Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoas |
id |
UFF-2_820b4422139825ef90e1435e7ab6c952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10563 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violentaViolênciaViolência simbólicaComunicação Não ViolentaIndisciplinaEmpatiaViolência na escolaComunicaçãoConflitoViolenceSymbolic ViolenceNonviolent CommunicationIndisciplineEmpathyEste trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoasThis work is the result of a study through bibliographic reviews on school violence from the perspective of several authors. It was identified several currents defended by these authors, demonstrating the conceptual differences used when working the theme. Demonstrating various characteristics of violence in the school, being the physical, psychological, social and family factors. The vectors most pointed out by the authors as a form of violence are indisciplines, lack of dialogue between students and teachers, discrimination, crime, lack of respect, moralizing judgments, threats and family problems. Thus understanding the sources of violence in the rupture of communication in a situation of conflict and how the Non-Violent Communication (CNV) in schools is a possibility to solve the problem thus providing a better speech and listening. Helping to have clarity of what needs to be changed and what strategies need to be performed to have a better personal relationship in the school environment, ie how empathy can facilitate communication between peoplePetry, Hélène CécileVeloso, Letícia Helena MedeirosPisetta, Maria Angélica Augusto de MelloSilva, Kamilly Vieira Cardoso da2019-07-25T18:02:56Z2019-07-25T18:02:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10563Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T23:31:29Zoai:app.uff.br:1/10563Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:36.434152Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
title |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
spellingShingle |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta Silva, Kamilly Vieira Cardoso da Violência Violência simbólica Comunicação Não Violenta Indisciplina Empatia Violência na escola Comunicação Conflito Violence Symbolic Violence Nonviolent Communication Indiscipline Empathy |
title_short |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
title_full |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
title_fullStr |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
title_sort |
Um estudo sobre a violência escolar: caminhos de superação da violência escolar através da comunicação não violenta |
author |
Silva, Kamilly Vieira Cardoso da |
author_facet |
Silva, Kamilly Vieira Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petry, Hélène Cécile Veloso, Letícia Helena Medeiros Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kamilly Vieira Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Violência simbólica Comunicação Não Violenta Indisciplina Empatia Violência na escola Comunicação Conflito Violence Symbolic Violence Nonviolent Communication Indiscipline Empathy |
topic |
Violência Violência simbólica Comunicação Não Violenta Indisciplina Empatia Violência na escola Comunicação Conflito Violence Symbolic Violence Nonviolent Communication Indiscipline Empathy |
description |
Este trabalho é fruto de estudo através de revisões bibliográficas sobre a violência escolar na perspectiva de pensamento de diversos autores. Foram identificadas diversas correntes defendidas por estes autores, demonstrando as diferenciações conceituais utilizadas ao trabalharem o tema. Comprovando diversas características da violência na escola, sendo ela no fator físico, psicológico, social e familiar. Os vetores mais apontados pelos autores como forma de violência são as indisciplinas, a falta de diálogo entre os alunos e os docentes, a discriminação, a criminalidade, a falta de respeito, os julgamentos moralizadores, ameaças e problemas familiares. Assim compreendendo as fontes da violência na ruptura de comunicação em situação de conflito e como a Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas é uma possibilidade de solucionar o problema proporcionando assim uma melhor fala e escuta. Ajudando a ter clareza do que precisa ser mudado e quais estratégias precisam ser executadas para então ter uma melhor relação pessoal no ambiente escolar, ou seja, como a empatia pode facilitar a comunicação entre as pessoas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T18:02:56Z 2019-07-25T18:02:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10563 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823581082943488 |