A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676 |
Resumo: | A percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente. |
id |
UFF-2_7c638fa8e1d5415a4a08dddc4d90cf8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32676 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFFAvaliação institucionalEnsino superiorEgressosInstituição de ensino superiorAvaliaçãoGraduação em AdministraçãoEstudante universitárioInstitutional evaluationHigher educationGraduatesA percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.The perception of graduated students from undergraduate courses is an important factor in the evaluation of higher education courses, which is not very present in the institutional evaluations of the Brazilian university. Understanding how the graduates perceive the training received and the pedagogical planning of the course is fundamental for the improvement of the evaluation system. The high level of complexity of university institutions – especially public ones – makes the evaluation process inherently challenging. With regard specifically to the Administration course, its flexible and generalist character generates even more subjectivity and, consequently, more challenges to the evaluation process. It takes great effort from both universities and the government to analyze the functioning and effectiveness of courses distributed throughout the country. It is not possible to dissociate higher education from the progress of the society in which it operates. The present study aims to evaluate the perception of the relevance of degree in Administration at Universidade Federal Fluminense from the perspective of its graduates. To this end, it counted on an exploratory descriptive research and the application of a semi-structured questionnaire with questions about the curriculum frameworks, infrastructure, teaching staff, academic activities, internship and/or employment, insertion in the job market, satisfaction with the course and a self-assessment of the respondent.47 f.Levy, ArielLopes, Luiz Antonio CoelhoRamos Filho, Américo da CostaZotes, Luis PeresAlves, Camila Garcia2024-03-15T12:17:53Z2024-03-15T12:17:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-15T12:17:57Zoai:app.uff.br:1/32676Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-15T12:17:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
title |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
spellingShingle |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF Alves, Camila Garcia Avaliação institucional Ensino superior Egressos Instituição de ensino superior Avaliação Graduação em Administração Estudante universitário Institutional evaluation Higher education Graduates |
title_short |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
title_full |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
title_fullStr |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
title_full_unstemmed |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
title_sort |
A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF |
author |
Alves, Camila Garcia |
author_facet |
Alves, Camila Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Levy, Ariel Lopes, Luiz Antonio Coelho Ramos Filho, Américo da Costa Zotes, Luis Peres |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Camila Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Ensino superior Egressos Instituição de ensino superior Avaliação Graduação em Administração Estudante universitário Institutional evaluation Higher education Graduates |
topic |
Avaliação institucional Ensino superior Egressos Instituição de ensino superior Avaliação Graduação em Administração Estudante universitário Institutional evaluation Higher education Graduates |
description |
A percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-03-15T12:17:53Z 2024-03-15T12:17:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676 |
identifier_str_mv |
ALVES, Camila Garcia. A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838791372636160 |