A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Camila Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676
Resumo: A percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.
id UFF-2_7c638fa8e1d5415a4a08dddc4d90cf8a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32676
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFFAvaliação institucionalEnsino superiorEgressosInstituição de ensino superiorAvaliaçãoGraduação em AdministraçãoEstudante universitárioInstitutional evaluationHigher educationGraduatesA percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.The perception of graduated students from undergraduate courses is an important factor in the evaluation of higher education courses, which is not very present in the institutional evaluations of the Brazilian university. Understanding how the graduates perceive the training received and the pedagogical planning of the course is fundamental for the improvement of the evaluation system. The high level of complexity of university institutions – especially public ones – makes the evaluation process inherently challenging. With regard specifically to the Administration course, its flexible and generalist character generates even more subjectivity and, consequently, more challenges to the evaluation process. It takes great effort from both universities and the government to analyze the functioning and effectiveness of courses distributed throughout the country. It is not possible to dissociate higher education from the progress of the society in which it operates. The present study aims to evaluate the perception of the relevance of degree in Administration at Universidade Federal Fluminense from the perspective of its graduates. To this end, it counted on an exploratory descriptive research and the application of a semi-structured questionnaire with questions about the curriculum frameworks, infrastructure, teaching staff, academic activities, internship and/or employment, insertion in the job market, satisfaction with the course and a self-assessment of the respondent.47 f.Levy, ArielLopes, Luiz Antonio CoelhoRamos Filho, Américo da CostaZotes, Luis PeresAlves, Camila Garcia2024-03-15T12:17:53Z2024-03-15T12:17:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-15T12:17:57Zoai:app.uff.br:1/32676Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-15T12:17:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
title A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
spellingShingle A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
Alves, Camila Garcia
Avaliação institucional
Ensino superior
Egressos
Instituição de ensino superior
Avaliação
Graduação em Administração
Estudante universitário
Institutional evaluation
Higher education
Graduates
title_short A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
title_full A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
title_fullStr A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
title_full_unstemmed A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
title_sort A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
author Alves, Camila Garcia
author_facet Alves, Camila Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Levy, Ariel
Lopes, Luiz Antonio Coelho
Ramos Filho, Américo da Costa
Zotes, Luis Peres
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Camila Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Ensino superior
Egressos
Instituição de ensino superior
Avaliação
Graduação em Administração
Estudante universitário
Institutional evaluation
Higher education
Graduates
topic Avaliação institucional
Ensino superior
Egressos
Instituição de ensino superior
Avaliação
Graduação em Administração
Estudante universitário
Institutional evaluation
Higher education
Graduates
description A percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-03-15T12:17:53Z
2024-03-15T12:17:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676
identifier_str_mv ALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838791372636160