Participação familiar no processo de aplicação da medida socioeducativa no CREAS de São Fidélis/RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9406 |
Resumo: | O presente estudo examina a participação familiar no processo de aplicação da medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de São Fidélis/RJ. Inicia-se com a apresentação do processo de socialização do adolescente em conflitos com a lei, destacando as vulnerabilidades e os riscos sociais advindos da segregação socioespacial, na sequência, apresenta-se uma análise acerca da família em suas diversas conformações e sua importância no processo de socialização de adolescentes infratores. Em seguida discute-se o caráter ressocializador da medida socioeducativa no CREAS de São Fidélis, apresentando as medidas de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, de acordo com a legislação pertinente, e o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) nas ações do CREAS. Por fim, discute-se a dimensão pedagógica do trabalho do assistente social inserido no CREAS, atuando com as famílias, os adolescentes e a comunidade no processo de ressocialização do jovem em conflito com a lei. O estudo desenvolvido persegue a materialização do objetivo geral que é analisar a importância da participação da família no processo de cumprimento da medida socioeducativa e o profissional do Serviço Social e sua função pedagógica nos processos de busca pela reconstrução dos vínculos familiares e com a comunidade desses jovens, destacando a função protetiva da família. |
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Participação familiar no processo de aplicação da medida socioeducativa no CREAS de São Fidélis/RJMedida socioeducativaFamíliaAssistente socialCREASAdolescênciaMedida socioeducativaFamíliaCREASAssistente socialAdolescênciaMedida socioeducativaMenor infratorCentro de Referência Especializado de Assistência SocialFamíliaAssistência socialSocio-educational measureFamilySocial workerCREASAdolescenteO presente estudo examina a participação familiar no processo de aplicação da medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de São Fidélis/RJ. Inicia-se com a apresentação do processo de socialização do adolescente em conflitos com a lei, destacando as vulnerabilidades e os riscos sociais advindos da segregação socioespacial, na sequência, apresenta-se uma análise acerca da família em suas diversas conformações e sua importância no processo de socialização de adolescentes infratores. Em seguida discute-se o caráter ressocializador da medida socioeducativa no CREAS de São Fidélis, apresentando as medidas de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, de acordo com a legislação pertinente, e o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) nas ações do CREAS. Por fim, discute-se a dimensão pedagógica do trabalho do assistente social inserido no CREAS, atuando com as famílias, os adolescentes e a comunidade no processo de ressocialização do jovem em conflito com a lei. O estudo desenvolvido persegue a materialização do objetivo geral que é analisar a importância da participação da família no processo de cumprimento da medida socioeducativa e o profissional do Serviço Social e sua função pedagógica nos processos de busca pela reconstrução dos vínculos familiares e com a comunidade desses jovens, destacando a função protetiva da família.The present study examines family participation in the process of applying the socioeducational measure in the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS), in São Fidélis / RJ. It begins with the presentation of the process of socialization of adolescents in conflicts with the law, highlighting the vulnerabilities and social risks arising from socio-spatial segregation, in the sequence, we present an analysis about the family in its various conformations and its importance in the process of socialization of juvenile offenders. Next, we discuss the resocializing character of the socio-educational measure in the CREAS of São Fidélis, presenting the measures of community service delivery and assisted freedom, in accordance with the pertinent legislation, and the National Social Assistance Policy (PNAS) ) in the actions of CREAS. Finally, we discuss the pedagogical dimension of the work of the social worker inserted in CREAS, acting with families, adolescents and the community in the process of resocialization of the young person in conflict with the law. This study aims to materialize the general objective of analyzing the importance of family participation in the process of fulfilling the socio-educational measure and the Social Work professional and its pedagogical function in the processes of search for the reconstruction of family ties and with the community of these young people, highlighting the family's protective function.Martins, ValterMartins, ValterSouza, Rosany Barcellos deCampos, Paola Cordeiro PessanhaGonçalves, Valcimara Vacciana Ferreira dos Santos2019-05-08T17:10:53Z2019-05-08T17:10:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9406Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T17:59:00Zoai:app.uff.br:1/9406Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T17:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente estudo examina a participação familiar no processo de aplicação da medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de São Fidélis/RJ. Inicia-se com a apresentação do processo de socialização do adolescente em conflitos com a lei, destacando as vulnerabilidades e os riscos sociais advindos da segregação socioespacial, na sequência, apresenta-se uma análise acerca da família em suas diversas conformações e sua importância no processo de socialização de adolescentes infratores. Em seguida discute-se o caráter ressocializador da medida socioeducativa no CREAS de São Fidélis, apresentando as medidas de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, de acordo com a legislação pertinente, e o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) nas ações do CREAS. Por fim, discute-se a dimensão pedagógica do trabalho do assistente social inserido no CREAS, atuando com as famílias, os adolescentes e a comunidade no processo de ressocialização do jovem em conflito com a lei. O estudo desenvolvido persegue a materialização do objetivo geral que é analisar a importância da participação da família no processo de cumprimento da medida socioeducativa e o profissional do Serviço Social e sua função pedagógica nos processos de busca pela reconstrução dos vínculos familiares e com a comunidade desses jovens, destacando a função protetiva da família. |
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