Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kamilly Vieira Cardoso da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563
Resumo: Este trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoas
id UFF-2_820b4422139825ef90e1435e7ab6c952
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10563
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violentaViolênciaViolência simbólicaComunicação Não ViolentaIndisciplinaEmpatiaViolência na escolaComunicaçãoConflitoViolenceSymbolic ViolenceNonviolent CommunicationIndisciplineEmpathyEste trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoasThis work is the result of a study through bibliographic reviews on school violence from the perspective of several authors. It was identified several currents defended by these authors, demonstrating the conceptual differences used when working the theme. Demonstrating various characteristics of violence in the school, being the physical, psychological, social and family factors. The vectors most pointed out by the authors as a form of violence are indisciplines, lack of dialogue between students and teachers, discrimination, crime, lack of respect, moralizing judgments, threats and family problems. Thus understanding the sources of violence in the rupture of communication in a situation of conflict and how the Non-Violent Communication (CNV) in schools is a possibility to solve the problem thus providing a better speech and listening. Helping to have clarity of what needs to be changed and what strategies need to be performed to have a better personal relationship in the school environment, ie how empathy can facilitate communication between peoplePetry, Hélène CécileVeloso, Letícia Helena MedeirosPisetta, Maria Angélica Augusto de MelloSilva, Kamilly Vieira Cardoso da2019-07-25T18:02:56Z2019-07-25T18:02:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10563Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T23:31:29Zoai:app.uff.br:1/10563Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:36.434152Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
title Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
spellingShingle Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
Silva, Kamilly Vieira Cardoso da
Violência
Violência simbólica
Comunicação Não Violenta
Indisciplina
Empatia
Violência na escola
Comunicação
Conflito
Violence
Symbolic Violence
Nonviolent Communication
Indiscipline
Empathy
title_short Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
title_full Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
title_fullStr Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
title_full_unstemmed Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
title_sort Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
author Silva, Kamilly Vieira Cardoso da
author_facet Silva, Kamilly Vieira Cardoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petry, Hélène Cécile
Veloso, Letícia Helena Medeiros
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kamilly Vieira Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Violência simbólica
Comunicação Não Violenta
Indisciplina
Empatia
Violência na escola
Comunicação
Conflito
Violence
Symbolic Violence
Nonviolent Communication
Indiscipline
Empathy
topic Violência
Violência simbólica
Comunicação Não Violenta
Indisciplina
Empatia
Violência na escola
Comunicação
Conflito
Violence
Symbolic Violence
Nonviolent Communication
Indiscipline
Empathy
description Este trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T18:02:56Z
2019-07-25T18:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823581082943488