes no conteúdo e na aplicação do projeto pedagógico do curso e no que a instituição poderia avançar em formações complementares e informações para a garantia de direitos e o melhor desempenho acadêmico do ingressante. Três Questões a analisar no perfil do ingressante Para a execução do estudo, a orientadora explicou as sessões do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, especialmente a sessão quanto ao sistema de avaliação sobre os ingressantes, na qual foram selecionadas as seguintes perguntas previstas no PPC três perguntas a analisar o perfil do ingressante: Qual o perfil do ingressante quanto às suas expectativas quanto ao curso e resultados a serem alcançados ao longo e após a conclusão do curso? Qual o perfil do ingressante quanto ao seu contexto social e econômico e redes/espaços sociais de interação, visando perceber fatores contribuintes e limitadores para o sucesso de sua participação efetiva ao longo do curso e sua inserção social como egresso do curso? Quais as carências de formação do ingressante que precisam de complementação formativa ao longo do curso ou de apoio/assistência estudantil, visando a sua retenção e desenvolvimento pessoal e profissional?
id UFF-2_7b6f31e188e91438fa026f3a791fc273
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4493
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógicoCiência ambientalPerfil de ingressanteProjeto pedagógico do cursoInclusão socialComo parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. A justificativa da escolha considerou dados já registrados em formulários aplicados sobre perfil de ingressante às turmas de 2011, 2012 e 2013 e não terem sido analisados até então, além do tema ser de interesse estratégico e oportuno para fins de gestão do projeto pedagógico do curso analisado e de interesse vocacional de formação da estudante responsável por este estudo em Políticas de Educação Ambiental. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do ingressante e recomendar, a partir dos resultados, temas para serem objeto de sistema de gestão acadêmica do curso quanto ao perfil do ingressante. As dúvidas e expectativas que surjam a partir dos respondentes, o contexto social, as habilidades e possíveis carências de formação servem para orientar o colegiado do curso, o núcleo docente estruturante e a UFF sobre as condições dos ingressantes e os possíveis ajustes no conteúdo e na aplicação do projeto pedagógico do curso e no que a instituição poderia avançar em formações complementares e informações para a garantia de direitos e o melhor desempenho acadêmico do ingressante. Três Questões a analisar no perfil do ingressante Para a execução do estudo, a orientadora explicou as sessões do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, especialmente a sessão quanto ao sistema de avaliação sobre os ingressantes, na qual foram selecionadas as seguintes perguntas previstas no PPC três perguntas a analisar o perfil do ingressante: Qual o perfil do ingressante quanto às suas expectativas quanto ao curso e resultados a serem alcançados ao longo e após a conclusão do curso? Qual o perfil do ingressante quanto ao seu contexto social e econômico e redes/espaços sociais de interação, visando perceber fatores contribuintes e limitadores para o sucesso de sua participação efetiva ao longo do curso e sua inserção social como egresso do curso? Quais as carências de formação do ingressante que precisam de complementação formativa ao longo do curso ou de apoio/assistência estudantil, visando a sua retenção e desenvolvimento pessoal e profissional?Coodenadoria de Educação à Distância/Pró-Reitoria de Graduação - Bolsa de MonitoriaNãoNiterói2017-09-15T00:14:47Z2017-09-15T00:14:47Z2017-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4493ProfessorAluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thainara SousaAshley, Patrícia Almeidaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-31T00:27:38Zoai:app.uff.br:1/4493Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:11.212183Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
title Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
spellingShingle Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
Martins, Thainara Sousa
Ciência ambiental
Perfil de ingressante
Projeto pedagógico do curso
Inclusão social
title_short Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
title_full Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
title_fullStr Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
title_full_unstemmed Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
title_sort Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
author Martins, Thainara Sousa
author_facet Martins, Thainara Sousa
Ashley, Patrícia Almeida
author_role author
author2 Ashley, Patrícia Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thainara Sousa
Ashley, Patrícia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência ambiental
Perfil de ingressante
Projeto pedagógico do curso
Inclusão social
topic Ciência ambiental
Perfil de ingressante
Projeto pedagógico do curso
Inclusão social
description Como parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. A justificativa da escolha considerou dados já registrados em formulários aplicados sobre perfil de ingressante às turmas de 2011, 2012 e 2013 e não terem sido analisados até então, além do tema ser de interesse estratégico e oportuno para fins de gestão do projeto pedagógico do curso analisado e de interesse vocacional de formação da estudante responsável por este estudo em Políticas de Educação Ambiental. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do ingressante e recomendar, a partir dos resultados, temas para serem objeto de sistema de gestão acadêmica do curso quanto ao perfil do ingressante. As dúvidas e expectativas que surjam a partir dos respondentes, o contexto social, as habilidades e possíveis carências de formação servem para orientar o colegiado do curso, o núcleo docente estruturante e a UFF sobre as condições dos ingressantes e os possíveis ajustes no conteúdo e na aplicação do projeto pedagógico do curso e no que a instituição poderia avançar em formações complementares e informações para a garantia de direitos e o melhor desempenho acadêmico do ingressante. Três Questões a analisar no perfil do ingressante Para a execução do estudo, a orientadora explicou as sessões do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, especialmente a sessão quanto ao sistema de avaliação sobre os ingressantes, na qual foram selecionadas as seguintes perguntas previstas no PPC três perguntas a analisar o perfil do ingressante: Qual o perfil do ingressante quanto às suas expectativas quanto ao curso e resultados a serem alcançados ao longo e após a conclusão do curso? Qual o perfil do ingressante quanto ao seu contexto social e econômico e redes/espaços sociais de interação, visando perceber fatores contribuintes e limitadores para o sucesso de sua participação efetiva ao longo do curso e sua inserção social como egresso do curso? Quais as carências de formação do ingressante que precisam de complementação formativa ao longo do curso ou de apoio/assistência estudantil, visando a sua retenção e desenvolvimento pessoal e profissional?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T00:14:47Z
2017-09-15T00:14:47Z
2017-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4493
Professor
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4493
identifier_str_mv Professor
Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823641769279488