Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cláudio José de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1019
Resumo: Trata-se de uma investigação sobre as competências do enfermeiro docente na integralização do ensino teórico-prático na graduação em enfermagem, à luz do referencial teórico Philippe Perrenoud. Tendo como objeto: as competências docentes para integralização do conhecimento teórico-prático no ensino de graduação em Enfermagem. Os objetivos do estudo são: identificar as estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para a integralização do conhecimento teórico-prático no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem e analisar, por meio das estratégias utilizadas, quais são as competências que o enfermeiro docente necessita efetivar para integralizar o conhecimento teórico-prático no ensino-aprendizagem do acadêmico de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, de campo respaldado na Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF, protocolo n° 330.142, realizado na Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), localizado na zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro (RJ-Brasil), cujos participantes foram 10 Enfermeiros docentes do quadro efetivo da instituição. A técnica para coleta dos dados foi à observação participante seguida de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, segundo preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram foram: Da apreensão ao aprendido: mobilizando estratégias para integralização do ensino aprendizagem; Avaliando saberes discente por meio da prática reflexiva: a complexidade do ensino aprendizagem e Mobilizando saberes acadêmicos por meio das competências docentes. Conclui-se que: os participantes da pesquisa desenvolvem estratégias de ensino- aprendizagem e que estas são favoráveis à efetivação de algumas famílias de competências apontadas pelo referencial teórico tais como: organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar as progressões de aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; utilizar novas tecnologias; envolver os alunos em suas aprendizagens e seus trabalhos; trabalhar em equipe; administrar sua própria formação contínua. Porquanto, a integralização do ensino teórico-prático se dá meio a uma complexidade de fatores alheios ou não a vontade docente, necessitando que esse profissional possa refletir sobre sua práxis docente com o intuito de viabilizar um ensino de qualidade, efetivando assim as competências docentes na integralização do ensino teórico-prático na graduação de enfermagem
id UFF-2_80be4867c3679e213739947c951364f8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1019
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagemEducação em enfermagemEducação baseada em competênciasPrática do docente de enfermagemEnsino superiorEducação em enfermagemEducação baseada em competênciasPrática do docente de enfermagemEnsino superiorEducationNursingCompetency-based educationNursing faculty practiceEducationHigherTrata-se de uma investigação sobre as competências do enfermeiro docente na integralização do ensino teórico-prático na graduação em enfermagem, à luz do referencial teórico Philippe Perrenoud. Tendo como objeto: as competências docentes para integralização do conhecimento teórico-prático no ensino de graduação em Enfermagem. Os objetivos do estudo são: identificar as estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para a integralização do conhecimento teórico-prático no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem e analisar, por meio das estratégias utilizadas, quais são as competências que o enfermeiro docente necessita efetivar para integralizar o conhecimento teórico-prático no ensino-aprendizagem do acadêmico de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, de campo respaldado na Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF, protocolo n° 330.142, realizado na Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), localizado na zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro (RJ-Brasil), cujos participantes foram 10 Enfermeiros docentes do quadro efetivo da instituição. A técnica para coleta dos dados foi à observação participante seguida de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, segundo preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram foram: Da apreensão ao aprendido: mobilizando estratégias para integralização do ensino aprendizagem; Avaliando saberes discente por meio da prática reflexiva: a complexidade do ensino aprendizagem e Mobilizando saberes acadêmicos por meio das competências docentes. Conclui-se que: os participantes da pesquisa desenvolvem estratégias de ensino- aprendizagem e que estas são favoráveis à efetivação de algumas famílias de competências apontadas pelo referencial teórico tais como: organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar as progressões de aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; utilizar novas tecnologias; envolver os alunos em suas aprendizagens e seus trabalhos; trabalhar em equipe; administrar sua própria formação contínua. Porquanto, a integralização do ensino teórico-prático se dá meio a uma complexidade de fatores alheios ou não a vontade docente, necessitando que esse profissional possa refletir sobre sua práxis docente com o intuito de viabilizar um ensino de qualidade, efetivando assim as competências docentes na integralização do ensino teórico-prático na graduação de enfermagemThis is an investigation into the skills of nurse faculty in the payment of the theoretical and practical education in undergraduate nursing, in the light of theoretical Philippe Perrenoud. Having as object: The teaching skills to pay up the theoretical and practical knowledge in teaching undergraduate nursing. The study objectives are: identify the strategies used by the teacher to nurse the payment of theoretical and practical knowledge in the teaching and learning of nursing students and analyze, by means of strategies used, what are the skills that the nurse needs teacher pay in effect for the theoretical and practical knowledge in the teaching and learning of academic nursing. Methodology it is a descriptive exploratory qualitative study, bound of Resolution n°. 