Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Angela Cristina Gualine dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23772
Resumo: A presente dissertação, com base na metodologia de pesquisa-formação, é fruto da investigação realizada por meio de oficina e do diálogo entre os professores da Escola Municipal Pastor José Augusto Grassini; e na concepção da Pedagogia Social, pela qual busquei compreender a produção dos fazeres e dos saberes pedagógicos na contemporaneidade. A proposta percorreu o espaço, o tempo e o modo como acontece a prática pedagógica, indagando qual significado esta traz para o cotidiano e como se mantém diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, as quais impactaram na minha formação pessoal e acadêmica. Foram utilizados o diálogo mediador, as rodas de conversas e a oficina com determinados professores, sendo esta inspirada na pesquisa-formação, com abordagem narrativa, e nos aportes teóricos da Pedagogia Social, em interlocução com textos e contextos dos sujeitos da pesquisa, que compreendem a pesquisadora e mais dez professores da unidade escolar mencionada. Considerando sermos seres em construção e em convivência com outros indivíduos da mesma natureza incompleta, fica evidente que precisamos ser pensados a partir da complexidade humana. Desse modo, o marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire, Michel Certeau e Margareth Martins. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença de possibilidades representadas nas falas dos envolvidos, explicitando os atravessamentos históricos, culturais e sociais que constituem os processos de reflexão no fazer pedagógico.
id UFF-2_7d3a1d7801d7444d95fcf78603bb6947
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23772
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docenteEducaçãoPedagogia SocialFormação de professorEducaçãoFormação de professorEducaciónPedagogía SocialFormación DocenteA presente dissertação, com base na metodologia de pesquisa-formação, é fruto da investigação realizada por meio de oficina e do diálogo entre os professores da Escola Municipal Pastor José Augusto Grassini; e na concepção da Pedagogia Social, pela qual busquei compreender a produção dos fazeres e dos saberes pedagógicos na contemporaneidade. A proposta percorreu o espaço, o tempo e o modo como acontece a prática pedagógica, indagando qual significado esta traz para o cotidiano e como se mantém diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, as quais impactaram na minha formação pessoal e acadêmica. Foram utilizados o diálogo mediador, as rodas de conversas e a oficina com determinados professores, sendo esta inspirada na pesquisa-formação, com abordagem narrativa, e nos aportes teóricos da Pedagogia Social, em interlocução com textos e contextos dos sujeitos da pesquisa, que compreendem a pesquisadora e mais dez professores da unidade escolar mencionada. Considerando sermos seres em construção e em convivência com outros indivíduos da mesma natureza incompleta, fica evidente que precisamos ser pensados a partir da complexidade humana. Desse modo, o marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire, Michel Certeau e Margareth Martins. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença de possibilidades representadas nas falas dos envolvidos, explicitando os atravessamentos históricos, culturais e sociais que constituem os processos de reflexão no fazer pedagógico.La presente disertación basada en la metodología de formación de la investigación es el resultado de la investigación llevada a cabo a través de un taller y el diálogo entre los maestros de EM Pr. José Augusto Grassini, y en la concepción de la Pedagogía Social, donde busqué comprender la producción de conocimientos y prácticas pedagógicas en esta época contemporánea. La propuesta pasó por el espacio, el tiempo y cómo sucede la práctica pedagógica, qué significado trae a la vida cotidiana. En vista de los cambios que ocurrieron en el mundo globalizado, qué impacto trajeron a mi formación personal y académica. Utilicé el diálogo mediador, rondas de conversaciones y un taller con los maestros de esa escuela, inspirado en la formación de la investigación, con un enfoque narrativo y las contribuciones teóricas de la Pedagogía Social en el diálogo con textos y contextos, de los temas de la investigación que incluye: Yo y diez maestros más de esa escuela. Considerando que somos seres en construcción y que en convivencia con otros seres de la misma naturaleza incompleta, es evidente que debemos pensar desde la complejidad humana. Por lo tanto, el marco teórico de la investigación se basó en Paulo Freire (1987) (2018), Michel Certeau (2014), Margareth Martins (2015). Los resultados de la investigación señalaron la fortaleza del contexto y la presencia de posibilidades representadas en los discursos de los involucrados, explicando los cruces históricos culturales y sociales que constituyen los procesos de reflexión y práctica pedagógica.204f.NiteróiAraújo, Margareth Martins deAraújo, Flávia Monteiro de BarrosSantos, Andréa Pessôa dosOrzeshowski, Suzete TerezinhaSantos, Angela Cristina Gualine dos2021-12-06T16:16:16Z2021-12-06T16:16:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Angela Cristina Gualine dos. Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente. 2021. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23772Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T16:16:16Zoai:app.uff.br:1/23772Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:17.934512Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
title Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
spellingShingle Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
Santos, Angela Cristina Gualine dos
Educação
Pedagogia Social
Formação de professor
Educação
Formação de professor
Educación
Pedagogía Social
Formación Docente
title_short Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
title_full Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
title_fullStr Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
title_full_unstemmed Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
title_sort Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente
author Santos, Angela Cristina Gualine dos
author_facet Santos, Angela Cristina Gualine dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Margareth Martins de
Araújo, Flávia Monteiro de Barros
Santos, Andréa Pessôa dos
Orzeshowski, Suzete Terezinha
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Angela Cristina Gualine dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia Social
Formação de professor
Educação
Formação de professor
Educación
Pedagogía Social
Formación Docente
topic Educação
Pedagogia Social
Formação de professor
Educação
Formação de professor
Educación
Pedagogía Social
Formación Docente
description A presente dissertação, com base na metodologia de pesquisa-formação, é fruto da investigação realizada por meio de oficina e do diálogo entre os professores da Escola Municipal Pastor José Augusto Grassini; e na concepção da Pedagogia Social, pela qual busquei compreender a produção dos fazeres e dos saberes pedagógicos na contemporaneidade. A proposta percorreu o espaço, o tempo e o modo como acontece a prática pedagógica, indagando qual significado esta traz para o cotidiano e como se mantém diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, as quais impactaram na minha formação pessoal e acadêmica. Foram utilizados o diálogo mediador, as rodas de conversas e a oficina com determinados professores, sendo esta inspirada na pesquisa-formação, com abordagem narrativa, e nos aportes teóricos da Pedagogia Social, em interlocução com textos e contextos dos sujeitos da pesquisa, que compreendem a pesquisadora e mais dez professores da unidade escolar mencionada. Considerando sermos seres em construção e em convivência com outros indivíduos da mesma natureza incompleta, fica evidente que precisamos ser pensados a partir da complexidade humana. Desse modo, o marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire, Michel Certeau e Margareth Martins. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença de possibilidades representadas nas falas dos envolvidos, explicitando os atravessamentos históricos, culturais e sociais que constituem os processos de reflexão no fazer pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T16:16:16Z
2021-12-06T16:16:16Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Angela Cristina Gualine dos. Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente. 2021. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23772
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SANTOS, Angela Cristina Gualine dos. Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente. 2021. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823694388920320