O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10253 |
Resumo: | A presente dissertação relata a implementação de um produto educacional com uma proposta didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental fundamentada em estudos que mostram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como uma ferramenta de apoio pedagógico, com destaque para o estudo de simulações, que facilitam a visualização e a compreensão de diversos fenômenos físicos, estimulando o interesse do aluno pela física e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo. Sendo assim, nosso produto educacional tem como ponto alto, o uso do simulador PhET, apresentado pela Universidade do Colorado, para o qual criamos um roteiro de atividades para o ensino de ondas, com uma série de atividades propostas para os alunos, facilitando o entendimento de cada conteúdo abordado, e com um guia de utilização para professores, mostrando o passo a passo de seu funcionamento. Para o planejamento e a implementação das atividades foi considerada a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. A proposta didática foi realizada em seis encontros consecutivos cada um com cinquenta minutos de duração e os resultados revelaram que os alunos classificaram a simulação como uma boa forma de apresentar o conteúdo e dessa maneira, o uso de TIC´s como simulações se estabelece no sentido de um ensino mais atraente e construtivo |
id |
UFF-2_7cf8a66fc0bb158233a7b377117896cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10253 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamentalEnsino de físicaSimulador PhETAprendizagem significativaOndasEnsino fundamentalSimulaçãoTecnologia da informaçãoTeaching physicsPhET simulatorSignificant learningWavesA presente dissertação relata a implementação de um produto educacional com uma proposta didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental fundamentada em estudos que mostram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como uma ferramenta de apoio pedagógico, com destaque para o estudo de simulações, que facilitam a visualização e a compreensão de diversos fenômenos físicos, estimulando o interesse do aluno pela física e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo. Sendo assim, nosso produto educacional tem como ponto alto, o uso do simulador PhET, apresentado pela Universidade do Colorado, para o qual criamos um roteiro de atividades para o ensino de ondas, com uma série de atividades propostas para os alunos, facilitando o entendimento de cada conteúdo abordado, e com um guia de utilização para professores, mostrando o passo a passo de seu funcionamento. Para o planejamento e a implementação das atividades foi considerada a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. A proposta didática foi realizada em seis encontros consecutivos cada um com cinquenta minutos de duração e os resultados revelaram que os alunos classificaram a simulação como uma boa forma de apresentar o conteúdo e dessa maneira, o uso de TIC´s como simulações se estabelece no sentido de um ensino mais atraente e construtivoThis dissertation reports the implementation of an educational product with a didactic proposal for 9th grade students based on studies that show the use of information and communication technologies (ICTs) as a pedagogical support tool, the study of simulations, which facilitate the visualization and understanding of several physical phenomena, stimulating the student's interest in physics and making the teaching-learning process more productive. Thus, our educational product has as its high point, the use of the PhET simulator, presented by the University of Colorado, for which we created a route of activities for the teaching of waves, with a series of activities proposed for the students, facilitating the understanding of each content covered, and with a use guide for teachers showing the step by step of its operation. For the planning and implementation of the activities was considered the theory of significant learning of David Paul Ausubel. The didactic proposal was carried out in six consecutive meetings each with fifty minutes duration and the results revealed that the students classified the simulation as a good way to present the content and in this way, the use of ICTs as simulations is established in the sense of a more attractive and constructive teaching98f.Freitas, Renato Pereira deTort, Alexandre CarlosHuguenin, José Augusto Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6053148318577587http://lattes.cnpq.br/2412070302741470http://lattes.cnpq.br/5461518414512641http://lattes.cnpq.br/5806476476274947Pereira, Rafael da Rocha2019-07-04T18:23:37Z2019-07-04T18:23:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Rafael da Rocha. O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10253Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:05:55Zoai:app.uff.br:1/10253Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:39.972093Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
title |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental Pereira, Rafael da Rocha Ensino de física Simulador PhET Aprendizagem significativa Ondas Ensino fundamental Simulação Tecnologia da informação Teaching physics PhET simulator Significant learning Waves |
title_short |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental |
author |
Pereira, Rafael da Rocha |
author_facet |
Pereira, Rafael da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Renato Pereira de Tort, Alexandre Carlos Huguenin, José Augusto Oliveira http://lattes.cnpq.br/6053148318577587 http://lattes.cnpq.br/2412070302741470 http://lattes.cnpq.br/5461518414512641 http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rafael da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Simulador PhET Aprendizagem significativa Ondas Ensino fundamental Simulação Tecnologia da informação Teaching physics PhET simulator Significant learning Waves |
topic |
Ensino de física Simulador PhET Aprendizagem significativa Ondas Ensino fundamental Simulação Tecnologia da informação Teaching physics PhET simulator Significant learning Waves |
description |
A presente dissertação relata a implementação de um produto educacional com uma proposta didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental fundamentada em estudos que mostram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como uma ferramenta de apoio pedagógico, com destaque para o estudo de simulações, que facilitam a visualização e a compreensão de diversos fenômenos físicos, estimulando o interesse do aluno pela física e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo. Sendo assim, nosso produto educacional tem como ponto alto, o uso do simulador PhET, apresentado pela Universidade do Colorado, para o qual criamos um roteiro de atividades para o ensino de ondas, com uma série de atividades propostas para os alunos, facilitando o entendimento de cada conteúdo abordado, e com um guia de utilização para professores, mostrando o passo a passo de seu funcionamento. Para o planejamento e a implementação das atividades foi considerada a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. A proposta didática foi realizada em seis encontros consecutivos cada um com cinquenta minutos de duração e os resultados revelaram que os alunos classificaram a simulação como uma boa forma de apresentar o conteúdo e dessa maneira, o uso de TIC´s como simulações se estabelece no sentido de um ensino mais atraente e construtivo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-04T18:23:37Z 2019-07-04T18:23:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Rafael da Rocha. O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10253 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Rafael da Rocha. O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823566601060352 |