466/12 of the National Health Council field, approved by the Ethics Committee of the Faculty of Medicine of the UFF, Protocol n ° 330 142, held at the Faculty Bezerra de Araújo (FABA), located in the western part of the State of Rio de Janeiro (RJ, Brazil), whose participants were 10 nurses faculty headcount of the institution. The technique for data collection was participant observation followed by a semi-structured interview. Data were analyzed using content analysis, according to the precepts outlined by Bardin. The categories that emerged were: Apprehension of the learned: strategies for mobilizing payment of teaching and learning; Assessing student knowledge through reflective practice: the complexity of teaching and learning and Mobilizing academic knowledge through teaching skills. It is concluded that: survey participants develop strategies for teaching and learning that these are favorable to the realization of some families of competencies identified by the theoretical framework such as: organize and direct learning situations; manage the learning progressions; develop and evolve devices differentiation; use new technologies; engage students in their learning and their work; team player; manage their own continuing education. Because, the integration of the theoretical and practical teaching is not to give through a complexity of factors unrelated to teaching or will, requiring that this professional can reflect on their teaching practice in order to enable quality education, thus effecting the payment of teachers skills in theoretical and practical teaching in undergraduate nursing146 f.Valente, Geilsa Soraia CavalcantiViana, Ligia de OliveiraDaher, Donizete VagoSouza, Cláudio José de2015-12-02T18:39:26Z2015-12-02T18:39:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Cláudio José de. Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/1019http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T04:01:47Zoai:app.uff.br:1/1019Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T04:01:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
title Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
spellingShingle Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
Souza, Cláudio José de
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Education
Nursing
Competency-based education
Nursing faculty practice
Education
Higher
title_short Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
title_full Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
title_fullStr Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
title_sort Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem
author Souza, Cláudio José de
author_facet Souza, Cláudio José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Viana, Ligia de Oliveira
Daher, Donizete Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cláudio José de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Education
Nursing
Competency-based education
Nursing faculty practice
Education
Higher
topic Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Prática do docente de enfermagem
Ensino superior
Education
Nursing
Competency-based education
Nursing faculty practice
Education
Higher
description Trata-se de uma investigação sobre as competências do enfermeiro docente na integralização do ensino teórico-prático na graduação em enfermagem, à luz do referencial teórico Philippe Perrenoud. Tendo como objeto: as competências docentes para integralização do conhecimento teórico-prático no ensino de graduação em Enfermagem. Os objetivos do estudo são: identificar as estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para a integralização do conhecimento teórico-prático no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem e analisar, por meio das estratégias utilizadas, quais são as competências que o enfermeiro docente necessita efetivar para integralizar o conhecimento teórico-prático no ensino-aprendizagem do acadêmico de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, de campo respaldado na Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF, protocolo n° 330.142, realizado na Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), localizado na zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro (RJ-Brasil), cujos participantes foram 10 Enfermeiros docentes do quadro efetivo da instituição. A técnica para coleta dos dados foi à observação participante seguida de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, segundo preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram foram: Da apreensão ao aprendido: mobilizando estratégias para integralização do ensino aprendizagem; Avaliando saberes discente por meio da prática reflexiva: a complexidade do ensino aprendizagem e Mobilizando saberes acadêmicos por meio das competências docentes. Conclui-se que: os participantes da pesquisa desenvolvem estratégias de ensino- aprendizagem e que estas são favoráveis à efetivação de algumas famílias de competências apontadas pelo referencial teórico tais como: organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar as progressões de aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; utilizar novas tecnologias; envolver os alunos em suas aprendizagens e seus trabalhos; trabalhar em equipe; administrar sua própria formação contínua. Porquanto, a integralização do ensino teórico-prático se dá meio a uma complexidade de fatores alheios ou não a vontade docente, necessitando que esse profissional possa refletir sobre sua práxis docente com o intuito de viabilizar um ensino de qualidade, efetivando assim as competências docentes na integralização do ensino teórico-prático na graduação de enfermagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-02T18:39:26Z
2015-12-02T18:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Cláudio José de. Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1019
identifier_str_mv SOUZA, Cláudio José de. Integralização do ensino teórico-prático: mobilizando as competências do enfermeiro docente na graduação em enfermagem. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135318722248704