A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Mariana Faria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9033
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, teve por objetivo investigar como tem ocorrido o processo de formação do professor de educação física nos cursos de licenciatura em educação física de quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no pré-escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se: a) analisar os currículos das quatro instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de licenciatura em educação física e b) identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificadamente, a formação do professor de educação física para atuar com as crianças pequenas. O estudo lançou mão da técnica de análise documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES e se inspirou na análise de conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de educação física que irá atuar com turmas de pré-escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IES
id UFF-2_7e3a7775fe844781e96271d01a556d27
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9033
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação do professor de educação física: como fica a pré-escolaFormação docenteEducação físicaEducação infantilEducação físicaFormação docenteEducação infantilTeacher trainingPhysical educationChild educationEsta pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, teve por objetivo investigar como tem ocorrido o processo de formação do professor de educação física nos cursos de licenciatura em educação física de quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no pré-escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se: a) analisar os currículos das quatro instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de licenciatura em educação física e b) identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificadamente, a formação do professor de educação física para atuar com as crianças pequenas. O estudo lançou mão da técnica de análise documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES e se inspirou na análise de conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de educação física que irá atuar com turmas de pré-escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IESThis qualitative descriptive research had the objective of investigating how the Physical Education teacher training process has taken place in the undergraduate courses in Physical Education of four public universities of the State of Rio de Janeiro, to understand if this professional is being formed , appropriately, to work in the Preschool with young children. In order to do so, it was dedicated: a) to analyze the curricula of the four Public Higher Education Institutions of the State of Rio de Janeiro, which offer the Licentiate degree in Physical Education and b) to identify the existence of disciplines in the training courses of Higher Education Institutions Public schools of the State of Rio de Janeiro that specifically contemplate the formation of Physical Education teachers to work with young children. The study used the Document Analysis technique to capture the relevant information in the IES documents and was inspired by Content Analysis to categorize and interpret the data collected. In the light of the documents provided by IES, it is concluded that there are worrying absences in the process of building the pedagogical and specific knowledge of the future Physical Education teacher who will work with Pre-School classes. It was also identified the absence of a concept of children and childhood assumed by IES.Mattos, Luiz Otávio NevesMuniz, Neyse LuzDias, Márcia GonçalvesOliva, Mariana Faria2019-04-02T14:23:02Z2019-04-02T14:23:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVA, Mariana Faria. A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9033http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T19:43:12Zoai:app.uff.br:1/9033Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-29T19:43:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
title A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
spellingShingle A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
Oliva, Mariana Faria
Formação docente
Educação física
Educação infantil
Educação física
Formação docente
Educação infantil
Teacher training
Physical education
Child education
title_short A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
title_full A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
title_fullStr A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
title_full_unstemmed A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
title_sort A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola
author Oliva, Mariana Faria
author_facet Oliva, Mariana Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Luiz Otávio Neves
Muniz, Neyse Luz
Dias, Márcia Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Mariana Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação física
Educação infantil
Educação física
Formação docente
Educação infantil
Teacher training
Physical education
Child education
topic Formação docente
Educação física
Educação infantil
Educação física
Formação docente
Educação infantil
Teacher training
Physical education
Child education
description Esta pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, teve por objetivo investigar como tem ocorrido o processo de formação do professor de educação física nos cursos de licenciatura em educação física de quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no pré-escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se: a) analisar os currículos das quatro instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de licenciatura em educação física e b) identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificadamente, a formação do professor de educação física para atuar com as crianças pequenas. O estudo lançou mão da técnica de análise documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES e se inspirou na análise de conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de educação física que irá atuar com turmas de pré-escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IES
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-04-02T14:23:02Z
2019-04-02T14:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVA, Mariana Faria. A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9033
identifier_str_mv OLIVA, Mariana Faria. A formação do professor de educação física: como fica a pré-escola. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838764377047040