Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161 |
Resumo: | Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações. |
id |
UTFPR-12_3cacc483ebb40cfec2392874f0e67801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30161 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-23T22:32:29Z2022-11-23T22:32:29Z2021-02-03VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações.Information and communication technologies have been touted as potentially powerful tools for educational change. For this reason, they have been widely explored by teachers who are always looking for new ways to teach in order to make their classes more interesting and interactive. This tools also contribute to the teaching of mathematics, since through them the students can be encouraged to develop or use mathematical knowledge in order to solve practical and challenging problems. In this direction, Scratch, which is a block-based visual programming language, allows easy, effective and interesting math learning. Students can explore this powerful tool to solve different types of problems and thus build knowledge. For these reasons, in this work we propose some activities to be developed with students of the last year of Elementary School, which explore the use of Scratch in order to recognize metric relations in the right triangle. More specifically , they should use programs and concepts already acquired in previous years to deduce such relations.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaTriânguloGeometria planaScratch (Linguagem de programação de computador)TriangleGeometry, PlaneScratch (Computer program language)Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividadesMetric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioSantos, Anderson Paião doshttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808http://lattes.cnpq.br/5070545194057569Santos, Anderson Paião doshttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808http://lattes.cnpq.br/5070545194057569Barros, Dylene Agda Souza dehttp://lattes.cnpq.br/4982873220421404Prado, Gustavo de Limahttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288Valentino, Michele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0308080290202321Andrade, Thiago Pinguello dehttps://orcid.org/0000-0002-4711-0237http://lattes.cnpq.br/8824631510048176https://orcid.org/0000-0002-6944-7017http://lattes.cnpq.br/8028182549522044Vaz, Lucas dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALrelacoesmetricasscratch.pdf.pdfapplication/pdf4905649http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/1/relacoesmetricasscratch.pdf.pdfa4f1d1cb234fcdf0476374e94f6f00a4MD51TEXTrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txtrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain193363http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/2/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txt718e40a933753bf78ae3c31c0f3cfe89MD52THUMBNAILrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpgrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/3/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpg2aa40d35ce9f205b1ef772fbf5ef78ecMD531/301612022-11-24 04:05:51.093oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30161Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-24T06:05:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Metric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activities |
title |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
spellingShingle |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades Vaz, Lucas dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Triângulo Geometria plana Scratch (Linguagem de programação de computador) Triangle Geometry, Plane Scratch (Computer program language) Matemática |
title_short |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
title_full |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
title_fullStr |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
title_full_unstemmed |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
title_sort |
Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades |
author |
Vaz, Lucas dos Santos |
author_facet |
Vaz, Lucas dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Anderson Paião dos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Anderson Paião dos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Barros, Dylene Agda Souza de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4982873220421404 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Prado, Gustavo de Lima |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4571918254136288 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Valentino, Michele Cristina |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0308080290202321 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4711-0237 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6944-7017 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8028182549522044 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Lucas dos Santos |
contributor_str_mv |
Santos, Anderson Paião dos Santos, Anderson Paião dos Barros, Dylene Agda Souza de Prado, Gustavo de Lima Valentino, Michele Cristina Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Triângulo Geometria plana Scratch (Linguagem de programação de computador) Triangle Geometry, Plane Scratch (Computer program language) Matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Triângulo Geometria plana Scratch (Linguagem de programação de computador) Triangle Geometry, Plane Scratch (Computer program language) |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática |
description |
Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-23T22:32:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-23T22:32:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161 |
identifier_str_mv |
VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/1/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/2/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/3/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4f1d1cb234fcdf0476374e94f6f00a4 718e40a933753bf78ae3c31c0f3cfe89 2aa40d35ce9f205b1ef772fbf5ef78ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923214170259456 |