O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2110 |
Resumo: | O Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de 40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil, atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio (1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacional |
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