O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Glaucia Galvão Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2110
Resumo: O Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de 40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil, atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio (1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacional
id UFF-2_81544886d0d05a3d67b595111ba1a6b8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2110
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidadeCarmen MirandaCinemaEstereótipoImagemRio de JaneiroTurismoTurismoCinemaRio de Janeiro (RJ)Carmen MirandaCinemaStereotypeImageRio de JaneiroTourismO Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de 40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil, atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio (1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacionalRio de Janeiro has been frequently misrepresented in foreign cinema since the development of the art to a product, in the form of movies. The power of influence of cinema is capable of creating and modifying imaginaries with the repetition of certain images in its representations. Between the decades of 40 and 50, Carmen Miranda became a non official ambassador of Brazil, acting on several movies in the United States. This paper intends to analyze how the Hollywood movies of Carmen Miranda may have influenced the foreign imaginary about Rio de Janeiro. To this end the movies That Night in Rio (1941) and Nancy goes to Rio (1950) were filmically analyzed with the aid of a bibliographic research with the objective of – through a qualitative approach – identifying in this works the images and its different meanings regarding Rio de Janeiro. Throughout the chapters are studied the power of influence of cinema over imaginaries and its relation with tourism; the construction of the imaginary of the city in different times; and finally the different elements included in this films and to what type of image or stereotype they could be associated, besides a evaluation of the touristic potential of the image of Carmen Miranda to the city. The filmic analysis shows that both movies didn’t create any kind of stereotype about Rio de Janeiro but appropriated those already existent – many originated since the colonization by the Europeans – and established them not only in cinema but also in the foreign imaginary. This happens because of the strong power of influence of this means of communication affecting as well the tourism of the place represented which depends intensely on its touristic image, especially in the scope of international tourismFonseca Filho, Ari da SilvaGuimarães, Valéria LimaGonçalves, Telma LasmarSouza, Glaucia Galvão Pereira de2016-08-10T14:44:34Z2016-08-10T14:44:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2110CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T18:05:38Zoai:app.uff.br:1/2110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:20.492823Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
title O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
spellingShingle O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
Souza, Glaucia Galvão Pereira de
Carmen Miranda
Cinema
Estereótipo
Imagem
Rio de Janeiro
Turismo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro (RJ)
Carmen Miranda
Cinema
Stereotype
Image
Rio de Janeiro
Tourism
title_short O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
title_full O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
title_fullStr O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
title_full_unstemmed O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
title_sort O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade
author Souza, Glaucia Galvão Pereira de
author_facet Souza, Glaucia Galvão Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca Filho, Ari da Silva
Guimarães, Valéria Lima
Gonçalves, Telma Lasmar
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Glaucia Galvão Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Carmen Miranda
Cinema
Estereótipo
Imagem
Rio de Janeiro
Turismo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro (RJ)
Carmen Miranda
Cinema
Stereotype
Image
Rio de Janeiro
Tourism
topic Carmen Miranda
Cinema
Estereótipo
Imagem
Rio de Janeiro
Turismo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro (RJ)
Carmen Miranda
Cinema
Stereotype
Image
Rio de Janeiro
Tourism
description O Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de 40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil, atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio (1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacional
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10T14:44:34Z
2016-08-10T14:44:34Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2110
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823556559896576