Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Renato Nunes.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
Resumo: A Ciência e o Ensino da Física se baseiam em observações e inquietações (uma teoria científica não surge do nada, por exemplo), essa abordagem nos remete à quebra de paradigmas que se voltam às descobertas científicas e suas revoluções, desmistificando a ideia de um único método científico, passado para os alunos como uma verdade imutável, criado instantaneamente de fatos atemporais. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a promoção do ensino de calor na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Mais especificamente, propomos usar o ensino por competências com uma abordagem Histórica e Filosófica da Ciência (HFC) para o ensino da Física, discutindo alguns aspectos da Natureza da Ciência (NdC), ao passo que os problemas tomam significado. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. A ideia de realizar um ensino por competência foi o pontapé para escolha dos saberes e das metodologias que viriam a ser utilizadas e foi trabalhado a HFC fazendo uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos (a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor desenvolvendo uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, dessarte foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral.
id UFCG_aab0e49010ee38dad8e178c8673875a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24259
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.From caloric to current theory of heat: an HFC approach at Escola Cidadã Integral.Ensino de físicaCiência história e filosofiaCalorEscola Cidadã IntegralFísica educação básicaCompetênciasPhysics TeachingScience History and AhilosophyHeatIntegral Citizen SchoolPhysics Education BasicSkillsFísica.A Ciência e o Ensino da Física se baseiam em observações e inquietações (uma teoria científica não surge do nada, por exemplo), essa abordagem nos remete à quebra de paradigmas que se voltam às descobertas científicas e suas revoluções, desmistificando a ideia de um único método científico, passado para os alunos como uma verdade imutável, criado instantaneamente de fatos atemporais. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a promoção do ensino de calor na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Mais especificamente, propomos usar o ensino por competências com uma abordagem Histórica e Filosófica da Ciência (HFC) para o ensino da Física, discutindo alguns aspectos da Natureza da Ciência (NdC), ao passo que os problemas tomam significado. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. A ideia de realizar um ensino por competência foi o pontapé para escolha dos saberes e das metodologias que viriam a ser utilizadas e foi trabalhado a HFC fazendo uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos (a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor desenvolvendo uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, dessarte foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral.Science and Physics Teaching are based on studies and concerns (for example, a theory does not come out of nowhere), this approach leads us for a breaking of paradigms that turn to scientific discoveries and their revolutions, demystifying the idea of a single scientific method, passed on to students as an immutable truth, which came from timeless facts. The present undergraduate final project has as main objective to promote heat education in basic education, considering the construction of this knowledge throughout the human history. More specifically, we propose to use competencybased teaching with a Historical and Philosophical Approach to Science (PAS) for teaching Physics, discussing some aspects of the Nature of Science (NoS), while problems get resolutions with their meanings. The research subjects belongs to a Elementary High School State Integral second year students class from Professor Crispim Coelho, city of Cajazeiras, countryside of Paraíba. The idea of making competencebased teaching was the kickstart for the choice of knowledge and methodologies that would come to be used and was worked on in the PAS making an interconnection of the content heat with some historical episodes (the determination of the mechanical equivalent of heat, an individual from the “Joule” as a unit for energy and the importance of Rumford in evolution of heat theory by developing a teaching practice that is not separate and out of context. A research was applied and, qualitatively analyzed as overcoming and developing the concepts in the potential for learning and integral training.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Anderson Alves de.http://lattes.cnpq.br/0131233828901276LIMA, A. A.SILVA, Heydson Henrique Brito da.PEREIRA, Jaene Guimarães.RAMALHO, Renato Nunes.2021-03-052022-03-31T20:11:54Z2022-03-312022-03-31T20:11:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259RAMALHO, Renato Nunes. Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-31T20:26:07Zoai:localhost:riufcg/24259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-31T20:26:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
From caloric to current theory of heat: an HFC approach at Escola Cidadã Integral.
title Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
spellingShingle Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
RAMALHO, Renato Nunes.
Ensino de física
Ciência história e filosofia
Calor
Escola Cidadã Integral
Física educação básica
Competências
Physics Teaching
Science History and Ahilosophy
Heat
Integral Citizen School
Physics Education Basic
Skills
Física.
title_short Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
title_full Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
title_fullStr Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
title_full_unstemmed Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
title_sort Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.
author RAMALHO, Renato Nunes.
author_facet RAMALHO, Renato Nunes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Anderson Alves de.
http://lattes.cnpq.br/0131233828901276
LIMA, A. A.
SILVA, Heydson Henrique Brito da.
PEREIRA, Jaene Guimarães.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMALHO, Renato Nunes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ciência história e filosofia
Calor
Escola Cidadã Integral
Física educação básica
Competências
Physics Teaching
Science History and Ahilosophy
Heat
Integral Citizen School
Physics Education Basic
Skills
Física.
topic Ensino de física
Ciência história e filosofia
Calor
Escola Cidadã Integral
Física educação básica
Competências
Physics Teaching
Science History and Ahilosophy
Heat
Integral Citizen School
Physics Education Basic
Skills
Física.
description A Ciência e o Ensino da Física se baseiam em observações e inquietações (uma teoria científica não surge do nada, por exemplo), essa abordagem nos remete à quebra de paradigmas que se voltam às descobertas científicas e suas revoluções, desmistificando a ideia de um único método científico, passado para os alunos como uma verdade imutável, criado instantaneamente de fatos atemporais. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a promoção do ensino de calor na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Mais especificamente, propomos usar o ensino por competências com uma abordagem Histórica e Filosófica da Ciência (HFC) para o ensino da Física, discutindo alguns aspectos da Natureza da Ciência (NdC), ao passo que os problemas tomam significado. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. A ideia de realizar um ensino por competência foi o pontapé para escolha dos saberes e das metodologias que viriam a ser utilizadas e foi trabalhado a HFC fazendo uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos (a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor desenvolvendo uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, dessarte foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05
2022-03-31T20:11:54Z
2022-03-31
2022-03-31T20:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
RAMALHO, Renato Nunes. Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
identifier_str_mv RAMALHO, Renato Nunes. Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744532370096128